Metodologia Arquitetura-Governança-Crescimento: seu reconhecimento acadêmico! publicado em 22.11.2009
Desde 2007 esta newsletter vinha apresentando edições que remetiam, dentre vários assuntos, ao desenvolvimento (pela Creativante) de uma “metodologia própria para análise de empresas”, dos pontos de vista estático e dinâmico. Elas foram, marcadamente: as edições de 07/07/2007 até 30/07/2007, que trataram do Crescimento das Empresas na literatura econômica (na sua dimensão dinâmica), bem como as de 16/03/2008 até 07/04/2008, que versaram sobre o conceito de Arquitetura Empresarial (na sua dimensão estática). |
:Próxima edição:
publicada em 15.11.2009 Na semana que passou tivemos a grata satisfação de participar, como examinador externo do Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, de uma banca de defesa de dissertação no Mestrado em Ciência da Computação, do Centro de Informática - CIn da mesma UFPE. A candidata, Virgínia Heimann, é...
Edição anterior:
publicada em 15.11.2009 Na semana que passou tivemos a grata satisfação de participar, como examinador externo do Depto. de Economia da Universidade Federal de Pernambuco- UFPE, de uma banca de defesa de dissertação no Mestrado em Ciência da Computação, do Centro de Informática - CIn da mesma UFPE. A candidata, Virgínia Heimann, é...
|
Tal metodologia ganhou mais robustez ao ser incorporada a outra metodologia estabelecida também estabelecida pela Creativante, que foi a de Gestão de Inovação, publicada inicialmente na edição de 24/11/2008, e que prosseguiu até a edição do dia 09/02/2009. Esta incorporação foi validada tanto em algumas aplicações de análises de empresas e organizações que a Creativante conduziu desde 2008, quanto em publicações em eventos internacionais das áreas de Sistemas de Informação e de Gestão de Tecnologia, tais como a 6th International Conference on Information Systems and Technology Management- CONTECSI, de 03 a 05 de junho de 2009, em São Paulo, e a Conference on Enterprise Information Systems- CENTERIS, de 07 a 09 de outubro de 2009, em Ofir, Portugal (esta última tendo sido escolhida para ser um capítulo de livro nesta área).
Neste último dia 16/11/2009 tivemos o prazer de receber a notícia que nosso trabalho intitulado “ARQUITETURA EMPRESARIAL: UM CONCEITO INTERFACE ENTRE A ECONOMIA E A ADMINISTRAÇÃO DA FIRMA” foi aceito para publicação na JISTEM- Journal of Information Systems and Technology Management (v. 6, n. 3 Set/Dez 2009) (*). O trabalho, em forma de artigo será publicado em http://www.jistem.fea.usp.br.
Esta publicação é, de fato, um reconhecimento acadêmico de que nossa Metodologia Arquitetura-Governança-Crescimento (ou AGC, para simplificar) assegurou um status acadêmico a uma ferramenta que foi desenvolvida na observação empírica (no mercado) de como as empresas (bem como organizações e instituições) nos dias atuais (nesta Era da Informação) se estruturaram, são governadas e de que maneira elas crescem.
Para que o leitor tenha uma noção bem simplificada da lógica funcional da Metodologia AGC, basta observar que ela representa uma analogia, ao nível das empresas (bem como organizações e instituições), do Paradigma Estrutura-Conduta-Perfomance- ECP tão conhecido nas análises empíricas ao nível da indústria ou do mercado. Basicamente, o Paradigma ECP implica um relacionamento de dependência entre três componentes: estrutura de mercado, conduta e performance/desempenho . Ou seja, a Estrutura de um mercado condiciona a Conduta das empresas neste mercado, e tal conduta afeta o Desempenho destas empresas (ver Figura 1).
Em analogia, na Metodologia AGC três componentes interdependentes estão relacionados: a Arquitetura (a forma como está organizada em termos dos seus ativos tangíveis e intangíveis) de uma empresa, organização, ou instituição, condiciona a sua Governança, e esta, por sua vez, condiciona a trajetória do seu Crescimento (ver Figura 2).
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber um pouco mais a respeito de nossa Metodologia Arquitetura-Governança-Crescimento, sinta-se a vontade para nos contatar!
(*) Aqueles que desejarem receber uma cópia digital deste artigo, é só escreverem para o endereço: creativante@creativante.com.br .
|
|
CREATIVANTE -
www.creativante.com.br
E-mail: creativante@creativante.com.br
|
Copyright©2007-2008 Creativante
Todos os direitos reservados.