Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (V)

publicado em 24.03.2009

 

Esta série sobre avaliação de empresas de software já tratou sobre como o bem software é identificado na sua cadeia de produção, bem como alguns detalhes sobre a estrutura de oferta do mercado de software, e iniciou uma abordagem sobre o lado da demanda de software, contemplando também os denominados bens em rede

 

Hoje, daremos um “ponta-pé” inicial na definição de um “modelo de valoração de empresa   de   software”  a  partir  de  um  “modelo  de  valoração  de  software”.   Este

Próxima edição:

 

Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (VI)

publicada em 30.03.2009

No modelo que começamos a tratar, o software tem seu valor total definido pela "disposição a pagar dos consumidores", valor acima do seu valor básico, refletindo a percepção dos consumidores quanto ao valor adicionado pela empresa ao produto. Este valor adicionado, por sua...

 

Edição anterior:

 

Como avaliar uma empresa de software e seus produtos e serviços (IV)

publicada em 16.03.2009

Os mercados que incluem bens e serviços tais como telefones, e-mail, Internet, hardware de computadores, software de computadores (e de celulares, palms, PDAs-personal digital assistants, Ipods), tocadores de música, vídeo players (como...

 

modelo de valoração de software é baseado na “disposição a pagar dos consumidores como sendo o definidor do valor final do produto, acima do seu valor básico, e que reflete a percepção dos consumidores quanto ao valor adicionado pela empresa ao produto.  Este valor adicionado, por sua vez, é definido essencialmente por dois atributos do desenho de um software: a sua complexidade e sua qualidade.

 

O desenho de um software é a fase onde um sistema de informação é especificado e definido.  Um importante atributo do desenho é a complexidade, que pode ser subdividida nas complexidades endógena e exógena.  A complexidade endógena total do desenho de um software é determinada pela sua funcionalidade - a quantidade de dados e como eles são processados no interior do sistema.  Os projetistas de software procuram alocar esta complexidade endógena total entre a complexidade dos dados e a complexidade estrutural.

 

Esta questão da complexidade pode também ser percebida através das diversas discussões sobre as metodologias de desenvolvimento de software, tais como os confrontos entre as metodologias tradicionais e as metodologias ágeis, tratadas em letterícias passadas (ver http://www.creativante.com.br/lettericia/blog/2008/37_2008.html e http://www.creativante.com.br/lettericia/blog/2008/38_2008.html).

 

Uma vez determinados os módulos iniciais do software, a complexidade dos dados intra-módulos pode ser trabalhada com outro(s) módulo(s) de software, mas isto só é feito aumentando-se os custos da complexidade (estrutural) inter-módulos.  Deste modo, a complexidade endógena de dados e a complexidade estrutural não são complementares, mas sim atributos substitutos do desenho de um software.  Já a complexidade exógena está mais relacionada ao desenho dos custom software, onde são necessárias funções de adaptação do software em desenho às especificações de outros software já desenhados.  Neste caso, é possível observar a complexidade de dados e a complexidade estrutural como atributos complementares.

 

A questão da qualidade no desenvolvimento de um software é algo mais facilmente tratada, e tem sido motivo para o estabelecimento de um largo conjunto de contribuições para a definição de padrões internacionais, tais como ISO, CMM, PMBOK, etc. Um exemplo do que se procura com estas aferições de qualidade, pode ser aquele que tem como referência a ISO/IEC 9126. A norma ISO/IEC 9126 (ISO9126) propõe um enquadramento no qual é definido um conjunto de características que permitem avaliar a qualidade de um produto de software.

 

 

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