Estratégias recentes das grandes corporações de TICs publicado em 04.10.2009
Você tem observado o quê as grandes corporações de tecnologias de informação e comunicação - TICs têm feito recentemente, em termos estratégicos? Você está levando em consideração as estratégias destas corporações no seu posicionamento estratégico?
Eis aqui alguns relatos (captados em matérias de revistas e jornais especializados) do que alguns dos grandes players do mercado de TICs têm realizado, de modo que você possa avaliar a estratégia competitiva que está delineando ou irá desenhar. Comecemos pela americana IBM - International Business Machines Corp. A IBM nos |
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Estratégias recentes das grandes corporações de TICs - II publicada em 13.10.2009 Na letterícia passada, discutimos as estratégias recentes de seis grandes players da indústria internacional de tecnologias de informação e comunicação- TICs: IBM, Ericsson, HP, Microsoft, Oracle, e Xerox. Um leque mais ampliado deveria incluir as estratégias da Google, Intel, Dell, Apple, e Siemens. Por razões de sua...
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Modelo de Negócio para Segurança da Informação publicada em 27.09.2009 As informações de sua empresa, organização ou instituição estão protegidas por um sistema de segurança? Este sistema representa apenas uma medida de cautela ou ele obedece a um bem planejado modelo? Se você ainda não pensou nestas questões, comece a tratar a segurança de suas...
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últimos anos vem exibindo uma agilidade incomum para encontrar, em meio à crise, novas oportunidades bem distantes de suas atividades reconhecidas como tradicionais. Em julho deste ano a empresa expandiu sua oferta de software com um acordo para comprar, por US$ 1,2 bilhão, a SPSS Inc., cujo software para análise de dados é, entre outras coisas, usado pela polícia de Atlanta, nos EUA, para prever quais presos em condicional têm mais chance de se tornarem violentos.
O sucesso recente da IBM, com um lucro de US$ 3,1 bilhões no segundo semestre deste ano – um aumento de 12%, e com um valor de mercado de US$ 155 bilhões, e sexta empresa no ranking das empresas americanas, é resultado de uma mudança de rumo na estratégia, em que a empresa diminuiu a importância do hardware e está expandindo o software e oferecendo serviços como consultoria para empresas sobre operações básicas.
Mudanças significativas estão também acontecendo na Ericsson. “Há 40 anos, a Ericsson era uma companhia puramente mecânica. Hoje, serviços e multimídia já representam um terço do total e continuam crescendo”, afirmou em julho deste ano Jan Wareby, Vice-Presidente Sênior e principal executivo na área de multimídia. Essa transformação está associada às mudanças que permeiam todo o mercado de telecomunicações. Na última década, as redes de operadoras passaram do universo analógico para o digital, tornaram-se muito mais complexas e o volume de voz e dados trafegados explodiu.
A TI se embrenhou de tal forma no setor de telecomunicações que a Ericsson achou por bem chegar mais perto dos grandes nomes da Internet. Deste modo, a empresa se instalou no Vale do Silício, onde os suecos trabalham em parceria com companhias como Google, Intel e HP para estudar novas aplicações para as teles, criar novos software e novos aparelhos para o acesso à web.
Neste momento, a empresa tem dado atenção às possibilidades abertas pela Internet móvel.
Vejamos agora a Hewlett-Packard- HP. Quando a HP anunciou a compra da texana Electronic Data Systems- EDS por US$ 13,25 bilhões, em maio do ano passado, os acionistas da empresa reagiram com desconfiança. Ainda pairava sobre ela o estigma da questionada aquisição de 2002, quando a empresa pagou US$ 19 bilhões pela fabricante de computadores Compaq.
Hoje o ceticismo do mercado deu lugar à perspectiva de ver a HP disputar a liderança do bilionário mercado de serviços de tecnologia, um território que a IBM (tratada acima) tem dominado nos últimos anos.
E a gigante Microsoft? O acordo pelo qual a Microsoft Corp. uniu forças com o Yahoo Inc. nos negócios de busca e publicidade na Internet pode criar um contrapeso à força do Google Inc. Ao lado desta notícia, outras estão dando conta de que a Microsoft começou a superar a pior fase de sua história. Especialistas estão elogiando o Windows 7, e o Xbox está ganhando boa publicidade pelas suas inovações. Sua nova ferramenta de busca na Internet, o Bing, tem conquistado muitos elogios e fatia de mercado desde que foi lançado em junho deste ano.
E a Oracle? Nos últimos quatro anos, a Oracle fez várias aquisições que proporcionaram todo tipo de benefícios para a empresa. Após gastar US$ 30 bilhões na compra de 56 empresas, seu principal executivo, Larry Ellison, dobrou as receitas da gigante do software para US$ 24 bilhões no atual exercício social, o que beneficiou o preço das ações da empresa. O negócio mais recente foi um dos mais ambiciosos até o momento. Sua proposta de US$ 7,4 bilhões pela SUN Microsystems, que ainda precisa ser aprovada pelas autoridades reguladoras européias, colocará a Oracle no negócio de hardware pela primeira vez.
Finalmente, a Xerox Corp. Na esperança de curar um caso crônico de crescimento lento, a Xerox fechou acordo para comprar a empresa de serviços de terceirização de tecnologia Affiliated Computer Services Inc., por US$ 6,4 bilhões. Com este acordo, uma jogada da atual diretora-presidente Úrsula Burns (indicada em maio deste ano), a Xerox vai aumentar sua receita em 30%, ou seja, para US$ 22 bilhões. A união vai acelerar o crescimento das operações da Xerox de administração de serviços de impressão e de documentação para empresas e governos- um foco importante da Xerox, à medida que tenta se expandir para além da competição selvagem do setor de impressoras e copiadoras. Em resumo, pelo breve relato aqui exposto, com a recente crise as grandes corporações de TICs estão se reposicionando tanto para manter algumas de suas posições, como para estabelecer novos rumos em novas áreas, que muito provavelmente rearranjarão o mercado global de TICs nos próximos anos!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre as estratégias corporativas das grandes empresas de TICs, sinta-se a vontade para nos contatar!
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