A Gestão do Marketing na Gestão da Inovação

publicado em 09.02.2009

 

A propaganda online tem uma equação de oferta-e-demanda diferente daquela dos jornais e das revistas. No MySpace não há um número finito de páginas impressas para as quais os propagandistas são forçados a competir. Ao contrário, o crescimento contínuo da Internet significa um `quase infinito´ número de páginas em que as propagandas podem -e devem- ser servidas para fazer dinheiro.  Isto significa que os donos de sites, mais que os compradores de propagandas, são aqueles que são forçados a competir em preço. O resultado: taxas reduzidas”.

 

Rupert Murdoch, magnata dono da News Corp., que é a proprietária do MySpace.

 

 “O rápido crescimento de meios de comunicação baseados na Internet tem levado a uma mudança de poder na dinâmica comprador-vendedor; marqueteiros nunca estiveram em tamanha desvantagem”.

Próxima edição:

 

Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (I)

publicada em 16.02.2009

Você sabe quanto vale uma empresa de software (ou de TIC- tecnologia de informação e comunicação, como alguns preferem)? Você sabe quanto vale os seus produtos e serviços?  Eis aí duas questões que muitos se perguntam, mas poucos sabem concretamente quais são as respostas.  Uma terceira, porém mais abstrata, questão, é a seguinte: a avaliação de uma empresa de software...

 

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A Gestão do Desenvolvimento na Gestão da Inovação

publicada em 02.02.2009

Em Engenharia e nos Negócios o NPD- New Product Development (ou em português, PDP- Processo de Desenvolvimento de Produto) é o termo usado para descrever o processo completo de trazer um novo produto ou serviço ao mercado. É um dos processos mais marcantes do processo da inovação. É hoje considerado um processo crítico para a capacidade competitiva das empresas, em vista da necessidade de...

 

Há uma mudança de poder no desenvolvimento de novos produtos:

- From brand push (Do empurrão da marca)

- To customer pull (Para o puxão do consumidor)

 

Adam Needles, estrategista em marketing, marcas, inovação e tecnologia.

 

“Na Internet, nós aprendemos como medir a efetividade da propaganda, e o desafio agora é mover estas mesmas medidas de efetividade para a mídia off-line”.

 

Hal Varian, Professor de Economia da Universidade da Califórnia, em Berkeley,EUA, e Chief Economist Officer do Google.

 

Nas últimas quatro letterícias tratamos da Gestão das Tecnologias de Informação e Comunicação-TICs, da Gestão das Redes de Relacionamento, e da Gestão da Organização e da Gestão do Desenvolvimento na ferramenta de Gestão da Inovação da Creativante- GIC.  Hoje vamos tratar da dimensão da Gestão do Marketing na GIC.

 

A chegada da Internet, e de inovadoras empresas online como Google, tem impactado de forma contundente em várias indústrias tradicionais.  Uma das indústrias que está atravessando uma enorme mudança é a indústria tradicional de marketing.  E os depoimentos acima são sínteses das mudanças em curso.

 

O ponto central do marketing é construir um relacionamento entre um consumidor e uma marca, através do qual ambos consumidor e empresa por trás da marca derivem benefícios.  É uma troca comercial direta e mútua; para o consumidor, a marca é experimentada ao nível pessoal.  De fato, pode-se agregar dados sobre percepções de marca para amplas populações, mas a unidade básica de medida da experiência de marca permanece algo que ocorre no plano individual.

 

A emergência da web, suas tecnologias e suas novas empresas, tem aguçado a tensão entre personalização (que é hoje possível através de novas mídias, tais como mídias sociais e redes sociais) e a customização de massa.  A questão é a de como fazer com que ambos o escalonamento da audiência e a personalização possam coexistir nestas novas mídias como selos de qualidade de todo programa de marketing nos dias atuais.

 

Para facilitar um melhor entendimento, a emergência da web fez surgir dois mundos: o mundo tradicional (off-line) e o novo mundo (online).  O mundo off-line ao longo dos tempos estabeleceu plataformas de gestão da execução do marketing que apresentam duas características: elas são simples ou cruzadas.  Ou seja, pode-se fazer marketing para de canais únicos para televisão, ou rádio, ou jornais, ou através de cruzamentos nestes canais. 

 

O mundo online tem introduzido na indústria do marketing uma série de novos modelos de negócio que estão impondo plataformas de gestão de execução do marketing que são distintas das plataformas off-line, e são muito mais efetivas do que estas últimas.  O grande desafio é o de como estabelecer plataformas que integrem os dois mundos, ou seja, o de desenhar plataformas integradas de gestão de marketing (integrated marketing management platforms). 

 

Um dos exemplos vitoriosos de novas ferramentas para plataformas integradas de gestão de marketing, foi estabelecido pelo Google, a partir de seu modelo de leilões de propaganda.  Como todos sabem, as propagandas do Google são vendidas por leilões eletrônicos.  Este é um mecanismo relativamente novo no mundo da propaganda.  E o processo de gestão deste marketing envolve alguma complexidade. É um modelo que foi possibilitado pela Internet, e não poderia ter sido feito sem inovação em TICs.  O desafio do momento para a tradicional indústria do marketing é aquele apontado nas citações acima pelo Prof. Hal Varian: como aplicar as medidas de efetividade da mídia online para a mídia off-line.

 

E uma nova geração de empresas que oferecem plataformas integradas de gestão de marketing está surgindo, principalmente nos EUA. Podemos citar a ADRevolution, cuja inovação principal é a tecnologia NIME- Natural Inteligence Marketing Engine; a Eloqua; a Neolane; a  smartFocus; a Vtrenz, e outras.

 

Em resumo, a indústria do marketing tem mudando substantivamente nos anos recentes, e se sua empresa, organização, ou instituição está desenhando um programa de gestão de inovação, a dimensão de gestão do marketing é algo que vem ganhando cada vez mais complexidade, porém com ganhos quantitativos e qualitativos em efetividade.

 

Se sua empresa, organização ou instituição deseja se inteirar um pouco mais sobre gestão da inovação, sinta-se a vontade para nos contatar!

 

PS: Gostaríamos de convidar os leitores para a palestra "*A* *Economia da Propaganda Online"* que o Prof. José Carlos Cavalcanti irá ministrar na Recife Summer School-RSS <http://www.rss.org.br/>, do CESAR.EDU, braço educacional do C.E.S.A.R, no dia 17/02/2009, às 10:30hs!

 

 

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