Software Product Line (Linha de Produto de Software) = Reuso Estratégico publicado em 06.07.2009
O ideal da tradução de Software Product Line- SPL do inglês para o português poderia ser Linha de Produção de Software, mas fiquemos com o título acima. SPL é um conjunto de sistemas intensivos de software que compartilha um conjunto comum de características gerenciáveis para satisfazer necessidades específicas de um particular segmento de mercado, ou missão, e que são desenvolvidas a partir de um conjunto de ativos principais em uma maneira prescrita ([1]).
E por quê as SPL são importantes? SPL estão emergindo rapidamente como um importante e viável paradigma de desenvolvimento de software, possibilitando que empresas realizem melhorias de ordens de magnitude em time-to-market entry (hora de entrar no mercado), custo, produtividade, qualidade e outras questões motoras dos negócios. A engenharia de SPL pode também possibilitar rápida entrada em mercados, respostas flexíveis, e oferecer uma capacidade para customização em |
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publicada em 13.07.2009 A OECD- Organização para Cooperação Econômica e Desenvolvimento acaba de lançar um relatório intitulado "Policy Responses for Economic Crisis: Investing in Innovation for Long-Term Growth" (junho, 2009, que pode ser baixado aqui), cuja tradução é o título desta letterícia. O recado do relatório é simples e objetivo, e serve sobremaneira para países não-membros como o Brasil...
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publicada em 28.06.2009 Em fevereiro deste ano a IBM publicou um importante white paper intitulado "Dynamic Infrastructure Helping Build a Smarter Planet: Delivering Superior Business and IT Services with Agility and Speed" (Infraestrutura Dinâmica Ajudando a Construir um Planeta mais Inteligente: Entregando um Negócio Superior e Serviços de Tecnologia de Informação com Agilidade e Velocidade)...
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massa.
Linhas de produto não são uma novidade na indústria. A Airbus produz uma, e também a Ford, a Dell, e mesmo a McDonald´s. Cada uma destas empresas explora atributos em comum (comunalidades) de diferentes formas. A Boeing, por exemplo, desenvolveu os modelos 757 e 767 um logo após o outro, e as listas dos componentes destas duas diferentes aeronaves se justapõem em torno de 60%, alcançando significativas economias de produção e manutenção.
Mas linhas de produto de software, baseadas em atributos comuns inter-produtos, são um conceito relativamente novo que está rapidamente emergindo como um novo paradigma de desenvolvimento de software. A flexibilidade de produto é o hino do mercado de software, e linhas de produto preenchem a promessa de sistemas feitos sob medida construídos especificamente para as necessidades de consumidores em particular ou grupos de consumidores. Uma linha de produto tem sucesso porque os atributos comuns compartilhados pelos produtos de software podem ser explorados para atingirem economias de produção. Nela os produtos são construídos a partir de ativos comuns (comunalidades) de uma maneira prescrita. Linhas de produto de software envolvem reuso estratégico e planejado que rende resultados previsíveis, e representam uma evolução nos processos de desenvolvimento de software (Figura 1).
Várias empresas estão percebendo que esta prática de construir conjuntos de sistemas relacionados, a partir de ativos comuns, pode render melhorias quantitativas consideráveis em produtividade, qualidade de produto, e satisfação do consumidor. Elas estão observando que uma linha de produto de software pode satisfazer, de modo eficiente, a presente fome de customização em massa. Organizações que adquirem, ao invés de construírem, sistemas de software, estão percebendo que contratar um conjunto de sistemas relacionados como uma linha de produto desenvolvido com atributos comuns (comunalidades) rende economias em tempo de entrega, custo, simplificação de treinamento, e aquisição expedita.
Entretanto, como sempre, ao lado dos ganhos vêm os riscos. Usar um enfoque de linha de produto constitui uma nova estratégia técnica para a organização. Questões organizacionais e de gestão constituem obstáculos que são críticos para superar e freqüentemente adicionar mais riscos, porque eles são menos óbvios. Construir uma linha de produto e trazê-la ao mercado requer uma mistura tanto de uma engenharia habilidosa quanto de uma gestão técnica e organizacional. Adquirir uma linha de produto de software também requer que esta mistura de habilidades seja usada para posicionar as organizações, de modo que elas explorem efetivamente os atributos comuns (comunalidades) dos produtos vindouros, bem como emprestem supervisão técnica e monitoração ao esforço de desenvolvimento. Estas habilidades são necessárias para superar as ciladas que podem trazer falhas para uma organização não sofisticada.
Apesar do reconhecido sucesso das linhas de produto de software como um importante novo paradigma de desenvolvimento de software, a maioria dos argumentos econômicos utilizados em sua defesa ainda é baseada em pontos de dados singulares derivados de estudos de casos ou de alguns argumentos baseados em curvas de custo simplísticas, ao invés de uma sólida e bem fundamentada teoria microeconômica. E é exatamente sobre este aspecto que voltaremos a comentar sobre as SPL!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber sobre modelos econômicos de linhas de produto de software, fique a vontade para nos contatar!
Fonte: Northorp, Linda (2008). “Software Product Lines Essentials”. Software Engineering Institute, Carnegie Mellon University, EUA.
------------------------------------------------------------------------------- [1] Definição estabelecida pelo Software Engineering Institute- SEI, vinculado à Carnegie Mellon University, nos EUA.
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