Os Quadrantes Mágicos do Gartner publicado em 08.06.2009
Metodologias constituem um corpo de hipóteses racionais ou filosóficas que estão subjacentes a um estudo em particular relativo ao método científico. Já o método científico se refere ao conjunto de técnicas para investigar um fenômeno, adquirindo novos conhecimentos, ou corrigindo e integrando conhecimentos prévios.
Existem as metodologias que são complexas, mas existem também aquelas que são simples e de fácil utilização. No âmbito da consultoria empresarial internacional existe uma enorme competição por conquista de atenção, principalmente nos dias atuais, onde há uma sobrecarga de informação ([1]). Esta competição se trava muitas vezes pela enunciação de metodologias de comparação de estruturas de mercado, de condutas empresarias, e de desempenho empresarial.
Uma metodologia de comparação entre empresas da área de tecnologias de informação e comunicação - TICs que vem ganhando visibilidade é aquela idealizada |
Próxima edição:
Pensando o Futuro do Brasil: a ABINEE já começou! publicada em 15.06.2009
Pensar o futuro é uma tarefa sempre envolvente, porque proporciona a
sinalização de um conjunto de nossas expectativas sobre ele, bem como
permite uma fuga do "atual presente" em direção a um desejável "futuro
presente".
Edição anterior:
O Mercado de BPM- Business Process Management publicada em 01.06.2009 Na maior parte da última década, organizações procuraram por aplicações para aperfeiçoar, automatizar e gerenciar seus processos. Elas compraram aplicações CRM- Customer Relationship Management (Gestão de Relacionamento com Clientes), SCM- Supply Chain Management (Gestão da Cadeia de Suprimentos), ERP- Enterprise Resource Planning (Gestão de Recursos Empresariais) na esperança de consolidar dados e processos em um sistema centralizado para...
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pela empresa americana de pesquisa Gartner, que nos últimos anos vem editando uma análise bem conhecida entre os executivos, como os Chief Information Officers- CIOs e policy makers da área intitulada “Magic Quadrant”.
Este “Quadrante Mágico” do Gartner nada mais é do que um gráfico em quadrantes com dois eixos principais em que são avaliadas as posições relativas de empresas de TICs de acordo com alguns critérios: a) no eixo das abscissas encontrasse a completude da visão (completeness of vision) da empresa vendedora de software e serviços; e b) no eixo das ordenadas encontrasse a sua habilidade em executar (ability to execute). Os quadrantes estão dispostos em termos dos participantes de nichos de mercado (niche players) ou os visionários (visionaries), e de desafiantes (challengers) ou de líderes (leaders).
A habilidade em executar é entendida a partir dos seguintes critérios:
a) Produto/serviço: é largamente determinado pela versatilidade do produto em oferecer parâmetros chave dos mercados em que atua; b) Viabilidade geral: é determinada pelo número de indicadores financeiros, tais como numerário e equivalentes, número de empregados full-time (ou equivalentes) e lucros. Também se considera se um vendedor tem capital aberto, uma vez que isto afeta a percepção da fortaleza da empresa; c) Execução de vendas/precificação: reflete as licenças vendidas no último ano, receitas e o apelo do modelo de precificação do vendedor; d) Experiência do consumidor: reflete o que se sabe sobre a performance do vendedor a partir da experiência do Gartner, as impressões de sua posição e performance ganhas através do questionário e do alcance dos serviços; e) Operações: avalia a amplitude geográfica do vendedor em termos de vendas e suporte.
A Tabela 1 à frente posiciona estes critérios em termos de pesos:
A completude de visão é entendida a partir dos seguintes critérios:
A Tabela 2 à frente posiciona estes critérios em termos de pesos:
Um exemplo de quadrante mágico que pode ser aqui apresentado é aquele do Magic Quadrant for Data Warehouse Database Management Systems (Quadrante Mágico para Sistemas de DataWareHouse e de Bancos de Dados) (ver Figura 1). O Gartner considera os vendedores de bancos de dados junto daqueles vendedores de aplicações de data warehouse ([2]).
Se sua empresa, organização ou instituição deseja conhecer um pouco mais sobre metodologias de comparação de empresas, fique a vontade para nos contatar!
[1] O economista Herbert Simon, agraciado com o Prêmio Nobel de Economia em 1978, foi quem melhor sintetizou este contexto ao afirmar: “A riqueza da informação cria a pobreza da atenção.” [2] Todos os data warehouses são databases, mas nem todos databases são warehouses. Um data warehouse é um grupo especial de database projetado para tratar grandes volumes de dados para propósitos específicos.
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