02/04/2007                                                                                                                                                                                                          Ano I - Edição 1

 

 

 

 

 

 

 

 

                                                                                                                                                                                                                                 Ler a próxima

 

Lançamento da Creativante

 

Vivemos hoje num mundo cada vez mais complexo e permeado por uma abundância de informações. Os avanços em ciência, tecnologia e inovação nos dão uma sensação de que as únicas coisas constantes são, paradoxalmente, as contínuas mudanças.


Alguns preferem afirmar que nós estamos vivendo numa Era Exponencial. De acordo com a mais popular versão da Lei de Moore (relacionada a uma constatação empírica de Gordon Moore, fundador da Intel, empresa produtora de chips para computadores), a capacidade de processamento computacional, por unidade de custo, duplica a cada dezoito meses.


Não é por outra razão que se estima que 40 exabites (4,0 x 1019) de informação exclusivamente nova serão produzidos em todo o mundo este ano; que a quantidade de informação técnica duplica a cada ano, e que em 2010 duplicará a cada 72 horas; e que a terceira geração de fibras ópticas já pode transmitir 10 trilhões de bits por segundo num único fio, o que equivale a 1.900 CD´s ou 150 milhões de chamadas telefônicas por segundo.


Neste ambiente complexo, exponencialmente evolutivo de informações, que demanda ferramentas cognitivas, de tratamento e filtragem de informações, novas, como sua empresa, organização ou instituição está se preparando/adaptando a estas novas circunstâncias?


Acompanhando este complexo ambiente, estamos constatando um novo fenômeno, que é a fusão de três culturas que antes estavam apartadas: a Cultura da Ciência, a Cultura das Humanidades e das Artes, e a hoje mais reconhecida Cultura da Tecnologia e da Inovação. No seio desta “Nova Cultura”, encontram-se as Indústrias e Serviços Criativos- ISC, que são aquelas atividades que têm origem na criatividade individual e geram riqueza e empregos a partir de propriedade intelectual, dentre elas design, filme e vídeo, música, software, jogos eletrônicos, televisão e rádio.

 

A Creativante é uma empresa de consultoria econômica voltada para estas ISC, e conta com expertise especializada no tratamento de questões que estão surgindo no contexto desta Nova Cultura. Uma das ferramentas de trabalho da Creativante é o seu enfoque de Estratégias de Informação.


Na Creativante acreditamos que para que uma empresa, organização, ou instituição se adapte ao presente ambiente complexo, exponencialmente evolutivo de informações, e à Nova Cultura emergente, ela necessita ter uma estratégia clara de, e para, a informação. Ela necessita ter uma estratégia para administração dos seus conteúdos de informação, somada a uma estratégia de sistemas de organização de informação e, finalmente, somada a uma estratégia de tecnologias de informação e comunicação. Em resumo:
 

 

ESTRATÉGIA DE/PARA INFORMAÇÃO

 

=

Estratégia de Administração de Informação

+

Estratégia de Sistemas de Informação

+

Estratégia de Tecnologias de Informação

 


Se sua empresa, organização, ou instituição ainda não definiu sua Estratégia de Informação, sinta-se à vontade para nos contactar!

CREATIVANTE www.creativante.com.br
Av. Barbosa Lima, Nº149, Sala 313-A, Bairro do Recife, Recife/PE, CEP 50.030-017
Telefone/Fax: 55-81-32242887
E-mail: creativante@creativante.com.br