Climas inovadores de TI: perspectivas dos CIOs (Chief
Information Officers)
publicado em
14.04.2008
A inovação nos negócios é
crescentemente reconhecida como a fonte crítica de vantagem competitiva
sustentável, como apontou o gênio da administração Peter Drucker. De uma
perspectiva de dinâmica de capacidades, a estratégia por si própria é o
processo dinâmico de criar e sustentar opções de inovação para acompanhar
o mutante ambiente de negócios.
A Tecnologia de Informação-TI é uma importante fonte de opções de inovação
que pode até preceder a estratégia corporativa. A proposição de valor da
TI hoje reside menos em rotinização e automação do que nas inovações menos
imitáveis que a TI pode suportar, tais como nas potencializadoras
sinergias cruzadas nas organizações, na melhoria de utilização do capital
e posicionamento de mercado, na criação de intangíveis de aprendizado, na
geração de foco de mercado ou de operações. Em indústrias
vivenciando transformações de TI, o mero anúncio
da |
Próxima
edição::
Analítica: o novo diferencial à disposição dos CIOs
publicada em
21.04.2008
As
empresas (mais nos países desenvolvidos, e menos em países em
desenvolvimento) vinham usando inteligência dos negócios para aplicações
específicas, mas estas iniciativas eram muito limitadas para afetar a
performance corporativa. Agora, as empresas líderes estão baseando suas...
Edição
anterior:
Arquitetura Empresarial como uma ferramenta estratégica para empresas que
desenvolvem e para as empresas que usam TICs- Tecnologias de Informação e
Comunicação
(final)
publicada em
07.04.2008
...o quê
determina o crescimento de uma empresa? Esta questão vem ocupando as
mentes dos especialistas ao longo de anos. Em letterícias passadas (numa
série de textos que foi publicada do dia 09/07/2007 até o dia 13/08/2007),
tratamos...
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criação de uma posição de
CIO-Chief Information Officer (encarregado geral da TI na organização)
tem ramificações positivas no mercado.
A confluência destas duas forças – a importância estratégica da inovação
na empresa, e o papel crítico que a TI pode desempenhar em guiar a
inovação nos negócios – sub-representa a importância dos CIOs em
incrementarem inovação. CIOs e Gerentes de TI necessitam estar aptos a
dirigir inovação no seio de suas organizações de TI e através dos
negócios.
Uma pesquisa conduzida pelos professores Stephanie Watts e John C.
Henderson, da Boston University School of Management, Massachusetts, EUA,
investigou CIOs inovadores – seus valores, aspirações, e ações, ao
aplicarem a Teoria do Clima Organizacional em um modelo para
avaliar práticas inovadoras dos CIOs.
Mais tangível do que cultura, e mais fácil de mensurar, o clima
organizacional opera através de tanto interações inter-pessoais
quanto de mecanismos estruturais para prover um arcabouço racional para
alavancadores micro-gerenciais subjacentes, tais como mecanismos de
incentivos e coordenação. A pesquisa acadêmica e profissional do
clima organizacional olha para como aspectos intangíveis da vida
organizacional, tais como visão, aprendizado, e função de empoderamento
juntas podem influenciar resultados organizacionais. O clima
organizacional tem sido associado com resultados positivos em
domínios tão diversos como os da gerência intermediária nas empresas, em
manufacturing, cuidados da saúde, estratégias organizacionais de processos
de decisão, pesquisa e desenvolvimento em inovatividade, e performance de
joint-ventures.
A pesquisa dos professores Watts e Henderson explorou o conceito de
climas inovadores de TI, descrevendo achados de entrevistas com 36
CIOs identificados como altamente inovadores. O objetivo foi apontar como
estes líderes constroem climas inovadores de TI à medida que
eles trabalham diretamente com outros, bem como eles projetam estruturas e
processos de trabalho.
O trabalho se inicia pela descrição do conceito de clima
organizacional e seus elos com liderança. Daí os autores estendem
o modelo para a pesquisa em TI, discutindo a literatura sobre o clima de
TI e o papel do CIO neste contexto. Depois eles articulam este modelo para
o domínio da inovação de TI em particular, apresentando quatro importantes
dimensões do clima que são bem desenvolvidas na literatura não de TI: a)
Peer relations and networking (Relações com os pares e redes sociais); b)
Suporte; c) Motivação para alcançar; e, d) Inovação. Adicionalmente, os
autores promovem a inclusão de mais outras duas dimensões: e)
Reality-checking (processos que mudam as percepções de onde a organização
está, em comparação com a visão anteriormente assumida); e, f) Promoting
credibility (promoção de credibilidade dos executivos). O trabalho é
concluído com uma discussão sobre a natureza e potenciais impactos destas
duas novas dimensões em incrementar os climas inovadores de TI, bem como
as limitações destes achados.
Se sua empresa, organização, ou instituição está desejando avaliar se há
um clima inovador de TI que atenda seus interesses, fique a vontade para
nos contatar!
PS: No dia 29 de abril de 2008
(terça-feira), às 19:00 hs, no auditório do Centro de Estudos e Sistemas
Avançados do Recife- CESAR, na Praça Tiradentes, Recife/PE, estaremos
fazendo uma discussão com CIOs, Gerentes de TI, e demais responsáveis de
TI, sobre Arquitetura Empresarial de TI e outros temas, com vistas a um
programa de formação continuada para este universo de capital humano.
Contatos:
creativante@creativante.com.br
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