Nas newsletters dos dias 24/01/2021, 31/01/2021 e 07/02/2021, apontamos para a necessidade hoje de prover líderes de negócios com um “menu/cardápio” multifacetado e multidimensional de teorias consagradas e emergentes, bem como de novos insights, modelos, e ferramentas, para que eles próprios, nas suas escolhas de caminhos estratégicos em suas jornadas de definição de estratégias, possam (com seus times) acessar (de forma inteligente) teorias, bem como projetar (design) e implementar as estratégias que mais lhe aprouverem. 

Nesta última newsletter da série, tratamos muito brevemente do uso das mais recentes ferramentas para a implementação das novas estratégias, particularmente as ferramentas de tecnologias digitais. É uma compilação grosseira, que buscou apenas capturar aquelas ferramentas que têm mais visibilidade na Internet.

A título de um resgate simplificado das etapas principais do método do Design Thinking (Empathize/Empatizar, Define/Definir, Ideate/Idear, Prototype/Prototipar e Test/Testar), que podem ser utilizadas em projetos (por exemplo, de empreendedorismo) quando se está passando, de um lado, pela fase do entendimento de um problema até o encontro de uma solução, e, de outro lado, pela trajetória partindo de não ter um modelo de negócio até o encontro de um modelo ainda não validado (ver Figura 3 da newsletter de 21/10/2018), podemos destacar as seguintes ferramentas:

  • Empathize: Typeform, Zoom, Creatlr;
  • Define: Smaply, Userforge, MakeMyPersona;
  • Ideate: SessionLab, Stormboard, IdeaFlip;
  • Prototype: Boords, Mockingbird, POP;
  • Test: UserTesting, HotJar, PingPong.

Além disso, já é possível encontrar no mercado ferramentas para o processo completo do Design Thinking através de soluções tecnológicas como as do Sprintbase, InVision, Mural, Miro. No entanto, no que diz respeito a projetos comerciais abrangentes, relacionados com estratégias de negócios baseados em Design Thinking, ainda são muito poucas as que podem ser rapidamente encontras no mercado.

Uma exceção à regra, é aquela que foi desenvolvida em Pernambuco pela The Digital Strategy Company – DTS, localizada no Porto Digital, em Recife, e que se intitula “Strateegia”. O Strateegia, de acordo com seus fundadores, é “um framework para transformação [ou adaptação] digital de [grandes] organizações. É um caminho experimental por excelência, onde o amadurecimento do processo de transformação digital exige uma adaptação cultural que demanda vivenciar a criação, o desenvolvimento e a disseminação de plataformas digitais inovadoras e sustentáveis”.

Como bem explicitado pelos seus desenvolvedores, o Strateegia é um framework que tem como principal característica ser uma ferramenta-meio de ajuda na concepção, desenho e implementação de novas estratégias digitais, e que adota o Design como uma abordagem para criar e construir futuros. Neste sentido, não parte de teorias de estratégias de negócios dominantes, e nem se vale de fundamentos básicos da microeconomia das empresas e organizações. No entanto, isso não tira o grande mérito da ferramenta. Muito ao contrário, como não está amarrada a nada tradicional em termos de concepção e execução de estratégias, o Strateegia tem a “liberdade criativa” que é necessária para inovar a cultura e o modo de conceber e desenvolver estratégias para a nova economia e sociedade digitais.

Em resumo, há um amplo universo de oportunidades a serem desbravadas neste complexo e evolvente mundo das teorias, design e implementação de estratégias. O desafio à frente é o desenvolver teorias, ferramentas, métodos que facilitem cada vez mais a tarefa dos líderes de negócios de escolherem as estratégias que mais se adequem aos seus interesses!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre teorias, design e implementação de estratégias, não hesite em nos contatar!