Estratégias recentes das grandes corporações de TICs - III

publicado em 18.10.2009

 

Na letterícia de 04/10/2009 tratamos das estratégias recentes de seis grandes players da indústria internacional de tecnologias de informação e comunicação- TICs: IBM, Ericsson, HP, Microsoft, Oracle, e Xerox.  Um leque mais ampliado deveria incluir as estratégias da Google, Intel, Dell, Apple, Siemens, Cisco e Samsung.  Por razões de sua importância (e restrição deste espaço) tratamos somente da Google na letterícia de 13/10/2009.  Hoje vamos observar um pouco a Cisco, a Intel e a Dell.

 

 Cisco   Systems,   maior   fabricante   mundial   de   equipamentos   de  rede  (com faturamento  em  2008  de  US$ 36,10  bilhões,  e  com  mais de 65 mil empregados),

Próxima edição:

 

Relatório da OECD sobre o impacto da crise nas TICs e seu papel na recuperação

publicada em 25.10.2009

Eis aqui um dos primeiros relatórios abrangentes sobre o impacto mundial da crise financeira sobre indústria global de Tecnologias de Informação e Comunicação- TICs. Lançado em agosto deste ano pela Organização para Cooperação...

 

Edição anterior:

 

Estratégias recentes das grandes corporações de TICs - II

publicada em 13.10.2009

Na letterícia passada, discutimos as estratégias recentes de seis grandes players da indústria internacional de tecnologias de informação e comunicação- TICs: IBM, Ericsson, HP, Microsoft, Oracle, e Xerox.  Um leque mais ampliado deveria incluir as estratégias da Google, Intel, Dell, Apple, e Siemens.  Por razões de sua...

 

acertou (no início deste outubro) a compra da empresa norueguesa Tandberg por US$ 2,97 bilhões.  O objetivo da empresa é expandir sua linha de videoconferência.  Foi a primeira vez que a Cisco adquiriu uma empresa de capital aberto fora dos EUA.  Com a compra da Tandberg, a Cisco ganhará sistemas mais baratos, atraentes para empresas de menor porte.  Para que se tenha uma idéia do que representa este mercado de videoconferência (algo em torno de US$ 34 bilhões), a Cisco informou que, em agosto deste ano as vendas de seus equipamentos Telepresence cresceram 97% em relação ao ano anterior.

 

Nos seus 25 anos de história a Cisco comprou cerca de 130 empresas, usando-as para entrar em novos mercados, como os de roteadores domésticos sem fio e conversores de TV a cabo.  Em 2007 adquiriu 11 empresas e, em 2008, outras cinco.  Neste dia 13/10/2009 a Cisco anunciou a compra da empresa de infraestrutura Starent Networks, por US$ 2,9 bilhões.  A Starent se especializou na área de vídeo, ajudando operadoras de telefonia celular como Verizon, Sprint e Vodafone a direcionar vídeos de curta duração para telefones e outros aparelhos.

 

A Intel Corp. é a maior fabricante de chips semicondutores, baseado em receitas (em 2008 foram US$ 37,6 bilhões, com a ajuda de 83.500 empregados).  A empresa é a inventora da série de microprocessadores x86, os processadores encontrados na grande maioria dos computadores pessoais.  Ela foi fundada em 1968 por pioneiros dos semicondutores, como Gordon Moore e Robert Noyce.  A empresa, além de ter uma participação de 82% no seu mercado, possui uma nova linha família de chips mais sofisticados que está atraindo muitos compradores, da Apple e a Cisco, à General Electric.  Esta nova família de chips, denominada Atom, voltada para qualquer aparelho que precise de potência de processamento e acesso à Internet, de um televisor conectado à Internet a uma caixa registradora de um super-mercado que acesse preços e ofereça cupons personalizados aos clientes.  Esses negócios poderão acrescentar US$ 10 bilhões às vendas da Intel até 2011, segundo aponta seu executivo chefe Paul S. Otellini.

 

No dia 04/06/2009 a Intel anunciou que pagou US$ 884 milhões em dinheiro para adquirir a Wind River Systems, uma empresa de software que pode ajudá-la a ingressar em novos mercados. Segundo Otellini, a área de software tornou-se uma “competência central” para a maior fabricante de chips do mundo, com a entrada da empresa em novos mercados, como o de aparelhos móveis e o de sistemas embarcados.  A Wind River faz software que ajuda as empresas a programar e administrar aparelhos como telefones celulares e sistemas de entretenimento embutidos em automóveis.

 

A Dell Inc. desenvolve, vende e dá suporte a computadores pessoais e produtos relacionados a computadores. Emprega mais de 76.500 pessoas e faturou em 2008 US$ 61,13 bilhões.  Em setembro deste ano a Dell fechou um acordo para comprar a prestadora de serviços de tecnologia da informação Perot Systems Corp., por US$ 3,9 bilhões, procurando expandir-se além dos computadores para melhor competir com rivais que oferecem uma gama mais variada de produtos e serviços.

 

A transação foi considerada pelo Wall Street Journal como o mais recente exemplo de uma gigante da informática que procura expandir-se além de sua área tradicional para encontrar novas fontes de lucro numa economia enfraquecida.  As grandes empresas de tecnologia estão cada vez mais tentando atender a todas as necessidades de seus clientes institucionais. Para tanto, estão invadindo a sara umas das outras.

 

A Dell se viu ficando para trás nessa nova batalha. No ano passado, como apontamos na letterícia de 04/10/2009, sua maior rival a Hewlett-Packard Co., expandiu sua divisão de serviços com a compra da Electronic Data Systems Inc., por mais de US$ 13 bilhões.  Este ano, a gigante do software Oracle Corp., como apontamos na mesma letterícia, comprou a Sun Microsystems Inc. por US$ 7,4 bilhões, ingressando no mercado de hardware.

 

Em resumo, são estratégias extremamente ousadas que estão redefinindo o mercado global de TICs de forma pronunciada!

 

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre as estratégias corporativas das grandes empresas de TICs, sinta-se a vontade para nos contatar!

 

 

CREATIVANTE - www.creativante.com.br
Rua Pandiá Calógeras, 250/1601, Prado, CEP 50720-160
Recife/PE-Brasil
Fone/Fax: 55-81-34455241

E-mail: creativante@creativante.com.br

 

 

Copyright©2007-2008 Creativante

Todos os direitos reservados.