Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante publicado em 24.11.2008
Nos dias de hoje é praticamente impossível não lidar com tecnologia e inovação. Como se já não bastasse a enorme quantidade de ferramentas de tecnologia à nossa disposição, não deixa de surgir com freqüência no mercado uma enorme variedade de inovações que trazem mais novidades (e novos hábitos) tornando muitas vezes obsoletas aquelas ferramentas que estávamos acostumados.
Neste sentido, torna-se cada vez mais um imperativo dos negócios, e uma necessidade do nosso cotidiano, a gestão da inovação, seja ela de produto ou de processo, seja ela tecnológica, organizacional/processual ou cultural. E foi pensando nesta necessidade que a Creativante passou a analisar a produção de uma ferramenta de gestão da inovação que fosse simultaneamente simples, rápida e eficaz, e que trouxesse um pouco mais de tranqüilidade àqueles que dela fizessem uso. |
Próxima edição:
Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante (parte 2) publicada em 01.12.2008 Na letterícia da semana passada iniciamos uma breve discussão sobre de ferramentas de gestão da inovação, introduzindo uma internacional, denominada TEMAGUIDE. Antes de fazermos a apresentação formal da ferramenta da Creativante (intitulada GIC, o que acontecerá na próxima semana), vamos comentar hoje sobre uma ferramenta nacional que foi desenvolvida recentemente e que vem ganhando visibilidade em função de suas características e origem...
Edição anterior:
Economistas, atenção: Marketing está substituindo Finanças! publicada em 17.11.2008 Por décadas, muitos dos mais brilhantes economistas recém pós-graduados no mundo inteiro buscaram sua fortuna na área de Finanças. Nos anos vindouros, eles irão buscá-la na área de Marketing, à medida que a Internet dá a todas as empresas um ambiente rico em informação que antes somente era disponível aos mercados financeiros...
|
Para tanto, a Creativante estudou uma série de ferramentas já à disposição no mercado, e extraiu de todas elas aquilo que de melhor elas continham, de modo a gerar uma que proporcionasse a simplicidade, rapidez e eficácia acima apontadas, e, mais do que tudo, fosse adequada ao novo ambiente de produção de tecnologia e inovação que dispomos nos dias de hoje, fundamentalmente aquelas que estão ganhando densidade e popularidade nos ambientes de negócios da Web 2.0 e a Web 3.0.
Sendo assim, vamos tratar nesta, e nas próximas, letterícias de algumas destas ferramentas. A primeira delas é a TEMAGUIDE. A TEMAGUIDE, contração das palavras technology management e guide (gestão de tecnologia e guia), é o resultado de uma pesquisa que foi desenvolvida por um grupo de organizações européias, tais como a Fundación COTEC (Espanha), que foi a coordenadora do projeto, SOCINTEC, CENTRIM (da University of Brighton, Reino Unido), IRIM (da University of Kiel, Alemanha), e a Unidade de Pesquisa e Desenvolvimento da Manchester Business School (Reino Unido). O projeto foi apoiado financeiramente pelo Innovation Programme (Directorate General XIII), da Comissão Européia.
A estrutura básica do projeto TEMAGUIDE contém três componentes básicos: a) A descrição da Gestão Tecnológica e da Inovação de uma perspectiva dos negócios. Os seus proponentes a vêem como mais que uma descrição; a vêem como um modelo que pode ser usado tanto num nível prático para gerir o processo de inovação como num nível estratégico para assegurar que a Gestão Tecnológica seja completamente integrada aos negócios e receba a ênfase que ela merece. b) Um conjunto de ferramentas para assistir em atividades específicas da Gestão Tecnológica e a promoção da Gestão Tecnológica como um aspecto importante da prática de bons negócios. C) Um conjunto de estudos de caso que ilustra os problemas, necessidades e soluções de empresas típicas. A Figura 1 à frente ilustra estes componentes.
Ao considerar que a Gestão Tecnológica não é somente algo sobre inovar com sucesso uma vez ou duas, mas sim sobre inovação e melhoramentos freqüentes, ou seja, sobre inovatividade (ou capacidade inovadora) da empresa, organização ou instituição, a TEMAGUIDE recomenda uma estrutura conceitual simples (ou modelo) que facilite este enfoque de inovatividade. O modelo é baseado em 05 (cinco) elementos que lembram à empresa O QUÊ frequentemente necessita ser feito em diferentes tempos e em diferentes categorias de situações: SCAN, FOCUS, RESOURCE, IMPLEMENT, LEARN. Estes elementos são explicados brevemente a seguir (ver Figura 2 à frente):
● SCAN – (palavra do inglês que significa varredura) indica uma “varredura” do ambiente à busca de sinais sobre as necessidades de inovação e oportunidades potenciais; ● FOCUS – (de focalizar) indica atenção e esforços em uma estratégia particular para melhoria dos negócios e para inovação, ou uma solução particular para um problema; ● RESOURCE - (de recurso) indica que se deve alocar recursos naquela estratégia e preparar o que é necessário para fazer aquela solução funcionar; ● IMPLEMENT – (de implementar) indica implementar a inovação; ● LEARN – (de aprender) indica aprender com a experiência de sucesso ou fracasso.
Estes 05 elementos do modelo podem ser apoiados por ferramentas e técnicas de diversa natureza, tais como: a) Informação Externa (Análise de Mercado, Previsão Tecnológica, Análise de Patentes, Benchmarking), b) Informação Interna (Auditoria de Habilidades e Inovação, Gestão de Direitos de Propriedade Intelectual, Avaliação Ambiental), c) Trabalho Conjunto (Gestão de Interface, Redes, Formação de Equipes), d) Idéias e solução de problemas (Criatividade, Análise de Valor), e) Melhoria de Eficiência (Aprendizado Flexível, Melhorias Contínuas, Gestão de Mudanças), e Outras Técnicas.
O TEMAGUIDE está disponível ao público em geral desde 1998 e é hoje bastante conhecido no mundo da gestão da inovação tecnológica. Para maiores detalhes sobre o TEMAGUIDE, é só acessar o site http://www.cotec.es.
Se sua empresa, organização ou instituição deseja se inteirar um pouco mais sobre gestão da inovação, sinta a vontade para nos contatar!
|
|
CREATIVANTE -
www.creativante.com.br
E-mail: creativante@creativante.com.br
|
Copyright©2007-2008 Creativante
Todos os direitos reservados.