Adotando uma “Green IT Agenda” (Agenda Verde de Tecnologia de Informação)

publicado em 08.09.2008


“Se você tivesse a chance de lançar uma nova empresa – uma oportunidade que pudesse rapidamente escalar dúzias, talvez centenas, de trabalhadores em um ano ou dois – você o faria da maneira que tem sido feita, com empregados convergindo para escritórios centrais todos os dias, e uma grande fazenda de servidores chiando numa sala ao fundo do escritório?


Não se você desejasse que sua empresa fosse um modelo padrão de empresa-verde, ou ecologicamente correta. Ao contrário, você desejaria optar por um modelo amplamente virtual e descentralizado, com uma força-de-trabalho flexível, trabalhando  freqüentemente em casa. Você provavelmente usaria prédios com uso

Edições anteriores:

 

A Economia Básica do Comércio Internacional de Serviços

publicada em 01.09.2008

O comércio internacional de serviços difere do de bens em duas grandes maneiras. Primeiramente, o comércio de bens envolve o envio de bens de um país para outro, mas o comércio trans-fronteiras não é o mais importante modo de conduzir transações internacionais em serviços. Para os serviços que requerem contato pessoal entre consumidores e clientes...

 

O Setor de Serviços e o seu Comércio Internacional

publicada em 25.08.2008

O comércio internacional e o investimento em serviços são uma crescentemente importante parte do comércio global. Avanços nas tecnologias de informação e comunicação-TICs têm expandido o escopo dos serviços que podem ser comercializados além fronteiras. Muitos países agora permitem investimento estrangeiro em mercados competitivos recentemente privatizados para...

 

eficiente de energia, talvez com energia solar e com uma infra-estrutura que apagasse as luzes automaticamente quando ninguém as estivesse usando.  Você estaria acessando mais suas necessidades de TI remotamente e compartilharia ativos de TI mais amplamente.

 

Como resultado, você teria uma das menores pegadas de carbono ao redor – certamente algo interessante de se ter quando se deseja dar um polimento na sua marca, ou quando se tenta fazer atrair jovens, ambientalmente orientados, para futuras contratações. E você estaria preparado para o dia, não tão longe assim de hoje, quando seu impacto no ambiente for um elemento essencial de competitividade.

 

Nós não estamos lá ainda – nem perto, de fato.  Mas as pressões estão crescendo para empurrarmos os negócios em direções mais “verdes”, e para olharmos criativamente para além da usual polêmica sobre recompensas, que continua a refrear impulsos de gerentes ambientalmente intencionados.”

 

Esta é uma introdução de um novo relatório da Accenture, empresa de consultoria internacional, intitulado “The business case for a greener IT agenda” (O caso para uma agenda de TI mais verde), produzido por Stephen Nunn, Dale R. Hersch and Rockwell C. Bonecutter.  E o documento faz uma clara defesa do papel que a liderança de TI da corporação pode desempenhar nesta “onda verde”.

 

O texto não procura fazer do CIO- Chief Information Officer um cruzadista verde, mas tenta indicar que os líderes dos grupos de TI podem começar a estabelecer seu potencial para influenciar a agenda verde da empresa.  Neste sentido, a Accenture identificou 05 (cinco) áreas onde isto pode acontecer:

 

1-     Não afrouxe no data center: como data centers  fracamente dimensionados podem usar 100 vezes mais eletricidade por metro quadrado de um prédio típico de escritório, é fácil ver porque este tema é o ponto de partida natural de iniciativas de TI verdes;

2-     Permita que a TI fomente práticas de trabalho verdes: o CIO pode desempenhar um papel em mudar o comportamento do empregado, começando com a possibilidade das pessoas trabalharem remotamente ao ofertarem “thin client” (cliente delgado) e serviços possibilitados pela web;

3-       Re-wire (re-conecte) e recicle o escritório: a TI pode também ajudar em reduzir o consumo de recursos na empresa ao fazer parcerias com as instalações dos times de gerência;

4-       Compre com intenção verde: aqui está uma área onde TI pode rapidamente fazer uma enorme diferença;

5-       Ajude a elevar a cidadania corporativa: ao interagir de maneiras ambientalmente amigáveis com comunidades locais, regionais e globais- efetivamente tomando a agenda verde fora dos muros da empresa- o departamento de TI pode engendrar boa fé e ajudar a dar um polimento na imagem da empresa como uma corporação responsável.

 

Se sua empresa, organização, ou instituição ainda não se inteirou da agenda verde de TI, fique a vontade para nos contatar!

 

 

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