Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante (parte 2) publicado em 01.12.2008
Na letterícia da semana passada iniciamos uma breve discussão sobre de ferramentas de gestão da inovação, introduzindo uma internacional, denominada TEMAGUIDE. Antes de fazermos a apresentação formal da ferramenta da Creativante (intitulada GIC, o que acontecerá na próxima semana), vamos comentar hoje sobre uma ferramenta nacional que foi desenvolvida recentemente e que vem ganhando visibilidade em função de suas características e origem.
Trata-se da metodologia de gestão integrada da inovação que foi desenvolvida a partir da Metodologia NUGIN (contração de Núcleo de apoio ao planejamento de Gestão da Inovação em empresas de pequeno e médio porte), que se originou de um projeto proposto e aprovado em 2004 sob o edital FINEP Ação Transversal TIB |
Próxima edição:
Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante (parte 3) publicada em 08.12.2008 Nas duas letterícias anteriores, fizemos uma breve discussão sobre ferramentas de gestão da inovação, introduzindo uma internacional, denominada TEMAGUIDE, e outra nacional, intitulada Metodologia NUGIN. Hoje temos a grata satisfação de apresentar a ferramenta intitulada Plataforma GIC- Gestão de Inovação da Creativante....
Edição anterior:
Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante publicada em 24.11.2008 Nos dias de hoje é praticamente impossível não lidar com tecnologia e inovação. Como se já não bastasse a enorme quantidade de ferramentas de tecnologia à nossa disposição, não deixam de surgir com freqüência no mercado uma enorme variedade de inovações que trazem mais novidades (e novos hábitos) tornando muitas vezes obsoletas aquelas ferramentas que estávamos acostumado...
|
de agosto de 2004, na linha temática destinada à criação de Centros de Referência em Tecnologias de Gestão. O projeto foi proposto pelo IEL/SC (Instituo Euvaldo Lodi/Santa Catarina), pertencente ao Sistema FIESC/SC (Federação das Indústrias do Estado de Santa Catarina), em parceria com a UFSC (Universidade Federal de Santa Catarina), por meio do NEDIP (Núcleo de Desenvolvimento Integrado de Produtos), do EMC/UFSC (Departamento de Engenharia Mecânica da UFSC), do IGTI (Núcleo de Estudos em Inovação, Gestão e Tecnologia da Informação) e do EPS/UFSC (Departamento de Engenharia de Produção e Sistemas da UFSC). Fizeram parte também do projeto empresas de base tecnológica, e empresas do ramo têxtil, químico e de máquinas.
A metodologia NUGIN (tal como descrita no livro Gestão Integrada da Inovação: Estratégia, Organização e Desenvolvimento de Produtos, cujos organizadores são Eliza Coral, André Ogliari e Aline França de Abreu, publicado neste ano pela editora Atlas) se baseia nos seguintes pressupostos:
a) A inovação deve ser um processo sistemático e contínuo; b) Adaptabilidade a empresas de pequeno e médio porte; c) Valorização do aprendizado; d) Valorização do capital intelectual; e) Visão sistêmica; f) Valorização da comunicação e relacionamentos; g) Inovação é um elemento fundamental para a competitividade.
A metodologia NUGIN de inovação tecnológica, apresentada de forma descritiva na Figura 1 à frente, tem como objetivo promover a inovação na empresa, ou seja, sistematizar a identificação de oportunidades, a priorização de projetos, o desenvolvimento de tecnologias, produtos e processos e o retorno deste esforço para a empresa.
De forma resumida (lamentando ter que sacrificar a riqueza dos detalhes, mas o leitor poderá aprofundar o conhecimento da metodologia em consulta ao livro acima indicado), a implementação da metodologia NUGIN se inicia com a organização para a inovação, procurando-se identificar a capacidade da empresa de inovar em produtos e processos. A partir daí deve-se estabelecer um núcleo de gestão da inovação. O planejamento estratégico da inovação é o desdobramento do planejamento corporativo da empresa, analisando os aspectos de tecnologia e mercado. O desenvolvimento de produtos compreende os vários aspectos desde a pesquisa de mercado até o descarte ou desativação do produto, passando pelo projeto do produto e do processo. A inteligência competitiva permeia todas as demais etapas do modelo, tendo funções exercidas ao longo de todo o processo de inovação.
A metodologia NUGIN é uma grande contribuição nacional em direção ao esforço que o país precisa empreender para se tornar mais competitivo através da intensificação da inovação em suas empresas. É algo, em nossa opinião, que vai um pouco além do esforço que vem sendo empreendido há algum tempo pelo Grupo de Estudos de Empresas e Inovação (GEMPI), do Departamento de Política de Ciência e Tecnologia da Universidade de Campinas, que conta também com metodologia própria.
As virtudes da metodologia do NUGIN, no entanto, são também elementos que definem suas limitações. A metodologia não parte de uma justificativa para a inovação; ou seja, ela toma como dada a necessidade da inovação e procura estruturar o conhecimento necessário para sua implementação. Como não parte de critérios que apontem para o contexto do ambiente em que a necessidade de inovar (e onde inovar) se expressa, torna-se difícil perceber, ex ante, quando o instrumental estabelecido deixa de contribuir para o desempenho do inovador. Ademais, a metodologia é essencialmente voltada para a gestão de inovação de produtos (pouco tratando as questões de inovações em serviços) em empresas já existentes, pouco apontando para as questões relativas aos processos de inovação em empresas start-up, ou emanadas de processos geradores de empresas spin-offs, ou mesmo em processos de inovação que são absorvidos de terceiros. Além disso, observando a descrição da metodologia pelo livro, muito pouco é discutido em torno dos direitos de propriedade intelectual envolvidos nas questões de inovação, e tampouco como isto é relacionado com as formas diferenciadas de financiamento da inovação, como o financiamento com capital próprio ou de terceiros.
Se sua empresa, organização ou instituição deseja se inteirar um pouco mais sobre gestão da inovação, sinta a vontade para nos contatar!
|
|
CREATIVANTE -
www.creativante.com.br
E-mail: creativante@creativante.com.br
|
Copyright©2007-2008 Creativante
Todos os direitos reservados.