Um enfoque para apoiar projeto de Arquitetura Empresarial publicado em 11.05.2008
À medida que uma empresa cresce
em tamanho e complexidade, vários fatores passam a inibir sua habilidade
em resolver os problemas que enfrenta. Chega-se a um ponto em que os
fatores que são acionados para a estruturação e condução dos negócios da
empresa se tornam numerosos e complexos para gerenciar. Quando se trabalha
com tais sistemas complexos, os designers (projetistas) que lidam
com esta complexidade a dividem em sub-sistemas ou domínios que são menos
complexos que os sistemas originais. No caso dos sistemas de informação a abstração usada para lidar com complexidade se chama arquitetura. Uma arquitetura é um sistema de projeto que especifica como todas as funcionalidades do projeto são decompostas em componentes individuais funcionais, e o modo como estes componentes irão interagir para oferecer a funcionalidade geral do sistema. A decomposição da |
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Política de Desenvolvimento Produtivo-PDP publicada em 18.05.2008 A novidade da semana que passou foi o lançamento pelo Governo Federal da "Política de Desenvolvimento Produtivo- PDP". No item inicial, "Oportunidade para uma Política de Desenvolvimento Produtivo", é feito um diagnóstico que recupera a PITCE- Política Industrial, Tecnológica e de Comércio Exterior, que foi lançada em março de 2004, apontando que ela marca...
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A Transformação das Redes de Negócios: A Próxima Oportunidade para a TI brilhar publicada em 05.05.2008 "Está claro que as redes de negócios são agora a fonte primária para nova diferenciação". Esta foi a mensagem do CEO- Chief Executive Officer da SAP (de origem alemã, é uma das maiores empresas do mundo em vendas de software para negócios), Henning Kagermann, em seu discurso principal no evento da SAP em Atlanta, nos EUA, em abril de 2007...
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empresa em partes gerenciáveis, a definição destas partes, e a orquestração da interação entre estas partes constituem a arquitetura empresarial. A orquestração da interação é governada por um conjunto de regras e princípios de projeto, também chamado de arquitetura organizacional do conhecimento.
À luz deste contexto, B. Iyer e R. Gottieb, em um artigo para o IBM Systems Journal, Vol. 43, Nº 3, de 2004, focalizam suas atenções para o conjunto de componentes que permitem uma re-instrumentalização flexível da empresa e a criação de ambientes de suporte para diferentes contextos de negócios. Neste sentido, eles desenvolveram uma arquitetura empresarial, a Four-Domain Architecture - FDA (Arquitetura de Quatro Domínios), que refletisse uma integração dos processos de negócios, os engenhos, as fontes de dados (bases de dados, e bases de conhecimento, por exemplo), ferramentas de visualização, gerentes de diálogo, infra-estrutura, e recursos organizacionais.
Ao apresentar a FDA, os autores separam o negócio de criar uma arquitetura empresarial (i.e., os processos de definir e construir modelos da empresa e requisitos dos recursos organizacionais) do negócio de fazer o trabalho da empresa (a construção e a venda de bens e serviços, a condução da empresa per se, e os recursos organizacionais engajados neste trabalho). Ao primeiro eles chamaram de “Architecture-in-Design”-AID (Arquitetura em Projeto), e ao segundo eles denominaram “Architecture-in-Operation”-AIO (Arquitetura em Operação).
Para oferecer a uma empresa um guia para tomada de decisões acerca de projetos de tecnologias de informação, os autores definem algumas etapas. Na forma como a AID é definida, eles esperam oferecer orientações para a tomada de decisão no nível de projeto. A arquitetura da empresa – sua AIO- emerge como um resultado de cada impacto de projeto nas aplicações, dados e tecnologia. Portanto, é a AIO que se torna a Arquitetura Empresarial de facto, e, conseqüentemente, se torna a arquitetura com mais necessidade de gerenciamento.
Segundo os autores há muitos elementos no mundo dos sistemas de informação com os quais se pode construir uma arquitetura empresarial: redes, computadores, terminais, programas, cabeamento, fontes de dados, procedimentos, e assim por diante. Ao agrupar elementos em domínios, arquiteturas de domínio específicas podem ser construídas, as quais reflitam uma composição comum, e que sejam simples e focadas de modo claro. Os quatro domínios da FDA são:
Para maiores detalhes de como se pode projetar uma arquitetura empresarial de acordo com a FDA, aconselha-se uma consulta ao próprio artigo dos autores, que pode ser acessado aqui!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja aprofundar seu conhecimento sobre arquitetura empresarial, fique a vontade para nos contatar.
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