A mudança no papel do Chief Information Officer-CIO

publicado em 07.09.2009

 

Na letterícia de 31/08/2009 tratamos sobre os ativos, os recursos e as competências como diferenciais na cadeia de causalidade para obtenção da vantagem competitiva sustentável da empresa.  Ativos homogêneos e recursos heterogêneos são o ponto de partida da cadeia.  No entanto, a dotação de um recurso não é suficiente para explicar diferenças de performance.  A empresa tem que estar na posição de fazer uso destes recursos de um modo orientado a metas e ao mercado.  Isto só é possível em caso de competências disponíveis relacionadas à ações. Elas desvendam o potencial dos recursos e capacitam a empresa a se adaptar aos requisitos do mercado em mercados-alvo instantaneamente e de uma maneira não-aleatória.

Edição anterior:

 

Por uma Teoria dos Recursos Computacionais da Empresa!

publicada em 31.08.2009

Não é mais novidade para ninguém que hoje nós vivemos a Era da Computação!  No ano de 2005 foi divulgado nos Estados Unidos, através do President´s Information Technology Advisory Committee - PITAC (ou seja, o Comitê de Assessoria de Tecnologia de Informação do Presidente daquele pais) o...

 

 

Próxima edição:

 

Reinvente o modelo de negócio de seu processo de inovação!

publicada em 13.09.2009

Você se considera um empreendedor inovador? Sua empresa tem um modelo estabelecido de inovação? Está investindo em Pesquisa e Desenvolvimento (P&D)? Ela é uma empresa madura? Qual é então sua taxa de crescimento orgânico? Esta taxa está acima de 4 a 6%...

 

 

Uma das competências da empresa é a sua gestão.  No mundo das empresas que desenvolvem, e das que fazem uso, de tecnologias de informação e comunicação- TICs hoje uma competência-chave é a do Chief Information Officer- CIO.  Mas qual é o seu papel?

 

Os bens e serviços nos dias de hoje incorporam componentes de TICs.  O amplo espectro de diferentes infra-estruturas de TICs, bem como outros serviços de TICs, impacta enormemente na eficácia e na eficiência dos processos desenvolvidos em empresas.  Competências para aplicar TICs inovadoramente estão acima de todas as capacidades de dar suporte ao alcance das metas de negócios e à execução da estratégia com o uso de TICs e recursos informacionais. 

 

De acordo com Mahoney (2007), decisões estratégicas que formatam a direção e o sucesso da empresa, como um todo, requerem pessoas que entendam tanto de negócios quanto de tecnologia.  Ele defende que isto é devido ao fato de que a fronteira das TICs está se movendo da posição de capacitar os negócios existentes para a de criar novos processos de negócios e de tecnologia.  Além do mais, o papel da TICs nas organizações está se movendo do foco na tecnologia para um foco nos processos de negócios e suas relações.  Todos estes desenvolvimentos são potenciais indicativos sobre o crescente papel da TICs para o planejamento estratégico e execução das organizações.

 

Neste espírito, existe hoje evidência consistente de que estas mudanças em requisitos dos negócios, e o papel das TICs nos negócios, aumentam o papel do CIO nas empresas.  Neste contexto, o papel dos CIO´s tem sido visto como evoluindo daquele de um especialista em TICs para um de executivo de negócios.  Apesar dos CIO´s ainda necessitarem de entendimento tecnológico, eles também são requisitados a dar suporte ao alinhamento dos negócios com as TICs, e a entregar mais valor a partir do uso de TICs. 

 

Logo, qual é efetivamente o papel de um CIO numa empresa?  Em um contexto de questões, para quem ele se reporta atualmente? Há diferenças no que é esperado dos CIOs dependendo de quem ele se reporta (se ao Chief Financial Officer- CFO, ou ao Chief Executive Officer- CEO)?  Qual é o status organizacional dos CIOs; mais especificamente, são eles membros de comitês executivos?  Que categoria de competências é requerida de um CIO para ele/ela se tornar um membro de um comitê executivo?  Como as tarefas do CIO mudaram ao longo do tempo?  É possível que o status dos CIOs irá mudar no futuro?  Num outro contexto de questões, qual é a relação da estratégia de negócios e a estratégia de TICs?  Como as TICs são percebidas na empresa? Qual é o papel das TICs no planejamento estratégico dos negócios e sua execução? E como os impactos das TICs nos negócios são medidos?

 

Estas foram as questões que mobilizaram o desenvolvimento da dissertação de mestrado de Tiina Takanen, intitulada “The Changing Role of the CIO: Is CIO an IT Expert or a Business Executive?(O Papel Mutante do CIO: o CIO é um Especialista em TI ou um Executivo de Negócio?)”, defendida no ano passado no Information Systems Science, do Department of Business Technology, da Helsinki School of Economics- HSE, na Finlândia.  Seus principais resultados, a partir de uma análise de 27 entrevistas com CIOs, CFOs e CEOs de 19 empresas finlandesas, são os de que o papel do CIO já evoluiu para um de executivo dos negócios em indústrias e empresas intensivas de TICs.  Em muitas outras empresas, o desafio é como gerenciar a transformação de gerentes tecnicamente orientados às TICs em executivos de negócios sem perder as necessárias competências técnicas.

 

Uma questão que podemos deixar para reflexão, à luz dos interessantes resultados desta dissertação (além de outras evidências que estamos encontrando, que vão nesta mesma direção), é a seguinte: como estão sendo formados, e como estão se conduzindo os nossos CIOs no Brasil?  Eis aí algo que precisaríamos investigar para poder saber se nossas empresas estão com condições de manter as suas atuais vantagens competitivas, e se poderão conquistar (ou perder) outras no futuro!

 

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre o papel do CIO, fique a vontade para nos contatar!

 

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Mahoney, John (2007).  “The Importance of Integrated Business and Technology Decision Making Will Grow by 2012”.  Gartner Research, January.

 

 

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