The Resurgent Hand (A Mão Ressurgente)

publicado em 15.12.2009

 

No livro The Visible Hand (1977), e em subseqüentes trabalhos, o historiador econômico Alfred Chandler focou sua atenção nas grandes, e verticalmente integradas, corporações.  Segundo Langlois (2003) ele fez isso não somente para estabelecer uma crônica da emergência desta instituição, mas também para explicá-la e para dar a ela um lugar de proeminência no crescimento econômico americano durante o século 20 e meio. 

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Empresa Orientada a Processos (Process Oriented Enterprise): uma tendência boa ou ruim? (Parte 2)

publicado em 06.12.2009

 

Vimos na letterícia passada que a discussão sobre se a organização da empresa é vertical (top down ou bottom up) ou horizontal, ou combinação de ambas as formas, é algo que cada vez mais deixa de ter relevância na gestão das empresas contemporâneas, uma vez que elas estão crescentemente automatizando os processos que antes eram realizados por seres humanos em funções específicas.  Ou seja, estamos vivendo a era da empresa orientada a...

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Empresa Orientada a Processos (Process Oriented Enterprise): uma tendência boa ou ruim? (Parte 1)

publicado em 29.11.2009

 

Desde que a empresa moderna surgiu, e marcadamente a partir da Era Industrial, sua estrutura de organização e funcionamento foi baseada predominantemente num modelo vertical de hierarquia, em termos de camadas de delegação de autoridade, e que refletia uma visão de como o conhecimento (e poder) “fluiria” ou “deveria fluir”. 

 

Uma estrutura de organização vertical tem divisões de autoridade com vários níveis de responsabilidade.  Uma estrutura de organização vertical significa uma estrutura estrita  top  down  ou  bottom  up,  ou  seja, de cima para baixo ou de baixo para cima.

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Metodologia Arquitetura-Governança-Crescimento: seu reconhecimento acadêmico!

publicado em 22.11.2009

 

Desde 2007 esta newsletter vinha apresentando edições que remetiam, dentre vários assuntos, ao desenvolvimento (pela Creativante) de uma “metodologia própria para análise de empresas”, dos pontos de vista estático e dinâmico.  Elas foram, marcadamente: as edições de   07/07/2007 até 30/07/2007, que trataram do Crescimento  das  Empresas  na  literatura  econômica  (na  sua dimensão dinâmica),

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Ecossistema de Software

publicado em 15.11.2009

 

Na semana que passou tivemos a grata satisfação de participar, como examinador externo do Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, de uma banca de defesa de dissertação no Mestrado em Ciência da Computação, do Centro   de   Informática - CIn   da  mesma  UFPE.  A  candidata,  Virgínia  Heimann,  é nalista do Grupo PROCENGE (empresa de tecnologias de informação e comunicação- TICs de Pernambuco) e foi orientada pela Profa. Carina Lopes, tendo como examinador interno o Prof. Hermano  Perrelli...

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Economia 2.0

publicado em 09.11.2009

 

Nesta segunda-feira 09/11/2009 o editor desta newsletter falará sobre Economia 2.0 no seminário Web 2.0 (detalhes aqui).  O evento será transmitido ao vivo, pela web, para todo o país (detalhes aqui).  Mas qual será o argumento a ser apresentado sobre Economia 2.0 neste evento?

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Virtualização: processo que facilita uma mudança de modelo de negócio!

publicado em 01.11.2009

 

Em tecnologias de informação e comunicação- TICs o termo virtualização já é bem conhecido. Numa síntese facilmente encontrada no Wikipédia, podemos ver que o termo se refere à abstração dos recursos computacionais, o que envolve (por exemplo):


Virtual  machine  (Máquina  virtual),  uma  implementação  de software numa máquina...

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Relatório da OECD sobre o impacto da crise nas TICs e seu papel na recuperação

publicado em 25.10.2009

 

Eis aqui um dos primeiros relatórios abrangentes sobre o impacto mundial da crise financeira sobre indústria global de Tecnologias de Informação e Comunicação- TICs.  Lançado em agosto deste ano pela Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento- OECD, apesar de se apoiar em dados para o período de maio a junho, o relatório intitulado “The impact of the crisis on ICTs and their role in the recovery- O impacto da crise nas TICs e seu papel na recuperação” (que pode ser encontrado aqui) aponta para uma rápida e promissora recuperação...

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Estratégias recentes das grandes corporações de TICs - III

publicado em 18.10.2009

 

Na letterícia de 04/10/2009 tratamos das estratégias recentes de seis grandes players da indústria internacional de tecnologias de informação e comunicação- TICs: IBM, Ericsson, HP, Microsoft, Oracle, e Xerox.  Um leque mais ampliado deveria incluir as estratégias da Google, Intel, Dell, Apple, Siemens, Cisco e Samsung.  Por razões de sua importância (e restrição deste espaço) tratamos somente da Google na letterícia de 13/10/2009.  Hoje vamos observar um pouco a Cisco, a Intel e a Dell...

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Estratégias recentes das grandes corporações de TICs - II

publicado em 13.10.2009

 

Na letterícia passada, discutimos as estratégias recentes de seis grandes players da indústria internacional de tecnologias de informação e comunicação- TICs: IBM, Ericsson, HP, Microsoft, Oracle, e Xerox.  Um leque mais ampliado deveria incluir as estratégias da Google, Intel, Dell, Apple, e Siemens.  Por razões de sua importância (e restrição deste espaço) ficaremos hoje somente com a Google...

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Estratégias recentes das grandes corporações de TICs

publicado em 04.10.2009

 

Você tem observado o quê as grandes corporações de tecnologias de informação e comunicação - TICs têm feito recentemente, em termos estratégicos?  Você está levando em consideração as estratégias destas corporações no seu posicionamento estratégico?

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Modelo de Negócio para Segurança da Informação

publicado em 27.09.2009

 

As informações de sua empresa, organização ou instituição estão protegidas por um sistema de segurança? Este sistema representa apenas uma medida de cautela ou ele obedece a um bem planejado modelo? Se você ainda não pensou nestas questões, comece a tratar a segurança de suas informações como um modelo de negócio.

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Novas Demandas para Arquitetos de TICs

publicado em 20.09.2009

 

Os tempos atuais, de condições econômicas fortemente adversas, têm proporcionado desafios importantes para os profissionais de tecnologias de informação e comunicação- TICs. Os eventos que ocorreram nos setores financeiros e outros correspondentes nos setores da economia real, têm tido um tremendo impacto nos produtos e serviços de tecnologia.

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Reinvente o modelo de negócio de seu processo de inovação!

publicado em 13.09.2009

 

Você se considera um empreendedor inovador? Sua empresa tem um modelo estabelecido de inovação? Está investindo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)? Ela é uma empresa madura? Qual é então sua taxa de crescimento orgânico? Esta taxa está acima de 4 a 6% ao ano?


Se sua empresa é madura, adota um modelo de inovação, está investindo em P&D, mas ela não está crescendo organicamente pelo menos a uma taxa de 4 a 6% ao...

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A mudança no papel do Chief Information Officer-CIO

publicado em 07.09.2009

 

Na letterícia de 31/08/2009 tratamos sobre os ativos, os recursos e as competências como diferenciais na cadeia de causalidade para obtenção da vantagem competitiva sustentável da empresa.  Ativos homogêneos e recursos heterogêneos são o ponto de partida da cadeia.  No entanto, a dotação de um recurso não é suficiente para explicar diferenças de performance.  A empresa tem que estar na posição de fazer uso destes recursos de um modo orientado a metas e ao mercado.  Isto só é possível em caso de competências disponíveis relacionadas à ações...

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Por uma Teoria dos Recursos Computacionais da Empresa!

publicado em 31.08.2009

 

Não é mais novidade para ninguém que hoje nós vivemos a Era da Computação!  No ano de 2005 foi divulgado nos Estados Unidos, através do President´s Information Technology Advisory Committee – PITAC (ou seja, o Comitê de Assessoria de Tecnologia de Informação do Presidente daquele pais) o documento intitulado “Computational Science: Ensuring America’s Competitiveness” (Ciência da Computação: Assegurando a Competitividade da America).  Este documento chegou à seguinte principal conclusão acerca da nova...

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Evolução das Teorias da Administração, Peter Drucker e a Gestão das Empresas de Software no Brasil

publicado em 27.08.2009

 

Na letterícia de 10/08/2009, argumentamos que a maioria das empresas de desenvolvimento de software no Brasil (que são de micro, pequeno e médio portes) está enfrentando retornos decrescentes de escala (custos médios crescentes à medida que a produção aumenta), e que das duas condições uma pode estar ocorrendo: a) ou a engenharia de desenvolvimento de software no país está ocorrendo sem ganhos de produtividade, b) ou a gestão destas empresas tem sido...

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As empresas de software no Brasil: pequenas porque são improdutivas?

publicado em 17.08.2009

 

Na letterícia passada, indagávamos que a maioria das empresas de desenvolvimento de software (micro, pequenas e médias) no Brasil possivelmente estaria enfrentando retornos decrescentes de escala (custos médios crescentes à medida que a quantidade produzida aumenta), e que de duas condições uma poderia estar acontecendo: ou a engenharia de desenvolvimento de software no país...

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As empresas de software no Brasil operam com retornos crescentes, constantes ou decrescentes de escala?

publicado em 10.08.2009

 

Em conversa recente sobre a dinâmica da indústria de desenvolvimento de software (e seus serviços) do Brasil, o editor desta letterícia vivenciou o seguinte depoimento: “nossas empresas de software, em suas estratégias de crescimento, no mais das vezes têm que aumentar seus custos (ao contratar mais capital humano para dar conta de novos projetos), os quais conformam uma curva...

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Modelos de Negócios de Longo Prazo: um mecanismo para aferir se sua empresa está preparada para a fase pós-crise financeira global

publicado em 03.08.2009

 

Desde o final de 2007 o mundo vem enfrentando uma séria crise financeira, a qual se iniciou no mercado imobiliário dos Estados Unidos da América e se espalhou pelo mundo. Muito se tem escrito e comentado sobre o quê causou esta crise financeira, o quê a prolongou, e porque ela se intensificou tão dramaticamente um ano após ter iniciado!


Muitos apressados passaram a identificar semelhanças entre esta crise e a crise dos anos 30, do século passado. Outros passaram a apontar falhas na regulação do...

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Pesquisa e Inovação no setor privado

publicado em 27.07.2009

 

Há cerca de oito anos o editor desta newsletter publicava um artigo no jornal Gazeta Mercantil, intitulado “Pesquisa e Inovação no Setor Privado” (baixar aqui).  Àquela época o artigo apontava para o paradoxo tecnológico brasileiro, em que “... o país detém uma capacitação científica expressiva, mas isto não transborda em um competitivo desempenho tecnológico”. 

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Um Gargalo da Inovação no Brasil: a Estrutura Institucional de Análise da Inovação

publicado em 20.07.2009

 

Se um marciano tivesse visitado o Brasil no início da década de 90 do século passado, e tivesse retornado nos dias atuais, perceberia que houve uma mudança substantiva no ambiente em que se desenvolvem as idéias e as práticas da ciência, tecnologia e inovação deste país. Àquela época, o país estava mergulhado num mar de incertezas, num contexto de abertura econômica com hiper-inflação, política cambial inconsistente, e crise fiscal aguda, com problemas sociais ainda muito...

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Respostas de Políticas para Crise Econômica: Investir em Inovação para Crescimento de Longo-Prazo (OECD)

publicado em 13.07.2009

 

A OECD- Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento acaba de lançar um relatório intitulado “Policy Responses for Economic Crisis: Investing in Innovation for Long-Term Growth” (junho, 2009, que pode ser baixado aqui), cuja tradução é o título desta letterícia.  O recado do relatório é simples e objetivo, e serve sobremaneira para países não-membros como o Brasil.

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Software Product Line (Linha de Produto de Software) = Reuso Estratégico

publicado em 06.07.2009

 

O ideal da tradução de Software Product Line- SPL do inglês para o português poderia ser Linha de Produção de Software, mas fiquemos com o título acima. SPL é um conjunto de sistemas intensivos de software que compartilha um conjunto comum de características gerenciáveis para satisfazer necessidades específicas de um particular segmento de mercado, ou missão, e que são desenvolvidas a partir de um conjunto de ativos principais em uma maneira prescrita...

 

 

 

 

Infraestrutura Dinâmica

publicado em 28.06.2009

 

Em fevereiro deste ano a IBM publicou um importante white paper intitulado “Dynamic Infrastructure Helping Build a Smarter Planet: Delivering Superior Business and IT Services with Agility and Speed” (Infraestrutura Dinâmica Ajudando a Construir um Planeta mais Inteligente: Entregando um Negócio Superior e Serviços de Tecnologia de Informação com Agilidade e Velocidade)...

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O Paradoxo Tecnológico Brasileiro

publicado em 25.06.2009

 

Há dez anos o editor desta letterícia publicou um artigo no jornal Gazeta Mercantil intitulado “Paradoxo Tecnológico” (baixar aqui), onde apontava para o paradoxo tecnológico europeu (excelência e pujança em pesquisa básica e fundamental que não se transladava, ou se transformava, em excelência e sucesso comercial), e que o mesmo fenômeno acontecia com o Brasil.

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Pensando o Futuro do Brasil: a ABINEE já começou!

publicado em 15.06.2009

 

Pensar o futuro é uma tarefa sempre envolvente, porque proporciona a sinalização de um conjunto de nossas expectativas sobre ele, bem como permite uma fuga do “atual presente” em direção a um desejável “futuro presente”.

 

A atividade de pensar o futuro, e de criar cenários para formulação de políticas em sua direção, já foi uma tarefa mais habitual no Brasil contemporâneo. Afinal, havia uma determinada crença de que o Estado era o “condutor das rédeas do desenvolvimento”, e, portanto, suas instituições possuíam certa “representatividade”...

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Os Quadrantes Mágicos do Gartner

publicado em 08.06.2009

 

Metodologias constituem um corpo de hipóteses racionais ou filosóficas que estão subjacentes a um estudo em particular relativo ao método científico.  Já o método científico se refere ao conjunto de técnicas para investigar um fenômeno, adquirindo novos conhecimentos, ou corrigindo e integrando conhecimentos prévios. 

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O Mercado de BPM- Business Process Management

publicado em 01.06.2009

 

Na maior parte da última década, organizações procuraram por aplicações para aperfeiçoar, automatizar e gerenciar seus processos.  Elas compraram aplicações CRM- Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com Clientes), SCM- Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos), ERP- Enterprise Resource Planning (Gestão de Recursos Empresariais) na esperança de consolidar dados e processos em um sistema centralizado para melhorar a eficiência, visibilidade, e a performance dos negócios...

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A Satisfação do Consumidor: um quesito quase esquecido no setor de software!

publicado em 25.05.2009

 

Ei, você, empresário(a) do setor de software e serviços: seu cliente, ou consumidor, está satisfeito com os produtos e serviços que você está fornecendo? Eis aí uma pergunta que não quer deixar de calar. Afinal, quantos empresários sabem o que pensam seus clientes e consumidores?


Satisfazer os consumidores é um elemento essencial do processo de permanecer no mercado. Deve-se satisfazer, e mesmo encantar os consumidores com o valor dos produtos e serviços para ganhar suas lealdades e manter negócios...

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 Conjoint Analysis (Análise de Preferências): um exemplo aplicado a um software

publicado em 18.05.2009

 

Vimos na letterícia passada que a Conjoint Analysis é uma técnica de pesquisa usada para medir os trade-offs que as pessoas enfrentam ao escolherem entre produtos e serviços.  Ela é também usada para prever suas escolhas por futuros produtos e serviços.  A Conjoint Analysis assume que um produto pode ser “desmembrado” em seus atributos componentes.  Por exemplo, um carro tem atributos tais como cor, preço, tamanho, desempenho (litros de combustível-por-quilometro), e modelos. Usando a Conjoint Analysis, o valor que os indivíduos...

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A Conjoint Analysis (Análise de Preferências): uma técnica adequada para avaliar o consumo de software

publicado em 11.05.2009

 

Como é possível nos dias atuais aferir as preferências dos consumidores por determinados produtos, serviços ou conceitos? Ou, de outro modo, como estabelecer uma estratégia de venda (ou de marketing) que melhor atenda às preferências dos consumidores?

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Crise financeira ofuscou enormes contribuições das TICs para a Economia (Parte 2)

publicado em 04.05.2009

 

Na letterícia passada apontamos que houve uma acelerada queda nos preços dos semicondutores e computadores, bem como de declínios similares nos preços de software e equipamentos de comunicação ao longo da segunda metade do século 20.


De forma imediata, preços decrescentes de TI oferecem poderosos incentivos econômicos para a rápida difusão de tecnologias de informação- TI. Uma substancial aceleração no declínio dos preços de TI ocorreu em 1995, impulsionado...

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Crise financeira ofuscou enormes contribuições das TICs para a Economia (Parte 1)

publicado em 27.04.2009

 

Como o próprio título desta letterícia aponta, a eclosão da atual crise financeira internacional, que teve como epicentro o mercado imobiliário dos EUA, ofuscou (de maneira danosa) um conhecimento mais abrangente das surpreendentes contribuições recentes das TICs- Tecnologias de Informação e Comunicação para o crescimento econômico, e, principalmente, da própria economia americana.

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Redes de Propaganda

publicado em 20.04.2009

 

Não é mais surpresa para ninguém afirmar que as novas plataformas digitais (desde a Web até os celulares) estão modificando profundamente a forma como aprendemos, como trabalhamos, e como entretemos.  O que é menos senso comum é a maneira como essas plataformas estão transformando indústrias tradicionais, como a mídia, e, de modo particular, a indústria da propaganda.  À medida que expandimos nossos trabalhos paras as plataformas digitais, ficamos

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Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (Final)

publicado em 13.04.2009

 

Ao longo desta série (que se encerra nesta letterícia) tratamos dos seguintes temas: a) como o bem software é identificado na sua cadeia de produção, e alguns detalhes sobre a estrutura de oferta do mercado de software; b) uma abordagem sobre o lado da demanda de software, contemplando também os denominados bens em rede; c) a apresentação de um modelo de valoração de empresa de software a partir da valoração de software baseado na “disposição a pagar dos consumidores; d) apresentamos duas equações...

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Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (VII)

publicado em 07.04.2009

 

Esta é sétima letterícia de uma série em que percorremos: a) como o bem software é identificado na sua cadeia de produção, e alguns detalhes sobre a estrutura de oferta do mercado de software; b) uma abordagem sobre o lado da demanda de software, contemplando também os denominados bens em rede; c) a apresentação de um modelo de valoração de empresa de software a partir da valoração de software baseado na “disposição a pagar dos consumidores; e, por último, d) duas equações (1)(2) sobre o cálculo econômico do valor total de um software (Vt), especificando inicialmente o valor básico (vb) do desenvolvimento do software.

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Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (VI)

publicado em 30.03.2009

 

Nas cinco primeiras letterícias desta série, vimos como o bem software é identificado na sua cadeia de produção, e alguns detalhes sobre a estrutura de oferta do mercado de software. Vimos também uma abordagem sobre o lado da demanda de software, contemplando também os denominados bens em rede, e, finalmente, iniciamos a apresentação efetiva de um modelo de valoração de empresa de software a partir da valoração de software baseado na “disposição a pagar dos consumidores.

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Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (V)

publicado em 24.03.2009

 

Esta série sobre avaliação de empresas de software já tratou sobre como o bem software é identificado na sua cadeia de produção, bem como alguns detalhes sobre a estrutura de oferta do mercado de software, e iniciou uma abordagem sobre o lado da demanda de software, contemplando também os denominados bens em rede

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Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (IV)

publicado em 16.03.2009

 

Nas três últimas letterícias, tratamos sobre avaliação de empresas (e, particularmente, empresas de software). Vimos como o bem software é identificado na sua cadeia de produção, bem como alguns detalhes sobre a estrutura de oferta do mercado de software, e iniciamos uma abordagem sobre o lado da demanda de software.  Hoje vamos tratar de um aspecto importante na avaliação da demanda de software: os bens em rede.

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Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (III)

publicado em 09.03.2009

 

Nas duas últimas letterícias, começamos uma discussão sobre avaliação de empresas (e, particularmente, empresas de software), vimos como o bem software é identificado na sua cadeia de produção, bem como alguns detalhes sobre a estrutura de oferta do mercado de software.  Hoje vamos tratar um pouco sobre o lado da demanda de software.

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Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (II)

publicado em 04.03.2009

 

Na letterícia passada, iniciamos uma discussão sobre avaliação de empresas, e, particularmente, empresas de software.  Vimos que apesar de existirem três abordagens de avaliação de empresas (a avaliação pelo fluxo de caixa descontado, a avaliação relativa, e a avaliação por direitos contingentes), estas abordagens pouco levam em consideração as especificidades dos bens intangíveis como o software e serviços correlatos...

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Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (I)

publicado em 16.02.2009

 

Você sabe quanto vale uma empresa de software (ou de TIC- tecnologia de informação e comunicação, como alguns preferem)? Você sabe quanto vale os seus produtos e serviços?  Eis aí duas questões que muitos se perguntam, mas poucos sabem concretamente quais são as respostas.  Uma terceira, porém mais abstrata, questão, é a seguinte: a avaliação de uma empresa de software (um bem intangível) e serviços associados é diferente da avaliação de uma empresa que produz bens tangíveis (tais como bens agrícolas ou industriais)?

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A Gestão do Marketing na Gestão da Inovação

publicado em 09.02.2009

 

A propaganda online tem uma equação de oferta-e-demanda diferente daquela dos jornais e das revistas. No MySpace não há um número finito de páginas impressas para as quais os propagandistas são forçados a competir. Ao contrário, o crescimento contínuo da Internet significa um `quase infinito´ número de páginas em que as propagandas podem -e devem- ser servidas para fazer dinheiro.  Isto significa que os donos de sites, mais que os compradores de propagandas, são aqueles que são forçados...

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A Gestão do Desenvolvimento na Gestão da Inovação

publicado em 02.02.2009

 

Nas três últimas letterícias tratamos da Gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs, da Gestão das Redes de Relacionamento, e da Gestão da Organização na ferramenta de Gestão da Inovação da Creativante- GIC.  Hoje abordamos a dimensão da Gestão do Desenvolvimento na GIC.

 

Em Engenharia e nos Negócios o NPD- New Product Development (ou em português, PDP- Processo de Desenvolvimento de Produto) é o termo usado para descrever o processo completo de trazer um novo produto ou serviço ao mercado...

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A Gestão da Organização na Gestão da Inovação

publicado em 26.01.2009

 

Nas duas letterícias anteriores, comentamos sobre a dimensão de Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação- TICs e sobre a Gestão de Redes de Relacionamento na ferramenta de Gestão de Inovação da Creativante- GIC.  Hoje vamos tratar da dimensão de Gestão da Organização da GIC...

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Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante (parte 6)

publicado em 19.01.2009

 

Na letterícia passada, comentamos sobre a dimensão de Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação- TICs na GIC.  Hoje vamos tratar da dimensão de Gestão de Redes de Relacionamento da GIC.  Antes, porém, convém explicitar o que entendemos por Gestão de Redes de Relacionamento.  As redes de relacionamento na GIC podem ser primariamente de dupla natureza: existem as chamadas redes sociais (social networks) e as denominadas redes de negócios (businesses networks).

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Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante (parte 5)

publicado em 12.01.2009

 

Damos as Boas Vindas ao ano de 2009!

 

Retomando o contato, vimos relembrar que nas quatro últimas letterícias fizemos uma breve discussão sobre ferramentas de gestão da inovação, apresentando uma internacional, denominada TEMAGUIDE, e outra nacional, intitulada Metodologia NUGIN; tivemos a grata satisfação de apresentar a plataforma GIC- Gestão de Inovação da Creativante, e começamos a dar seus detalhes, apontando a posição de uma ferramenta como a GIC (e de sua idealizadora, a Creativante) no mercado de gestão de processos de inovação.

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Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante (parte 4)

publicado em 15.12.2008

 

Nas três letterícias anteriores, fizemos uma breve discussão sobre ferramentas de gestão da inovação, apresentando uma internacional, denominada TEMAGUIDE, e outra nacional, intitulada Metodologia NUGIN, bem como tivemos a grata satisfação de apresentar a plataforma GIC- Gestão de Inovação da Creativante.

 

Hoje, nesta última letterícia de 2008, vamos começar a dar detalhes sobre a GIC...

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Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante (parte 3)

publicado em 08.12.2008

 

Nas duas letterícias anteriores, fizemos uma breve discussão sobre ferramentas de gestão da inovação, introduzindo uma internacional, denominada TEMAGUIDE, e outra nacional, intitulada Metodologia NUGIN. Hoje temos a grata satisfação de apresentar a ferramenta intitulada Plataforma GIC- Gestão de Inovação da Creativante.

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Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante (parte 2)

publicado em 01.12.2008

 

Na letterícia da semana passada iniciamos uma breve discussão sobre de ferramentas de gestão da inovação, introduzindo uma internacional, denominada TEMAGUIDE.  Antes de fazermos a apresentação formal da ferramenta da Creativante (intitulada GIC, o que acontecerá na próxima semana), vamos comentar hoje sobre uma ferramenta nacional que foi desenvolvida recentemente e que vem ganhando visibilidade em função de suas características e origem.

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Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante

publicado em 24.11.2008

 

Nos dias de hoje é praticamente impossível não lidar com tecnologia e inovação.  Como se já não bastasse a enorme quantidade de ferramentas de tecnologia à nossa disposição, não deixam de surgir com freqüência no mercado uma enorme variedade de inovações que trazem mais novidades (e novos hábitos) tornando muitas vezes obsoletas aquelas ferramentas que estávamos acostumados.

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Economistas, atenção: Marketing está substituindo Finanças!

publicado em 17.11.2008

 

Por décadas, muitos dos mais brilhantes economistas recém pós-graduados no mundo inteiro buscaram sua fortuna na área de Finanças. Nos anos vindouros, eles irão buscá-la na área de Marketing, à medida que a Internet dá a todas as empresas um ambiente rico em informação que antes somente era disponível aos mercados financeiros.

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O uso das aplicações e serviços da Cloud Computing (Computação Nuvem)

publicado em 11.11.2008

 

Na letterícia da semana passada comentamos sobre o que é a cloud computing (computação nuvem, ou na nuvem) e sobre seu impacto nos negócios e no nosso cotidiano. Hoje trazemos ao leitor alguns resultados de uma recente pesquisa do Pew Research Center, um think tank americano que produz informação sobre o modo de vida dos americanos.

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O que é a Cloud Computing (Computação Nuvem)?

publicado em 03.11.2008

 

Um conceito que está ganhando muita evidência no meio das tecnologias de informação e comunicação é o de cloud computing (computação nuvem, ou na nuvem). Mas o que isto significa e qual é o seu impacto nos negócios e no nosso cotidiano?

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A Teoria de Projeto de Mecanismo (Mechanism Design Theory)

publicado em 27.10.2008

 

Estávamos pensando em escrever um pouco sobre os trabalhos do novo prêmio Nobel de Economia, Prof. Paul Krugman, mas resolvemos fazer antes um tributo aos premiados do ano de 2007.  Mas este tributo não está somente relacionado ao mérito do trabalho dos agraciados, mas sim à importância atual do que eles produziram.  Logo, aí vai um pouco do que os Profs. Leonid Hurwicz. Eric S. Maskin e Roger Myerson nos contribuíram.

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iBrain: Surviving the Technological Alteration of the Modern Mind (iCérebro: Sobrevivendo à Alteração Tecnológica da Mente Moderna)

publicado em 20.10.2008

 

Eis aí um título provocativo para um livro de natureza técnica, mas ao mesmo tempo escrito para os não-técnicos. Trata-se de um livro que vai dar muito o que falar! Foi escrito pelo médico Gary Small, que é Diretor do Memory & Aging Research Center do Semel Institute for Neuroscience & Human Behaviour e do Center on Aging da Universidade da Califórnia, em Los Angeles, EUA, e por sua esposa, a escritora Gigi Vorgan...

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A empresa digital em 2013

publicado em 14.10.2008

 

Como estará a empresa digital daqui a cinco anos?  Esta é basicamente a questão a que se propôs a Economist Intelligence Unit, da revista The Economist, ao lançar, em setembro próximo passado, o documento “The digital company 2013: Freedom to collaborate” (A empresa digital em 2013: Liberdade para colaborar).

 

Este documento é o resultado de um programa de pesquisa que explora o impacto...

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