Analítica: o novo diferencial à disposição dos CIOs

publicado em 21.04.2008

 

As empresas (mais nos países desenvolvidos, e menos em países em desenvolvimento) vinham usando inteligência dos negócios para aplicações específicas, mas estas iniciativas eram muito limitadas para afetar a performance corporativa. Agora, as empresas líderes estão baseando suas estratégias competitivas na sofisticada análise dos dados de negócios.
Ao invés de uma simples aplicação, elas estão edificando amplas capacidades ao nível da empresa em termos de analítica de negócios e inteligência. Seu mandato vai bem além dos dados e da tecnologia, e se volta para atacar os processos, habilidades e culturas de suas organizações. E estas estratégias são conduzidas por executivos seniores que reforçam as decisões baseadas em fatos.

Próxima edição:

 

O impacto das TICs nas estruturas organizacionais: evidência da área de saúde no Japão

publicada em 28.04.2008

A saúde é uma das áreas mais importantes da vida humana. Em termos dos investimentos em saúde, estamos vivenciando momentos delicados, já que grande parte das nações está ampliando de modo significativo seu dispêndio neste setor. Alguns números sobre gastos com saúde, como proporção do PIB de...

 

Edição anterior:

 

Climas inovadores de TI: perspectivas dos CIOs (Chief Information Officers)

publicada em 14.04.2008

.A inovação nos negócios é crescentemente reconhecida como a fonte crítica de vantagem competitiva sustentável, como apontou o gênio da administração Peter Drucker. De uma perspectiva de dinâmica de capacidades, a estratégia por si própria é o processo dinâmico de criar...

 

 

Thomas H. Davenport, Professor de Information Technology and Management do Babson College, Massachusetts, EUA, e conhecido especialista em Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs (dentre seus importantes livros destaca-se “The Attention Economy: Understanding the New Currency of Business”, de 2002, e dentre seus artigos sobressai “Putting the Enterprise in the Enterprise System”, Harvard Business Review, July-August 1998), bem como uma das 100 mais influentes pessoas do mundo das TICs, de acordo com a Eweek.com, está com um novo (editado em 2007) livro intitulado “Competing on Analytics: The New Science of Winning” (Competindo em Analítica: A Nova Ciência de Vencer), pela Harvard Business School Press.


Qual é a principal idéia deste novo livro? Para o Prof. Davenport é virtualmente impossível você se diferenciar dos competidores baseado somente em produtos. Seus rivais vendem coisas iguais a você. E graças ao trabalho barato (aqui ele se refere à mão-de-obra barata dos indianos e chineses, principalmente), você está pressionado a bater seus competidores em custos de produtos.


Logo, como ficar novamente à frente? Tornando-se um competidor analítico: use a sofisticada tecnologia de coleta de dados, e analítica, para “espremer” cada última gota de valor de todos os seus processos de negócios.


Com analítica você discerne não somente o que os seus clientes querem, mas também quanto eles estão dispostos a pagar, e o que os mantém leais. Você olha além dos custos compensatórios para calcular a exata contribuição de sua força-de-trabalho para sua linha de base. E você não somente traça os estoques existentes: você também prevê e previne problemas futuros de estoques. Os competidores analíticos, argumenta Davenport, capturam a liderança em seus campos de atuação.


E como se coloca esta idéia em prática? Segundo Davenport, para se tornar um competidor analítico, você tem que colocar a área de análise no topo da agenda empresarial. Crie uma simples iniciativa de analítica. Coloque toda a atividade de coleta e análise de dados sob uma liderança comum, com tecnologias e ferramentas. Focalize seu esforço de analítica. Estabeleça uma cultura analítica. Contrate as pessoas certas. Persiga e contrate analistas que possuam habilidades quantitativas chave, que possam expressar idéias complexas em termos simples, e que possam interagir produtivamente com os tomadores de decisão. E use a tecnologia certa.


Na nossa interpretação, não existe corpo técnico mais adequado para liderar este processo de competição analítica nas empresas do que o dos CIOs e aproximados.


Se sua empresa, organização ou instituição deseja aprofundar seu conhecimento sobre sua competição analítica, fique a vontade para nos contatar.


PS: No dia 29 de abril de 2008 (terça-feira), às 19:00 hs, no auditório do Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife- CESAR, na Praça Tiradentes, Recife/PE, estaremos fazendo uma discussão com CIOs, Gerentes de TI, e demais responsáveis de TI, sobre Arquitetura Empresarial de TI e outros temas, com vistas a um programa de formação continuada para este universo de capital humano.
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