Arquitetura Empresarial como uma ferramenta estratégica para empresas que desenvolvem e para as empresas que usam TICs- Tecnologias de Informação e Comunicação (parte 3)

publicado em 31.03.2008

 

Nas duas letterícias anteriores, afirmamos que a Creativante desenvolveu, e vem aplicando, uma metodologia para avaliar se seus investimentos em TICs estão respondendo às suas expectativas. Esta metodologia se vale de três ferramentas de tratamento temáticas: a) A Abordagem da Arquitetura Empresarial como Estratégia, principalmente a que foi desenvolvida no MIT Sloan Center for Information Systems Research (EUA) e no IMD (Global Business School/Suíça); b) A Abordagem da Governança Empresarial, baseada na teoria econômica da Organização Industrial/Serviços contemporânea; e c) A Abordagem do Crescimento Empresarial, baseada na teoria  econômica  do  Crescimento  da  Empresa  contemporânea.  Trataremos

 

 

Próxima edição:

 

Arquitetura Empresarial como uma ferramenta estratégica para empresas que desenvolvem e para as empresas que usam TICs- Tecnologias de Informação e Comunicação (final)

publicada em 07.04.2008

...o quê determina o crescimento de uma empresa? Esta questão vem ocupando as mentes dos especialistas ao longo de anos. Em letterícias passadas (numa série de textos que foi publicada do dia 09/07/2007 até o dia 13/08/2007), tratamos...

 

Edição anterior:

 

Arquitetura Empresarial como uma ferramenta estratégica para empresas que desenvolvem e para as empresas que usam TICs- Tecnologias de Informação e Comunicação (parte 2)

publicada em 24.03.2008

...Após o desenvolvimento de uma pesquisa, de dez anos, sobre o impacto das TICs no desempenho de quase 500 corporações, pesquisadores do CISR/MIT chegaram a algumas conclusões de enorme...

 

hoje da segunda abordagem.

 

A Governança Empresarial deve ser entendida como uma conduta empresarial/organizacional que articula a Governança de TI, ou de TICs (como preferimos), com a Governança Corporativa com vistas ao alcance dos objetivos dos negócios. A Governança de TI, na forma como os fornecedores de soluções e consultoria vendem, é a implantação de melhores práticas, principalmente em serviços de tecnologias de informação (e comunicação, como acrescentamos), ou seja, serviços de suporte e de apoio à infra-estrutura de TI, operações de Data Center, etc.
 

Uma boa referência brasileira sobre o que representa a Governança de TI é o livro “Implantando a Governança de TI: da Estratégia à Gestão dos Processos e Serviços”, cujos autores são Aguinaldo Aragon Fernandes e Vladimir Ferraz de Abreu, da Brasport Livros e Multimídia, 2008, 2ª Edição. Um esquema revelador da complexidade do mundo das TICs nos dias de hoje, pode ser visto na Figura 1 abaixo, retirada do livro acima referido. Ela revela o amplo leque de padrões, regras, e regulações de conformidade do mundo empresarial que configuram as melhores práticas que muitos estão denominando, de forma sintética, de Governança de TI.
 

Já a Governança Corporativa está relacionada às questões relativas ao que em Economia denominamos de assimetria de informação. Como os agentes econômicos tomam decisões com informações que são assimétricas, imperfeitas e incompletas, nas relações econômicas surgem sempre desbalanços de poder que podem causar impactos negativos no desempenho das partes envolvidas, caso não sejam adequadamente enfrentados.
 

Adriana Andrade e José Paschoal Rosseti, em seu livro “Governança Corporativa”, da Editora Atlas, 2007, 3ª Edição, relacionam 10 questões associadas à Governança Corporativa: 1- dimensões das empresas; 2- estruturas de propriedade; 3- fontes de financiamento predominantes- internas ou externas; 4- tipologia dos conflitos de agência e harmonização dos interesses em jogo; 5- tipologia das empresas quanto ao regime legal; 6- tipologia das empresas quanto à origem dos grupos controladores; 7- ascendência das empresas, que se modifica por fusões e aquisições; 8- abrangência geográfica de atuação das empresas; 9- traços culturais das nações em que as empresas operam; 10- instituições legais e marcos regulatórios nas diferentes partes do mundo. A Figura 2 abaixo, que faz uma síntese dos 7 P´s da Governança Corporativa (Propriedade, Princípios, Propósitos, Poder, Processos e Práticas, e Perenidade), retirada do livro de Andrade e Rosseti acima, sumariza o que desejamos transmitir acerca da Governança Corporativa.
 

Se sua empresa, organização ou instituição deseja aprofundar seu conhecimento sobre sua Arquitetura Empresarial, fique a vontade para nos contatar.

 


 


 

 

CREATIVANTE - www.creativante.com.br
Av. Barbosa Lima, Nº149, Sala 313-A, Bairro do Recife, Recife/PE, CEP 50.030-017
Telefone/Fax: 55-81-32242887
E-mail: creativante@creativante.com.br

 

 

Copyright©2007-2008 Creativante

Todos os direitos reservados.