Na newsletter da semana passada, iniciamos o tratamento do tema “Teorias, Design e Implementação de Estratégias”. Nela argumentamos que hoje precisamos dotar os líderes de negócios com um “menu/cardápio” multifacetado e multidimensional de teorias consagradas e emergentes, bem como de novos insights, modelos, e ferramentas, para que eles próprios, nas suas escolhas de caminhos estratégicos em suas jornadas de definição de estratégias, possam (com seus times) acessar (de forma inteligente) teorias, bem como projetar (design) e implementar as estratégias que mais lhe aprouverem. Vimos também um elenco de teorias de estratégia consagradas, e nesta newsletter lidamos com teorias emergentes.

Em livro deste editor, publicado em 2015, já iniciávamos a discussão sobre o impacto das emergentes tecnologias de informação e comunicação – TICs na redefinição das estratégias das empresas, organizações e instituições. Naquela oportunidade apontávamos que o advento e a presença ubíqua das tecnologias digitais, e o passo das inovações guiadas por tecnologia, estavam transformando organizações, a economia e a sociedade como um todo.

Foi naquele livro que apontamos para os trabalhos do ERCIS- European Research Center for Information Systems, liderado pelo Professor Rolf Alexander Teubner, do Institute for Information Systems, Westfälische Wilhelms - University of Münster, Münster, Alemanha. Este Centro investigava a área de “Strategic Information System Planning – SISP”, ou seja, o tratamento da Estratégia de Sistemas de Informação na estrutura e no desempenho de organizações e empresas.

Em trabalho recente, intitulado “IT/IS Strategy Research and Digitalization: An Extensive Literature Review”, o Prof.Teubner, Jan Stockhinger e equipe mostram que a estratégia de TI/SI (Tecnologia de Informação/Sistema de Informação) é de central importância para a prática, e muitas das bem definidas linhas de pesquisa têm contribuído para nosso entendimento desta temática (i.e., IT/IS Strategy). No entanto, ao longo da última década, a digitalização tem transformado fundamentalmente o mundo dos negócios e colocado em questão a sabedoria da estratégia tradicional. À medida que as TICs são o motor dessa transformação digital, nós podemos esperar uma ainda maior mudança fundamental no pensamento da IT/IS strategy.

Para verificar esta expectativa, os autores desenvolveram uma extensa e profunda revisão da literatura acadêmica neste tópico. Para o intervalo de 2008 a 2018, eles trataram 5 (cinco) diferentes direções no desenvolvimento da pesquisa em IT/IS strategy. Eles também identificaram uma mudança em como a IT/IS strategy está definida e investigada neste período. Além disso, eles apresentam um debate emergente sobre como a digitalização desafia a sabedoria tradicional da IT/IS strategy.

Para os fins desta newsletter, as cinco direções apontadas no trabalho são:

  1. Das Estratégias Organizacionais para as Estratégias Supra Organizacionais – ou seja, a interconectividade baseada em TI se fundiu na fábrica de produtos, serviços e processos de negócios, o que tem aumentado a diversidade, adaptatividade, a interconectividade, e a interdependência das empresas; daí o surgimento dos CABS – complex adaptive business systems (sistemas de negócios adaptativos e complexos) – como uma nova perspectiva supra organizacional a ser pesquisada;
  2. De um Ambiente Razoavelmente Ponderado para os Ambientes Turbulentos – ou seja, os CABS passam a existir numa paisagem competitiva e áspera onde as tecnologias digitais estão acelerando mudanças;
  3. Da Exploitation (uso, aproveitamento) para a Exploration (investigação, experimentação) – além de responder com agilidade aos ambientes turbulentos, a nova pesquisa na área aponta que as estratégias inovadoras de IT/IS afetam o desempenho dos negócios;
  4. Das Capacidades de IT/IS para as Capacidades de Negócios possibilitadas por IT – os pesquisadores hoje não somente investigam os recursos de TI e capacidades em um ponto específico do tempo, mas sim eles também examinam como boas organizações estão criando, estendendo, ou modificando seus recursos de TI e capacidades para responder às mudanças no ambiente de negócios;
  5. Da Estratégia de IT/IS para a Estratégia Digital – como as tecnologias digitais se tornaram parte integral dos produtos e serviços, interações com consumidores, e modelos de negócios de empresas contemporâneas, muitos scholars argumentam que as tecnologias digitais necessitam ser consideradas como uma parte integral do desenvolvimento da estratégia do negócio.

Estas direções, e de modo particular a última, levam-nos a apontar para um novo argumento da Creativante. Depois de examinar o trabalho acima descrito, e depois de investigar outros trabalhos nesta temática (como aqueles de “Calls for Papers” para edições especiais tais como “Strategizing in a digital world”, pela revista Long Range Planning, pelo “Strategies in the Global Digital Economy” do Global Strategy Journal, do “Strategy in the Digital Age”, da revista Strategy Science), observamos que tais trabalhos de certa forma ignoram a importância da área do Design (e de modo particular, Design Thinking) na concepção e na implementação de novas estratégias de processos, produtos, serviços, mecanismos, e mesmo de negócios.

Neste sentido, na próxima newsletter vamos trazer para esta discussão mais uma teoria emergente, que é a C-K Theory – Concept Knowledge Theory, ou seja, a Teoria do Conceito Conhecimento, que percebe o pensamento criativo como uma lógica racional, rigorosa e consistente, e que demonstra como a área do Design tem muito a contribuir na definição e na implementação de novas estratégias de negócios.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre teorias, design e implementação de estratégias, não hesite em nos contatar!