A Gestão do Desenvolvimento na Gestão da Inovação

publicado em 02.02.2009

 

Nas três últimas letterícias tratamos da Gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs, da Gestão das Redes de Relacionamento, e da Gestão da Organização na ferramenta de Gestão da Inovação da Creativante- GIC.  Hoje abordamos a dimensão da Gestão do Desenvolvimento na GIC.

 

Em Engenharia e nos Negócios o NPD- New Product Development (ou em português, PDP- Processo de Desenvolvimento de Produto) é o termo usado para descrever o processo completo de trazer um novo produto ou serviço ao mercado.  É um dos processos mais marcantes do processo da inovação.  É hoje considerado um processo   crítico   para   a   capacidade   competitiva   das   empresas,   em   vista   da

Edições anteriores:

 

A Gestão da Organização na Gestão da Inovação

publicada em 26.01.2009

Nas duas letterícias anteriores, comentamos sobre a dimensão de Gestão de Tecnologias de Informação e Comunicação- TICs e sobre a Gestão de Redes de Relacionamento na ferramenta de Gestão de Inovação da Creativante- GIC.  Hoje vamos tratar da dimensão de Gestão da Organização da GIC...

 

Plataforma de Gestão de Inovação da Creativante (parte 6)

publicada em 19.01.2009

Hoje vamos tratar da dimensão de Gestão de Redes de Relacionamento da GIC.  Antes, porém, convém explicitar o que entendemos por Gestão de Redes de Relacionamento.  As redes de relacionamento na GIC podem ser primariamente de dupla natureza: existem as chamadas redes sociais (social networks) e as denominadas redes de negócios (businesses networks)...

necessidade de renovação freqüente de linhas de produtos, redução de custos e prazos de desenvolvimento, e a busca de redução do ciclo de inovação.

 

Os passos-chave para o desenvolvimento de um novo produto (ou serviço) são: a) Geração de Idéias; b) Triagem de Produto; c) Teste de Conceito; d) Análise de Negócio e Análise Financeira; e) Desenvolvimento de Produto; f) Teste de Marketing; g) Comercialização.

A Geração de Idéias é uma busca sistemática e contínua por oportunidades para novos produtos.  Ela envolve o delineamento de fontes de novas idéias e métodos para gerá-las.  Alguns dos métodos para gerar idéias são: a) Análise Dimensional; b) a Análise de Problema; c) a Análise da Estrutura de Benefícios; d) a Análise de Cenários.

 

Na Análise Dimensional listam-se todas as características físicas de um tipo de produto.  Tendo obtido esta lista, a criatividade pode ser deflagrada ao se formular questões tais como: Por que o produto é desta forma? Como o produto pode ser mudado? O que pode acontecer se uma ou mais das características fossem removidas?

 

A Análise de Problema é a técnica de avaliação desenhada para desenvolver um inventário de problemas do consumidor com uma determinada categoria de produto ou serviço, para servir como base para novas idéias de produto ou serviço.  Alguns autores denominam esta etapa de VOC (Voice-Of-Costumer), onde podem ser utilizados métodos de pesquisa etnográfica, além de outros junto aos consumidores.

 

A Análise da Estrutura de Benefícios determina que benefícios específicos e características são desejados pelos consumidores no seio de uma categoria particular de produtos ou serviços, e identifica deficiências percebidas no que está sendo presentemente oferecido.  E a Análise de Cenários identifica oportunidades ao capitalizar sobre ambientes projetados no futuro associados com necessidades dos consumidores.

 

A Triagem de Produto conforma um simples, mas às vezes complexo processo. Após a empresa, organização ou instituição identificar os produtos potenciais, ela deve fazer uma triagem dos mesmos. Na triagem as idéias não atrativas são suprimidas.  Muitas empresas usam uma check-list (lista de checagem) de novos produtos para uma avaliação preliminar.  Nela as empresas listam os atributos do novo produto considerados mais importantes e comparam cada idéia com aqueles atributos.

 

O Teste de Conceito apresenta ao consumidor uma proposta de produto e mede as atitudes e intenções neste estágio de desenvolvimento.  É uma rápida e barata forma de medir a satisfação do consumidor.  Nesta etapa são analisadas as reações de potenciais consumidores á apresentação de uma figura, uma frase escrita, ou uma descrição oral de um produto.  Isto possibilita a empresa determinar atitudes iniciais antes da fase custosa do desenvolvimento de um protótipo.

 

As Análises do Negócio e Financeira são mais detalhadas do que a de triagem do produto.  Os fatores considerados nestas análises são as projeções de demanda, as projeções de custo, a concorrência, o investimento requerido, e a previsão de retorno do investimento.

 

O Desenvolvimento do Produto converte uma idéia de produto em uma forma física (no caso de serviços a questão exige outra abordagem) e identifica uma estratégia básica de marketing.  Ela envolve a construção do produto, sua embalagem, sua marca, seu posicionamento de mercado, e seu teste de uso.

 

O Teste de Marketing envolve a colocação de um produto à venda em uma ou mais áreas selecionadas, e se observa seu desempenho através de uma proposta de planejamento de marketing.  O objetivo é avaliar o produto e pré-testar os esforços de marketing num contexto real antes da introdução do mesmo em escala ampliada.

 

Depois que o teste é finalizado, a empresa está pronta para introduzir o produto no mercado.  Inicia-se então a fase de Comercialização, que corresponde ao estágio introdutório do ciclo de vida do produto.

 

A gestão de todos estes processos é de crucial importância para o sucesso de uma estratégia de inovação.  Atualmente no mundo podem ser encontradas algumas metodologias de gestão do desenvolvimento, como aquelas apontadas pela PDMA- Product Development and Management Association e pelo PDI- Product Development Institute, ambos nos EUA. 

 

O diferencial competitivo da GIC, nesta dimensão da Gestão do Desenvolvimento, caracteriza-se essencialmente pela sua condição de ferramenta mezanino, como já apontado na letterícia de 15/12/2008, em que atua como instrumento para encurtar a distância entre a matéria prima da pesquisa (geração científica de idéias) e os processos de inovação do mercado.

 

Se sua empresa, organização ou instituição deseja se inteirar um pouco mais sobre gestão da inovação, sinta-se a vontade para nos contatar!

 

 

 

CREATIVANTE - www.creativante.com.br
Rua Pandiá Calógeras, 250/1601, Prado, CEP 50720-160
Recife/PE-Brasil
Fone/Fax: 55-81-34455241

E-mail: creativante@creativante.com.br

 

 

Copyright©2007-2008 Creativante

Todos os direitos reservados.