Analítica: o novo diferencial à disposição dos CIOs
publicado em
21.04.2008
As empresas (mais nos países
desenvolvidos, e menos em países em desenvolvimento) vinham usando
inteligência dos negócios para aplicações específicas, mas estas
iniciativas eram muito limitadas para afetar a performance corporativa.
Agora, as empresas líderes estão baseando suas estratégias competitivas na
sofisticada análise dos dados de negócios.
Ao invés de uma simples aplicação, elas estão edificando amplas
capacidades ao nível da empresa em termos de analítica de negócios
e inteligência. Seu mandato vai bem além dos dados e da tecnologia,
e se volta para atacar os processos, habilidades e culturas de suas
organizações. E estas estratégias são conduzidas por executivos seniores
que reforçam as decisões baseadas em fatos. |
Próxima
edição:
O
impacto das TICs nas estruturas organizacionais: evidência da área de
saúde no Japão
publicada em
28.04.2008
A saúde
é uma das áreas mais importantes da vida humana. Em termos dos
investimentos em saúde, estamos vivenciando momentos delicados, já que
grande parte das nações está ampliando de modo significativo seu dispêndio
neste setor. Alguns números sobre gastos com saúde, como proporção do PIB
de...
Edição
anterior:
Climas inovadores de TI: perspectivas dos CIOs
(Chief Information Officers)
publicada em
14.04.2008
.A
inovação nos negócios é crescentemente reconhecida como a fonte crítica de
vantagem competitiva sustentável, como apontou o gênio da administração
Peter Drucker. De uma perspectiva de dinâmica de capacidades, a estratégia
por si própria é o processo dinâmico de criar...
|
Thomas H. Davenport,
Professor de Information Technology and Management do Babson College,
Massachusetts, EUA, e conhecido especialista em Gestão de Tecnologias de
Informação e Comunicação-TICs (dentre seus importantes livros destaca-se
“The Attention Economy: Understanding the New Currency of Business”,
de 2002, e dentre seus artigos sobressai “Putting the Enterprise in the
Enterprise System”, Harvard Business Review, July-August 1998), bem
como uma das 100 mais influentes pessoas do mundo
das TICs, de acordo com a Eweek.com, está com um novo (editado em
2007) livro intitulado “Competing on Analytics: The New Science of
Winning” (Competindo em Analítica: A Nova Ciência de Vencer), pela
Harvard Business School Press.
Qual é a principal idéia deste novo livro? Para o Prof. Davenport é
virtualmente impossível você se diferenciar dos competidores baseado
somente em produtos. Seus rivais vendem coisas iguais a você. E graças ao
trabalho barato (aqui ele se refere à mão-de-obra barata dos indianos e
chineses, principalmente), você está pressionado a bater seus competidores
em custos de produtos.
Logo, como ficar novamente à frente? Tornando-se um competidor
analítico: use a sofisticada tecnologia de coleta de dados, e
analítica, para “espremer” cada última gota de valor de todos os seus
processos de negócios.
Com analítica você discerne não somente o que os seus clientes querem, mas
também quanto eles estão dispostos a pagar, e o que os mantém leais. Você
olha além dos custos compensatórios para calcular a exata contribuição de
sua força-de-trabalho para sua linha de base. E você não somente traça os
estoques existentes: você também prevê e previne problemas futuros de
estoques. Os competidores analíticos, argumenta Davenport, capturam a
liderança em seus campos de atuação.
E como se coloca esta idéia em prática? Segundo Davenport, para se
tornar um competidor analítico, você tem que colocar a área
de análise no topo da agenda empresarial. Crie uma simples iniciativa de
analítica. Coloque toda a atividade de coleta e análise de dados sob uma
liderança comum, com tecnologias e ferramentas. Focalize seu esforço de
analítica. Estabeleça uma cultura analítica. Contrate as pessoas certas.
Persiga e contrate analistas que possuam habilidades quantitativas chave,
que possam expressar idéias complexas em termos simples, e
que possam interagir produtivamente com os tomadores de decisão. E use a
tecnologia certa.
Na nossa interpretação, não existe corpo técnico mais adequado para
liderar este processo de competição analítica nas empresas do que o
dos CIOs e aproximados.
Se sua empresa, organização ou instituição deseja aprofundar seu
conhecimento sobre sua competição analítica, fique a vontade para nos
contatar.
PS: No dia 29 de abril de 2008
(terça-feira), às 19:00 hs, no auditório do Centro de Estudos e Sistemas
Avançados do Recife- CESAR, na Praça Tiradentes, Recife/PE, estaremos
fazendo uma discussão com CIOs, Gerentes de TI, e demais responsáveis de
TI, sobre Arquitetura Empresarial de TI e outros temas, com vistas a um
programa de formação continuada para este universo de capital humano.
Contatos:
creativante@creativante.com.br
|