Estratégias recentes das grandes corporações de TICs - III publicado em 18.10.2009
Na letterícia de 04/10/2009 tratamos das estratégias recentes de seis grandes players da indústria internacional de tecnologias de informação e comunicação- TICs: IBM, Ericsson, HP, Microsoft, Oracle, e Xerox. Um leque mais ampliado deveria incluir as estratégias da Google, Intel, Dell, Apple, Siemens, Cisco e Samsung. Por razões de sua importância (e restrição deste espaço) tratamos somente da Google na letterícia de 13/10/2009. Hoje vamos observar um pouco a Cisco, a Intel e a Dell.
A Cisco Systems, maior fabricante mundial de equipamentos de rede (com faturamento em 2008 de US$ 36,10 bilhões, e com mais de 65 mil empregados), |
Próxima edição:
Relatório da OECD sobre o impacto da crise nas TICs e seu papel na recuperação publicada em 25.10.2009 Eis aqui um dos primeiros relatórios abrangentes sobre o impacto mundial da crise financeira sobre indústria global de Tecnologias de Informação e Comunicação- TICs. Lançado em agosto deste ano pela Organização para Cooperação...
Edição anterior:
Estratégias recentes das grandes corporações de TICs - II publicada em 13.10.2009 Na letterícia passada, discutimos as estratégias recentes de seis grandes players da indústria internacional de tecnologias de informação e comunicação- TICs: IBM, Ericsson, HP, Microsoft, Oracle, e Xerox. Um leque mais ampliado deveria incluir as estratégias da Google, Intel, Dell, Apple, e Siemens. Por razões de sua...
|
acertou (no início deste outubro) a compra da empresa norueguesa Tandberg por US$ 2,97 bilhões. O objetivo da empresa é expandir sua linha de videoconferência. Foi a primeira vez que a Cisco adquiriu uma empresa de capital aberto fora dos EUA. Com a compra da Tandberg, a Cisco ganhará sistemas mais baratos, atraentes para empresas de menor porte. Para que se tenha uma idéia do que representa este mercado de videoconferência (algo em torno de US$ 34 bilhões), a Cisco informou que, em agosto deste ano as vendas de seus equipamentos Telepresence cresceram 97% em relação ao ano anterior.
Nos seus 25 anos de história a Cisco comprou cerca de 130 empresas, usando-as para entrar em novos mercados, como os de roteadores domésticos sem fio e conversores de TV a cabo. Em 2007 adquiriu 11 empresas e, em 2008, outras cinco. Neste dia 13/10/2009 a Cisco anunciou a compra da empresa de infraestrutura Starent Networks, por US$ 2,9 bilhões. A Starent se especializou na área de vídeo, ajudando operadoras de telefonia celular como Verizon, Sprint e Vodafone a direcionar vídeos de curta duração para telefones e outros aparelhos.
A Intel Corp. é a maior fabricante de chips semicondutores, baseado em receitas (em 2008 foram US$ 37,6 bilhões, com a ajuda de 83.500 empregados). A empresa é a inventora da série de microprocessadores x86, os processadores encontrados na grande maioria dos computadores pessoais. Ela foi fundada em 1968 por pioneiros dos semicondutores, como Gordon Moore e Robert Noyce. A empresa, além de ter uma participação de 82% no seu mercado, possui uma nova linha família de chips mais sofisticados que está atraindo muitos compradores, da Apple e a Cisco, à General Electric. Esta nova família de chips, denominada Atom, voltada para qualquer aparelho que precise de potência de processamento e acesso à Internet, de um televisor conectado à Internet a uma caixa registradora de um super-mercado que acesse preços e ofereça cupons personalizados aos clientes. Esses negócios poderão acrescentar US$ 10 bilhões às vendas da Intel até 2011, segundo aponta seu executivo chefe Paul S. Otellini.
No dia 04/06/2009 a Intel anunciou que pagou US$ 884 milhões em dinheiro para adquirir a Wind River Systems, uma empresa de software que pode ajudá-la a ingressar em novos mercados. Segundo Otellini, a área de software tornou-se uma “competência central” para a maior fabricante de chips do mundo, com a entrada da empresa em novos mercados, como o de aparelhos móveis e o de sistemas embarcados. A Wind River faz software que ajuda as empresas a programar e administrar aparelhos como telefones celulares e sistemas de entretenimento embutidos em automóveis.
A Dell Inc. desenvolve, vende e dá suporte a computadores pessoais e produtos relacionados a computadores. Emprega mais de 76.500 pessoas e faturou em 2008 US$ 61,13 bilhões. Em setembro deste ano a Dell fechou um acordo para comprar a prestadora de serviços de tecnologia da informação Perot Systems Corp., por US$ 3,9 bilhões, procurando expandir-se além dos computadores para melhor competir com rivais que oferecem uma gama mais variada de produtos e serviços.
A transação foi considerada pelo Wall Street Journal como o mais recente exemplo de uma gigante da informática que procura expandir-se além de sua área tradicional para encontrar novas fontes de lucro numa economia enfraquecida. As grandes empresas de tecnologia estão cada vez mais tentando atender a todas as necessidades de seus clientes institucionais. Para tanto, estão invadindo a sara umas das outras.
A Dell se viu ficando para trás nessa nova batalha. No ano passado, como apontamos na letterícia de 04/10/2009, sua maior rival a Hewlett-Packard Co., expandiu sua divisão de serviços com a compra da Electronic Data Systems Inc., por mais de US$ 13 bilhões. Este ano, a gigante do software Oracle Corp., como apontamos na mesma letterícia, comprou a Sun Microsystems Inc. por US$ 7,4 bilhões, ingressando no mercado de hardware.
Em resumo, são estratégias extremamente ousadas que estão redefinindo o mercado global de TICs de forma pronunciada!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre as estratégias corporativas das grandes empresas de TICs, sinta-se a vontade para nos contatar!
|
|
CREATIVANTE -
www.creativante.com.br
E-mail: creativante@creativante.com.br
|
Copyright©2007-2008 Creativante
Todos os direitos reservados.