Preditividade Estratégica 2.0 (parte final)

publicado em 18.02.2008

 

Nas letterícias passadas, introduzimos o conceito de Preditividade Estratégica,  apresentando  o  seu  desenvolvimento  histórico, tratamos brevemente do conceito de Preditividade Estratégica 2.0, e apresentamos as principais características, os objetivos da Preditividade Estratégica

 

Próxima edição:

 

(Tele)Comunicações no Brasil: mudanças tecnológicas impulsionam mudanças institucionais

publicada em 26.02.2008

...Estas mudanças tecnológicas estão impulsionando mudanças institucionais em ciclos históricos cada vez mais breves.  No que diz respeito ao...

 

Edição anterior:

 

Preditividade Estratégica 2.0 (parte2)

publicada em 11.02.2008

...Aquais são as principais características, os objetivos, os outcomes (resultados), benefícios, e limites da Preditividade Estratégica em geral...

 

Aqui veremos, finalmente, os outcomes (resultados), os benefícios, e limites da Preditividade Estratégica em geral, e do Preditividade Estratégica 2.0 em particular.

Um exercício de Preditividade pode produzir uma ampla variedade de resultados.  Estes podem ser Produtos Formais ou Tangíveis, bem como podem ser Informais e Intangíveis.

 

Produtos Formais ou Tangíveis

 

Produtos típicos desta forma de produtos são relatórios, sites na web, ou outros tipos de documentos tais como filmes e posters.  Estes produtos são resultados de um processo sistemático de raciocínio sobre futuros desenvolvimentos envolvendo um grande número de pessoas de diferentes setores da sociedade.  Logo, eles derivam de um amplo leque de fontes de conhecimento e refletem da diversidade dos processos de raciocínio dos diferentes stake-holders. Em muitos casos, os produtos formais incluem recomendações para fazedores de políticas ou executivos de corporações.  Esta categoria de produtos pode ser amplamente disseminada e usas como uma fonte de tomada de decisão e de definição de estratégias pelas organizações de políticas ou indivíduos.

Os produtos típicos do exercício de Preditividade contêm os seguintes elementos:

  • Descrição de Cenários

  • Resultados de Surveys

  • Análises Setoriais

  • Listas de Tecnologias Críticas

  • Listas de Prioridades Tecnológicas

  • Roadmaps (“caminhos das pedras”) das Tecnologias

  • Documentos baseados em painéis de discussão ou de dados

  • Recomendações de Políticas

  • Guias de descrição de visões

 

Produtos Informais ou Intangíveis

 

Um produto informal ou intangível é um efeito ou resultado que adiciona valor, mas emerge ao longo do curso de um processo de Preditividade e não pode ser formalizado como “entregáveis”. Eles incluem:

  • Formação de Redes, i.e. criar, expandir, mobilizar e manter redes.  No caso específico da Preditividade estas são normalmente as redes sociais e de negócios. A ênfase no papel das redes varia entre os exercícios de Preditividade.  É frequentemente considerada ser tão importante quanto os resultados formais (se não mais).

  • Consenso sobre os desafios futuros e um senso compartilhado de compromisso com certas visões de um futuro desejável, estabelecido conjuntamente e compartilhado por diferentes pessoas de diferentes setores e instituições.

  • Um entendimento comum dos desafios futuros assegurando uma conscientização coletiva sobre eles.

  • Desenvolvimento de uma Cultura de Preditividade pelas pessoas e pelas organizações. Pode até resultar em novas formas de processos de tomadas de decisão entre estas organizações; por exemplo, o desenvolvimento de cenários nos projetos de investimentos.

  • Mudanças de atitudes e de mentes: juntando grupos de pessoas para compartilhar insights sobre desenvolvimentos de longo-prazo ajuda a orientar as pessoas a pensar em questões de longo-prazo. Elas podem enriquecer as suas próprias visões de opções práticas e desejáveis – e de futuro a serem evitadas – pela interação com os outros.

  • A integração indireta de resultados de Preditividade em projetos, programas, estratégias e políticas nas organizações e empresas.

 

Benefícios da Preditividade

 

Ao prover uma variedade de resultados tangíveis e intangíveis, a Preditividade pode melhorar o processo de tomada de decisão, a implementação e a habilidade de lidar com os desafios futuros.

 

Limitações da Preditividade

 

Quando a Preditividade pode não ser o melhor enfoque?

  • Quando não há possibilidade de agir sobre os resultados.

  • Quando os componentes-chave não podem ativamente se engajar com o projeto.

  • Quando não há um “campeão” implementador nas instituições/organizações/empresas.

  • Quando não há adequados recursos para completar o projeto.

  • Quando não se pode estabelecer um claro, preciso e concordável escopo.

Ambiente Preditividade Estratégica 2.0

Os itens aqui referidos de características, objetivos, resultados, benefícios e limites da Preditividade Estratégica em geral são transponíveis para o ambiente de negócios que hoje verificamos na Web 2.0. O fator crítico a ser observado, e que é o componente central da ferramenta Preditividade Estratégica 2.0 da Creativante, é a incorporação dos modelos de negócios que emergem no contexto de distintos processos de inovação tecnológica, seja por ambiente de inovação, seja por porte de empresa, ou organização.

 

Se sua empresa, organização, ou instituição deseja ampliar sua capacidade preditiva, fique a vontade para nos contatar!

 

 

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