Preditividade Estratégica 2.0 publicado em 28.01.2008
Você já deve ter ouvido falar em planejamento estratégico, administração estratégica, gestão estratégica, e por aí vai. Mas será que já ouviu falar em Preditividade Estratégica? |
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Preditividade Estratégica 2.0 (parte2) publicada em 11.02.2008 ...Aquais são as principais características, os objetivos, os outcomes (resultados), benefícios, e limites da Preditividade Estratégica em geral...
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Previsões para a indústria de TICs em 2008 (parte2) publicada em 21.01.2008 ...este novo caminho se chama o Mercado de Capitais. E dentro deste há um mecanismo que consideramos seja adequado às novas... |
A Creativante desenvolveu o conceito de Preditividade Estratégica 2.0, uma ferramenta de apoio à tomada de decisão para aumentar a capacidade preditiva das empresas, organizações e instituições num ambiente de negócios Web 2.0. Esta e as próximas letterícias irão tratar dos fundamentos, limites e possibilidades desta ferramenta. Preditividade Estratégica 2.0 alia o conceito de Strategic Foresight (aqui traduzido como Preditividade Estratégica) aos modelos de negócios do ambiente Web 2.0. Passemos então a uma breve apresentação destes conceitos.
História
A pesquisa sobre o futuro, e como lidar com ele, evoluiu ao longo do tempo para incluir um crescente número de aspectos. Um quadro esquemático dos campos de pesquisa é mostrado na Figura 1.
Nos anos 1970s a pesquisa que era feita neste campo era chamada Forecasting, e focalizava nos métodos de “prever o futuro” com técnicas de modelagem e econometria, principalmente usando dados do passado. Estes métodos incluíam extrapolação de tendências, curvas S, curvas de tendências, e análise de publicações e patentes.
O termo Foresight ampliou o escopo da pesquisa ao incorporar métodos que permitem redes para coletas de informação, avaliação e interpretação, e métodos que dão suporte ao processo de decisão. Além disso, Foresight inclui a pesquisa na capacidade das empresas, organizações e instituições lidarem com o futuro. Ambas as técnicas de Forecasting e Foresight têm sido investigadas ao nível da empresa e nos níveis regional, nacional e supranacional, tais como nas áreas econômicas.
Nos anos 1990s o escopo da pesquisa foi alargado para incluir a organização e os processos da investigação sobre o futuro. O termo Strategic Foresight (aqui denominado Preditividade Estratégica) foi desenvolvido para referir à pesquisa focalizada no nível da empresa.
A Web 2.0 (que já tratamos aqui nesta letterícia: ver http://www.creativante.com.br/lettericia/blog/ano1ed3.html), termo cunhado pela O´Reilly Media (empresa americana de mídia) em 2004, refere-se a uma percebida segunda-geração de serviços Web, tais como sites em rede, wikis, novas ferramentas de comunicação, software social, e outras coisas mais (ver figura abaixo, retirada do site do Wikipedia). De acordo com Tim O´Reilly (criador da O´Reilly Media), “a Web 2.0 é a revolução dos negócios na indústria dos computadores causada pela mudança para a Internet como uma plataforma, e uma tentativa de entender as regras de sucesso nesta nova plataforma” (ver Figura 2 abaixo).
E quais são as principais
características, os objetivos, os outcomes (resultados), benefícios, e
limites da Preditividade Estratégica em geral, e da
Preditividade Estratégica 2.0 em particular? É o que veremos nas
próximas letterícias. |
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