22/10/2007                                                                                                                                                                                                        Ano I - Edição 30

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        Cadastre-se aqui para assinar a nossa newslleter!                                                                                                                        Ler a edição anterior | Ler a Próxima

 

 

No seu livro de 2004, intitulado The Paradox of Choice: why more is less (O Paradoxo da Escolha: porque mais é menos) - não constatamos a existência de tradução deste livro para o português, Barry Schwartz (Psicólogo, Professor de Teoria Social e Ação Social da Swarthmore College, Pennsyvania, EUA) lida com um dos grandes mistérios da vida moderna: por que é que as sociedades de grande abundância — onde aos indivíduos são oferecidas mais liberdade e opções de escolha (pessoal, profissional, material) que antes — estão agora testemunhando uma depressão beirando uma quase-epidemia? A sabedoria convencional nos diz que mais opções de escolha é melhor para o bem de todos, mas o Prof. Schwartz argumenta exatamente o oposto. Ele defende que a abundância de opções de escolha no mundo de hoje está cada vez mais nos tornando seres infelizes.


De acordo com o Prof. Schwartz a infinidade de opções de escolha que nos confrontamos nos dias de hoje é paralisadora e está exaurindo a psique humana.  Ela nos leva a levantar um conjunto não razoável de grandes expectativas, a questionar nossas escolhas mesmo antes de nós decidirmos, e nos leva a acreditar que nossos fracassos são uma questão inteiramente de nossa responsabilidade.  Seus exemplos, que vão desde bens de consumo (jeans, TVs, molhos de saladas) até escolhas de estilos-de-vida (onde morar, que emprego obter, com quem e quando casar), sublinham seu ponto central: a abundância de opções de escolha fragiliza a felicidade.


Os trabalhos de pesquisa anteriores do Prof. Schwartz focalizaram a moralidade, a tomada de decisão e as variadas inter-relações entre ciência e sociedade. Antes de The Paradox ele publicou o livro
The Costs of Living (Os Custos de Vida), em que ele traça o impacto do pensamento da economia “de livres forças de mercado” na explosão do consumismo – e o efeito do que ele chama novo capitalismo nas instituições sociais e culturais que outrora funcionavam “acima” do mercado, tais como a medicina, os esportes e o direito.

 

Para aqueles interessados em saber mais sobre as idéias do Prof. Schwartz, abaixo seguem a indicação do seu site na Internet, bem como dois vídeos de palestras suas recentes:


http://www.swarthmore.edu/SocSci/bschwar1/

http://www.ted.com/index.php/speakers/view/id/91

http://video.google.com/videoplay?docid=6127548813950043200

 

Se você ainda não definiu sua estratégia de informação, sinta-se à vontade para nos contatar!

 

 

CREATIVANTE www.creativante.com.br
Av. Barbosa Lima, Nº149, Sala 313-A, Bairro do Recife, Recife/PE, CEP 50.030-017
Telefone/Fax: 55-81-32242887
E-mail: creativante@creativante.com.br