Arquitetura Empresarial como uma ferramenta estratégica para empresas que desenvolvem e para as empresas que usam TICs- Tecnologias de Informação e Comunicação (parte 2)

publicado em 24.03.2008

 

Na letterícia da semana passada, afirmamos que a Creativante desenvolveu, e vem aplicando, uma metodologia para avaliar se seus investimentos em TICs estão respondendo às suas expectativas. Esta metodologia se vale de três ferramentas de tratamento temáticas: a) A Abordagem da Arquitetura Empresarial como Estratégia, principalmente a que foi desenvolvida no MIT Sloan Center for Information Systems Research (EUA) e no IMD (Global Business School/Suíça); b) A Abordagem da Governança Empresarial, baseada na teoria econômica da Organização Industrial/Serviços contemporânea; e c) A Abordagem do Crescimento Empresarial, baseada na teoria econômica do Crescimento da Empresa contemporânea. Trataremos hoje da primeira abordagem.

 

Dentre  algumas  abordagens  que  conhecemos,  destacamos  a do MIT Sloan

 

 

Próxima edição:

 

Arquitetura Empresarial como uma ferramenta estratégica para empresas que desenvolvem e para as empresas que usam TICs- Tecnologias de Informação e Comunicação (parte 3)

publicada em 31.03.2008

...A Governança Empresarial deve ser entendida como uma conduta empresarial/organizacional que articula a Governança de TI, ou de TICs (como preferimos), com a Governança Corporativa com vistas ao alcance dos...

 

Edição anterior:

 

Arquitetura Empresarial como uma ferramenta estratégica para empresas que desenvolvem e para as empresas que usam TICs- Tecnologias de Informação e Comunicação

publicada em 16.03.2008

...seus investimentos em TICs- Tecnologias de Informação e Comunicação estão realmente entregando o melhor valor de seu negócio, ou ainda há janela para melhorias?
A área de TICs deve prover um sólido alicerce para uma empresa flexível e ágil, mas muito freqüentemente as...

 

Center for Information Systems Research-CISR/MIT. Após o desenvolvimento de uma pesquisa, de dez anos, sobre o impacto das TICs no desempenho de quase 500 corporações, pesquisadores do CISR/MIT chegaram a algumas conclusões de enorme significado para o entendimento do papel das TICs na performance empresarial.


Segundo estes pesquisadores, a razão pela qual algumas empresas- e não outras- atingem um grau de execução superior e conseguem explorar aquilo que fazem bem para obter tanto agilidade como lucratividade, é porque elas têm um
alicerce de execução melhor. Um alicerce de execução consiste na infra-estrutura de TIC e
em processos de negócios digitalizados que automatizam as capacidades centrais de uma empresa. E para construir um alicerce de execução eficiente, as empresas precisam dominar três disciplinas-chave: 1)
Modelo Operacional: é a forma de integrar os ativos de informação e de padronizar os processos de negócios para oferecer os bens e serviços aos clientes; 2) Arquitetura Empresarial: é a lógica organizacional dos processos de negócios e de infra-estrutura de TIC, refletindo os requisitos de integração e padronização do modelo operacional da empresa; 3) Modelo de Desenvolvimento/Envolvimento de TIC: é o sistema de mecanismos de governança que assegura que os projetos de negócios e de TIC atinjam objetivos tanto locais como da empresa em geral.


A escolha do
Modelo Operacional é o primeiro passo para construir um alicerce de execução. Ele tem duas dimensões: a padronização e a integração dos processos dos negócios. A Padronização dos processos de negócios e de sistemas relacionados significa definir exatamente como um processo será executado, independentemente de quem desempenhará ou onde ele será concluído. A Integração associa os esforços de unidades organizacionais por meio de dados compartilhados. Este compartilhamento de dados pode ser entre processos, para permitir o processamento de transações de ponta a ponta, ou através dos processos, para permitir que a empresa apresente uma face única aos clientes.


A Arquitetura Empresarial e o Modelo de Desenvolvimento/Envolvimento da área TICs nas empresas são constituídos ao longo da evolução de
Estágios de Maturidade da Arquitetura Empresarial, que são os seguintes: a) Arquitetura dos Silos de Negócios; b) Arquitetura da Tecnologia Padronizada; c) Arquitetura do Núcleo Otimizado; e d) Arquitetura da Modularidade dos Negócios.


Se sua empresa, organização ou instituição deseja aprofundar seu conhecimento sobre sua Arquitetura Empresarial, fique a vontade para nos contatar.
 

 

CREATIVANTE - www.creativante.com.br
Av. Barbosa Lima, Nº149, Sala 313-A, Bairro do Recife, Recife/PE, CEP 50.030-017
Telefone/Fax: 55-81-32242887
E-mail: creativante@creativante.com.br

 

 

Copyright©2007-2008 Creativante

Todos os direitos reservados.