O Mercado de BPM- Business Process Management

publicado em 01.06.2009

 

Na maior parte da última década, organizações procuraram por aplicações para aperfeiçoar, automatizar e gerenciar seus processos.  Elas compraram aplicações CRM- Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com Clientes), SCM- Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos), ERP- Enterprise Resource Planning (Gestão de Recursos Empresariais) na esperança de consolidar dados e processos em um sistema centralizado para melhorar a eficiência, visibilidade, e a performance dos negócios.  Em alguns casos, consumidores  ficaram  satisfeitos  com  suas  compras  de  pacotes  de  aplicações,

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Os Quadrantes Mágicos do Gartner

publicada em 08.06.2009

Metodologias constituem um corpo de hipóteses racionais ou filosóficas que estão subjacentes a um estudo em particular relativo ao método científico.  Já o método científico se refere ao conjunto de técnicas para investigar um fenômeno, adquirindo novos conhecimentos...

 

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A Satisfação do Consumidor: um quesito quase esquecido no setor de software!

publicada em 25.05.2009

Ei, você, empresário(a) do setor de software e serviços: seu cliente, ou consumidor, está satisfeito com os produtos e serviços que você está fornecendo? Eis aí uma pergunta que não quer deixar de calar. Afinal, quantos empresários sabem o que pensam seus clientes e consumidores?

 

especialmente    com    processos    estruturados    que   permanecem   relativamente

estáticos ao longo do tempo.

 

Infelizmente, alguns processos críticos dos negócios não são estáticos.  Processos tais como transações financeiras são predominantemente processos dinâmicos e complexos envolvendo múltiplas tecnologias e silos de negócios.  Freqüentemente, ineficiências em processos são o resultado direto de “hiatos” que existem entre esses silos.  Hiatos entre sistemas, pessoas, e unidades de negócios, bem como a geografia, afetam a eficácia dos negócios como um todo.

 

Neste sentido, o BPM- Business Processs Management (Gestão de Processos dos Negócios) emergiu como tanto um princípio de gestão como uma suíte de produtos de software focalizado em construir pontes entre sistemas diversos, pessoas, e processos.  Uma suíte BPM é uma coleção de ferramentas integradas para dar suporte ao ciclo de vida completo dos processos, da modelagem e execução até a mensuração e a otimização. As suítes BPM coordenam tarefas e sincronizam dados ao longo dos sistemas existentes, ajudando as organizações a extrair mais valor dos ativos de TI existentes.  As suítes BPM ajudam também a coordenar atividades de processos humanos, aperfeiçoamento de tarefas, gatilhos de eventos, horários relacionados ao processo de um negócio, e asseguram que eles sejam completados tal como definido num modelo.

 

Em resumo, no enfoque BPM tudo se passa a partir do processo de negócio.  Mas o que é um processo de negócio? Pela Figura 1 à frente, um Business Process é o que um negócio almeja fazer.  Em certo senso, ele é a meta da organização, bem como o método pelo qual uma organização irá atingir aquela meta.  Não se deve confundir, no entanto, o processo de negócio com os artefatos técnicos que dão suporte àquele processo.  Uma Business Definition (definição de negócio) é a representação daquele processo de negócio, também conhecido como diagrama de processo ou modelo de processo.  O restante da Figura 1 é auto-explicativo.

 

Mas qual é o mercado de BPM?  Segundo um estudo recente desenvolvido pela Oracle (intitulado State of the Business Management Market 2008), alguns aspectos-chave definem este mercado nos dias atuais:

 

A)    Rápido crescimento do mercado: o mercado BPM é um dos mercados de software de mais rápido crescimento, estimado para crescer dez vezes em cinco anos, de aproximadamente US$ 500 milhões em 2006 para US$ 6 bilhões em 2011;

B)     Consolidação de mercado e convergência tecnológica: o Mercado BPM está se consolidando de perto de 150 vendedores reconhecidos em 2006 para somente 25 em 2007.  Uma classe de grandes vendedores está tomando o lugar de pequenos players, oferecendo soluções mais holísticas que combinam BPM com colaboração, portais, gestão de documentos, SOA- Service Oriented Architecture, e BI- Business Intelligence;

C)    Habilidade de rapidamente preencher os hiatos: BPM está crescentemente sendo usado para gerenciar processos que varrem múltiplas aplicações: a pesquisa que a Oracle fez com seus clientes mostrou que 65% das aplicações BPM integraram três ou mais sistemas e 60% dos clientes empregaram seus primeiros processos em menos de seis meses;

D)    Além de Tecnologia: em inúmeras pesquisas, os respondentes indicam que os desafios organizacionais, tais como as políticas internas, mudança de gestão, a carência de analistas habilitados no negócio, e a ausência de alinhamento organizacional, superam os desafios técnicos do BPM.  Organizações com emprego exitoso de BPM não somente focalizam na tecnologia, mas elas também vêem melhorias contínuas em processos como um imperativo da estratégia dos negócios;

E)     PBM, colaboração, e computação social: novas ferramentas permitem aos usuários participarem na construção, gestão, e aplicações de monitoramento como jamais verificado.  Produtos BPM líderes dão suporte a um amplo leque de atividades de processos colaborativos e sociais que hoje são perdidos em e-mails, documentos, e discussões de corredor.  Em uma economia da informação, organizações devem capturar estes processos não estruturados para melhorar produtividade e alavancar melhores práticas.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre o mercado de BPM, sinta-se a vontade para nos contatar!

 

 

 

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