Economistas, atenção: Marketing está substituindo Finanças!

publicado em 17.11.2008

 

Por décadas, muitos dos mais brilhantes economistas recém pós-graduados no mundo inteiro buscaram sua fortuna na área de Finanças. Nos anos vindouros, eles irão buscá-la na área de Marketing, à medida que a Internet dá a todas as empresas um ambiente rico em informação que antes somente era disponível aos mercados financeiros.


Esta previsão foi feita, nada mais nada menos, pelo economista Hal Varian, Professor  licenciado  da  Universidade  da Califórnia, em Berkeley, nos EUA, e hoje Chief Economist Officer (Economista-Chefe), e um dos principais estrategistas do Google. O Prof. Varian é conhecido por legiões de estudantes no mundo inteiro por seus livros-texto de microeconomia e por sua coluna no New York Times. Ele também  é  um  pensador  líder  na  área de Economia da Informação, e co-autor de

Próxima edição:

 

Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante

publicada em 24.11.2008

Nos dias de hoje é praticamente impossível não lidar com tecnologia e inovação.  Como se já não bastasse a enorme quantidade de ferramentas de tecnologia à nossa disposição, não deixam de surgir com freqüência no mercado uma enorme variedade de inovações que trazem mais novidades (e novos hábitos) tornando muitas vezes obsoletas aquelas ferramentas que estávamos acostumado...

 

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O uso das aplicações e serviços da Cloud Computing (Computação Nuvem)

publicada em 11.11.2008

Na letterícia da semana passada comentamos sobre o que é a cloud computing (computação nuvem, ou na nuvem) e sobre seu impacto nos negócios e no nosso cotidiano. Hoje trazemos ao leitor alguns resultados de uma recente pesquisa do Pew Research Center, um think tank americano que produz informação sobre o modo de vida dos americanos...

 

dois importantes livros: “Information Rules” (editado em 1999 pela Harvard Business School Press) traduzido no Brasil no mesmo ano pela Editora Campus, com o título “A Economia da Informação”, e “The Economics of Information Technology: An Introduction”, editado em 2004 pela Cambridge University Press, ainda sem tradução para o português.

 

Desde quando deixou de ser o Reitor da School of Information Management and Systems-SIMS (hoje School of Information, da sua Universidade) em 2001, escola que ajudou a fundar para a formação de um novo especialista em Informação, o Prof. Varian se incorporou ao Google, inicialmente como consultor, e depois ao quadro logo em seguida. 

Suas atividades no Google envolveram a montagem de um grupo de classe mundial em análise quantitativa de dados, complementado com outro de economistas.  Ao lado disto, ele pode contribuir em várias estratégias de negócios e em questões de política pública.  Sua ênfase, no entanto, foi no entendimento e aperfeiçoamento do modelo de leilões eletrônicos de propaganda em que se baseia o modelo de negócios do Google.

 

Em sua opinião o modelo de busca, especialidade do Google, não é diferente do modelo da indústria da mídia.  Para ele, basta olhar os jornais e revistas.  Você tem um bando de gente tentando colocar conteúdo interessante para nossos olhos, e tentando vender propaganda relevante para aquele conteúdo.  A grande diferença é no negócio da publicidade, e como tudo isto é negociado.  Isto não irá ganhar escala para a Internet. Aí é onde entram os leilões eletrônicos para lidar com a fixação de preços em uma base de tempo real.

 

Segundo ele a grande missão do Google é organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil.  No passado, como ele argumenta, os mais brilhantes PhD´s em Economia que não queriam trabalhar no governo ou na academia aspiravam trabalhar em Wall Street (o coração do setor financeiro dos EUA, e do mundo).  No futuro ele acredita numa mudança significativa. Para ele Marketing é a nova Finanças (ou seja, a área de Marketing está substituindo a área de Finanças).  Nos anos 1960s e 1970s nós tínhamos dados interessantes, e muito poder de fogo analítico sobre aqueles dados.  Dois prêmios Nobel de Economia, Robert Merton e Fischer Black, e um time completo de pessoas, desenvolveram a indústria das finanças moderna. Deste modo nós vimos enormes ganhos em entender o desempenho da indústria das finanças.  O Prof. Varian acredita que Marketing está na mesma posição: agora nós estamos tomando posse de muito bons dados, nós temos ferramentas, nós temos métodos, e nós temos pessoas preparadas trabalhando com eles.

 

Esta sua previsão emerge num contexto em que toda esta indústria das finanças moderna está sofrendo uma espécie de reorganização total, em função dos problemas que surgiram no mercado imobiliário dos EUA, em setembro de 2007, e se espalharam para o setor bancário mundial, ocasionando enormes perdas financeiras, as quais estão começando a afetar as economias reais de vários países no mundo.

 

Neste sentido, a previsão do Prof. Hal Varian é super bem vinda, uma vez que aponta para a observação de uma área que promete muito e que pode absorver tanto talentos experientes (da área de Finanças) quanto novos talentos desejosos de entender esta rica área da Economia das Tecnologias de Informação e Comunicação!

 

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre esta nova área da Economia, sinta-se a vontade para nos contatar!

 

 

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