Preditividade Estratégica 2.0 (parte final) publicado em 18.02.2008
Nas letterícias passadas, introduzimos o conceito de Preditividade Estratégica, apresentando o seu desenvolvimento histórico, tratamos brevemente do conceito de Preditividade Estratégica 2.0, e apresentamos as principais características, os objetivos da Preditividade Estratégica. |
Próxima edição:
(Tele)Comunicações no Brasil: mudanças tecnológicas impulsionam mudanças institucionais publicada em 26.02.2008 ...Estas mudanças tecnológicas estão impulsionando mudanças institucionais em ciclos históricos cada vez mais breves. No que diz respeito ao...
Edição anterior:
Preditividade Estratégica 2.0 (parte2) publicada em 11.02.2008 ...Aquais são as principais características, os objetivos, os outcomes (resultados), benefícios, e limites da Preditividade Estratégica em geral...
|
Aqui veremos, finalmente, os outcomes (resultados), os benefícios, e limites da Preditividade Estratégica em geral, e do Preditividade Estratégica 2.0 em particular. Um exercício de Preditividade pode produzir uma ampla variedade de resultados. Estes podem ser Produtos Formais ou Tangíveis, bem como podem ser Informais e Intangíveis.
Produtos Formais ou Tangíveis
Produtos típicos desta forma de produtos são relatórios, sites na web, ou outros tipos de documentos tais como filmes e posters. Estes produtos são resultados de um processo sistemático de raciocínio sobre futuros desenvolvimentos envolvendo um grande número de pessoas de diferentes setores da sociedade. Logo, eles derivam de um amplo leque de fontes de conhecimento e refletem da diversidade dos processos de raciocínio dos diferentes stake-holders. Em muitos casos, os produtos formais incluem recomendações para fazedores de políticas ou executivos de corporações. Esta categoria de produtos pode ser amplamente disseminada e usas como uma fonte de tomada de decisão e de definição de estratégias pelas organizações de políticas ou indivíduos. Os produtos típicos do exercício de Preditividade contêm os seguintes elementos:
Produtos Informais ou Intangíveis
Um produto informal ou intangível é um efeito ou resultado que adiciona valor, mas emerge ao longo do curso de um processo de Preditividade e não pode ser formalizado como “entregáveis”. Eles incluem:
Benefícios da Preditividade
Ao prover uma variedade de resultados tangíveis e intangíveis, a Preditividade pode melhorar o processo de tomada de decisão, a implementação e a habilidade de lidar com os desafios futuros.
Limitações da Preditividade
Quando a Preditividade pode não ser o melhor enfoque?
Ambiente Preditividade Estratégica 2.0 Os itens aqui referidos de características, objetivos, resultados, benefícios e limites da Preditividade Estratégica em geral são transponíveis para o ambiente de negócios que hoje verificamos na Web 2.0. O fator crítico a ser observado, e que é o componente central da ferramenta Preditividade Estratégica 2.0 da Creativante, é a incorporação dos modelos de negócios que emergem no contexto de distintos processos de inovação tecnológica, seja por ambiente de inovação, seja por porte de empresa, ou organização.
Se sua empresa, organização, ou instituição deseja ampliar sua capacidade preditiva, fique a vontade para nos contatar!
|
|
CREATIVANTE -
www.creativante.com.br
|
Copyright©2007-2008 Creativante
Todos os direitos reservados.