O Mercado de BPM- Business Process Management publicado em 01.06.2009
Na maior parte da última década, organizações procuraram por aplicações para aperfeiçoar, automatizar e gerenciar seus processos. Elas compraram aplicações CRM- Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com Clientes), SCM- Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos), ERP- Enterprise Resource Planning (Gestão de Recursos Empresariais) na esperança de consolidar dados e processos em um sistema centralizado para melhorar a eficiência, visibilidade, e a performance dos negócios. Em alguns casos, consumidores ficaram satisfeitos com suas compras de pacotes de aplicações, |
Próxima edição:
Os Quadrantes Mágicos do Gartner publicada em 08.06.2009 Metodologias constituem um corpo de hipóteses racionais ou filosóficas que estão subjacentes a um estudo em particular relativo ao método científico. Já o método científico se refere ao conjunto de técnicas para investigar um fenômeno, adquirindo novos conhecimentos...
Edição anterior:
A Satisfação do Consumidor: um quesito quase esquecido no setor de software! publicada em 25.05.2009 Ei, você, empresário(a) do setor de software e serviços: seu cliente, ou consumidor, está satisfeito com os produtos e serviços que você está fornecendo? Eis aí uma pergunta que não quer deixar de calar. Afinal, quantos empresários sabem o que pensam seus clientes e consumidores?
|
especialmente com processos estruturados que permanecem relativamente estáticos ao longo do tempo.
Infelizmente, alguns processos críticos dos negócios não são estáticos. Processos tais como transações financeiras são predominantemente processos dinâmicos e complexos envolvendo múltiplas tecnologias e silos de negócios. Freqüentemente, ineficiências em processos são o resultado direto de “hiatos” que existem entre esses silos. Hiatos entre sistemas, pessoas, e unidades de negócios, bem como a geografia, afetam a eficácia dos negócios como um todo.
Neste sentido, o BPM- Business Processs Management (Gestão de Processos dos Negócios) emergiu como tanto um princípio de gestão como uma suíte de produtos de software focalizado em construir pontes entre sistemas diversos, pessoas, e processos. Uma suíte BPM é uma coleção de ferramentas integradas para dar suporte ao ciclo de vida completo dos processos, da modelagem e execução até a mensuração e a otimização. As suítes BPM coordenam tarefas e sincronizam dados ao longo dos sistemas existentes, ajudando as organizações a extrair mais valor dos ativos de TI existentes. As suítes BPM ajudam também a coordenar atividades de processos humanos, aperfeiçoamento de tarefas, gatilhos de eventos, horários relacionados ao processo de um negócio, e asseguram que eles sejam completados tal como definido num modelo.
Em resumo, no enfoque BPM tudo se passa a partir do processo de negócio. Mas o que é um processo de negócio? Pela Figura 1 à frente, um Business Process é o que um negócio almeja fazer. Em certo senso, ele é a meta da organização, bem como o método pelo qual uma organização irá atingir aquela meta. Não se deve confundir, no entanto, o processo de negócio com os artefatos técnicos que dão suporte àquele processo. Uma Business Definition (definição de negócio) é a representação daquele processo de negócio, também conhecido como diagrama de processo ou modelo de processo. O restante da Figura 1 é auto-explicativo.
Mas qual é o mercado de BPM? Segundo um estudo recente desenvolvido pela Oracle (intitulado State of the Business Management Market 2008), alguns aspectos-chave definem este mercado nos dias atuais:
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre o mercado de BPM, sinta-se a vontade para nos contatar!
|
|
CREATIVANTE -
www.creativante.com.br
E-mail: creativante@creativante.com.br
|
Copyright©2007-2008 Creativante
Todos os direitos reservados.