Previsões para a indústria de TICs em 2008 (parte2)
publicado em
21.01.2008
Na semana passada iniciamos a
enunciação de algumas previsões para a indústria brasileira de tecnologias
de informação e comunicação- TICs para o ano de 2008. Aqui vai o restante
daquelas previsões:
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Próxima
Edição:
Preditividade Estratégica 2.0
publicada em
28.01.2008
...A
Creativante desenvolveu o conceito de Preditividade Estratégica 2.0, uma
ferramenta de apoio à tomada de decisão para aumentar a capacidade
preditiva das empresas...
Edição
anterior:
Previsões para a indústria de TICs em 2008 (parte1)
publicada em
14.01.2008
...Observamos
desde os últimos dias de 2007 que ainda são poucas as previsões para 2008
das instituições ligadas à indústria de TICs, talvez pelo fato de que a
economia americana está dando sinais...
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O ano de 2008 será também o
ano em que mais se perceberá o quanto estamos perdendo a corrida nas
taxas de crescimento desta indústria em relação aos competidores
internacionais. Para que se tenha uma noção disto, basta que se faça uma
comparação entre o Brasil e os países que compõem os BRICs (Brasil,
Rússia, China e India). O mais recente OECD Information Tecnology
Outlook (uma importante fonte de informações do setor de TICs
mundial) é de 2006. A partir de suas evidências recentes, organizamos
uma tabela (abaixo) representativa de dados agregados deste importante
documento para os países que formam os hoje chamados BRICs.
Gastos
em Tecnologia de Informação e Comunicação - TICs, por segmento, nos países
chamados BRICs
entre 2000 e
2005
(em milhões US$, a preços correntes)
.
Países |
Anos |
2000 |
2001 |
2002 |
2003 |
2004 |
2005 |
TI HARDWARE |
Brasil |
6.263 |
6.404 |
7.031 |
9.905 |
12.407 |
15.946 |
Rússia |
1.816 |
2.107 |
2.345 |
2.881 |
3.900 |
4.852 |
Índia |
2.257 |
2.764 |
3.457 |
5.013 |
7.204 |
10.264 |
China |
12.507 |
16.639 |
20.357 |
27.027 |
39.057 |
47.927 |
SOFTWARE |
Brasil |
1.602 |
1.698 |
1.787 |
2.469 |
2.877 |
3.566 |
Rússia |
343 |
395 |
450 |
570 |
742 |
923 |
Índia |
358 |
456 |
588 |
948 |
1.350 |
1.908 |
China |
1.085 |
1.658 |
2.253 |
3.344 |
5.295 |
7.940 |
TI SERVIÇOS |
Brasil |
4.937 |
4.792 |
5.101 |
7.353 |
9.040 |
11.911 |
Rússia |
891 |
979 |
1.158 |
1.537 |
2.099 |
2.743 |
Índia |
1.120 |
1.386 |
1.787 |
2.859 |
3.876 |
5.243 |
China |
851 |
1.389 |
2.155 |
3.591 |
6.203 |
10.006 |
COMUNICAÇÕES |
Brasil |
20.609 |
17.691 |
17.757 |
21.491 |
24.006 |
30.642 |
Rússia |
6.064 |
7.508 |
9.134 |
11.566 |
14.798 |
18.806 |
Índia |
12.841 |
12.239 |
14.166 |
16.873 |
23.734 |
29.023 |
China |
29.917 |
32.129 |
37.612 |
41.437 |
47.102 |
51.759 |
TICs TOTAL |
Brasil |
33.410 |
30.585 |
31.675 |
41.217 |
48.300 |
62.065 |
Rússia |
9.114 |
10.989 |
13.088 |
16.554 |
21.539 |
27.327 |
Índia |
16.575 |
16.844 |
19.997 |
25.692 |
36.164 |
46.438 |
China |
44.359 |
51.815 |
62.376 |
75.400 |
97.658 |
117.632 |
Fonte: OECD
Calculamos então, a partir
desta tabela, as taxas de crescimento médio anual de todos os segmentos de
TICs dos BRICs. Observando somente as taxas gerais de gastos em
TICs, tem-se (e também pela ordem decrescente de apresentação na tabela):
Brasil (17,15% a.a.); Rússia (39,97% a.a.); Índia (36,03% a.a); China
(33,04% a.a.). Surpreende, nos dados da tabela, a grande diferença nas
taxas de crescimento dos gastos com TICs entre os BRICs, evidenciando o
fato de que o Brasil é o país que menos tem crescido neste importante
segmento econômico no período selecionado, ou seja, abaixo da metade das
taxas de crescimento dos demais países;
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As previsões acima nos levam a acreditar que
é chegado o momento de repensar profundamente o papel da Lei de
Informática no país. Mesmo tendo sido implantada (no seu
formato mais conhecido) através da Lei Nº. 8.248 (de 23/10/1991), é
oportuno se questionar: qual foi o efetivo impacto econômico da Lei
de Informática (atualmente Lei Nº. 10.176, de 11/01/2001),
regulamentada pelo Decreto Nº. 5.906 (de 26/06/2006) no
crescimento deste setor no Brasil? Logo, 2008 será um importante ano
para se pensar o papel desta lei para as atuais necessidades de
crescimento desta indústria no país;
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2008 será também o ano onde se perceberá se
a TV Digital crescerá (ou não) no seu atual modelo de
negócios. Apesar da existência do Sistema Brasileiro de Televisão
Digital Terrestre-SBTVD-T, criado pelo Decreto Nº. 5.820, de
29/06/2006, uma pergunta que não se pode deixar de fazer é: qual é a
carga tributária incidente sobre os equipamentos da TV Digital, e como
ela impacta no crescimento desta televisão?
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O ano de 2008 será o ano de definição de um
modelo de negócio para Banda-Larga no país. A
Sociedade dos dias atuais está se tornando cada vez mais
informacionalmente e visualmente orientada. A computação pessoal
facilita o fácil acesso, a manipulação, o armazenamento, e a troca de
informação. Estes processos demandam transmissões de dados que sejam
confiáveis. Os meios, ou mídias, para a comunicação de dados, estão se
tornando cada vez mais diversos. Comunicar documentos por imagens e o
uso de terminais de alta resolução gráfica oferecem um modo mais natural
e informativo de interação humana que somente voz e dados. As
videoconferências incrementam as interações entre grupos à distância. Os
vídeos de entretenimento de alta-definição melhoram a qualidade das
imagens, mas demandam taxas de transmissão muito maiores. Estes novos
requerimentos de transmissão de dados devem demandar novos meios de
transmissão além daqueles atuais dos sobrecarregados espectros de
freqüência de rádio. Uma moderna infra-estrutura de telecomunicações
(tais como as redes de banda-larga) deve oferecer todos estes diferentes
serviços (multi-services) ao usuário final. Apesar de o Brasil
ter dado passos importantes na implantação de uma infra-estrutura de
banda-larga, como foi o caso da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa-RNP,
do Ministério da Ciência e Tecnologia-MCT, e dos esforços do Comitê
Gestor da Internet no Brasil, muito pouco ainda se conhece sobre o
impacto econômico destas infra-estruturas.
Esperamos retomar a análise destas previsões
em janeiro de 2009!
Se sua empresa,
organização ou instituição ainda não definiu sua estratégia de
crescimento, fique a vontade para nos contatar!
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