Arquitetura Empresarial como uma ferramenta
estratégica para empresas que desenvolvem e para as empresas que usam TICs-
Tecnologias de Informação e Comunicação
publicado em
16.03.2008
Os seus investimentos em TICs
- Tecnologias de Informação e Comunicação estão realmente
entregando o melhor valor de seu negócio, ou ainda há janela para
melhorias?
A área de TICs deve prover um sólido alicerce para uma empresa flexível e
ágil, mas muito frequentemente as
organizações constatam que suas iniciativas de
TICs não estão realmente alinhadas com seus
objetivos.
Adicionalmente, no labirinto de projetos de tecnologia e do imperativo dos
negócios, determinar a forma de fortalecer eficientemente a área de TICs
para acelerar o sucesso do seu negócio pode representar um enorme
desafio. |
Próxima
edição:
Arquitetura Empresarial como uma ferramenta estratégica para empresas que
desenvolvem e para as empresas que usam TICs- Tecnologias de Informação e
Comunicação
(parte 2)
publicada em
24.03.2008
...Após
o desenvolvimento de uma pesquisa, de dez anos, sobre o impacto das TICs
no desempenho de quase 500 corporações, pesquisadores do CISR/MIT chegaram
a algumas conclusões de enorme...
Edição
anterior:
(Tele)Comunicações no Brasil: mudanças tecnológicas impulsionam mudanças
institucionais (final)
publicada em
10.03.2008
...Mas
este novo marco referencial legal tem que dar conta também de um outro
importante aspecto das comunicações: o conteúdo a ser transmitido. E
neste sentido, faz-se necessária a inclusão de um importante ator...
|
O quê a sua organização pode estar demandando é de orientação
especializada de como priorizar projetos de tecnologia de modo a
guiar a inovação, satisfazer a demanda do mercado, e crescer os lucros.
A
Creativante desenvolveu, e vem aplicando, uma metodologia
para avaliar se seus investimentos em TICs estão respondendo às suas
expectativas. Esta metodologia parte do princípio de que o paradigma
tradicional do BUILD TO LAST (construir para durar), que foi
fundamental na era onde os investimentos em TICs ainda não se constituíam
uma ferramenta estratégica na arquitetura empresarial,
agora necessita dar lugar para seu ascendente imperativo dos negócios:
BUILD TO CHANGE (construir para mudar).
A metodologia da Creativante se vale de três ferramentas de tratamento
temáticas:
a) A Abordagem da Arquitetura Empresarial como Estratégia,
principalmente a que foi desenvolvida no MIT Sloan Center for Information
Systems Research (EUA) e no IMD (Global Business School/Suíça);
b) A Abordagem da Governança Empresarial, baseada na teoria
econômica da Organização Industrial/Serviços contemporânea;
c) A Abordagem do Crescimento Empresarial, baseada na teoria
econômica do Crescimento da Empresa contemporânea.
Ao longo das próximas letterícias vamos apresentar alguns dos principais
ingredientes desta metodologia.
Se sua empresa, organização, ou instituição está desejando avaliar se os
seus investimentos em TICs estão atendendo às suas necessidades, fique a
vontade para nos contatar e conhecer mais a fundo nossa metodologia!
|