Semana passada tratamos de um livro sobre teoria, definições e medições de scale-ups e empresas de alto crescimento. Um aspecto referenciado no livro, mas não aprofundado, é o das scale-ups e da escalagem em um “international business -IB context” - contexto internacional de negócios. Este aspecto foi abordado com mais detalhes no artigo cujo título é reproduzido no título desta newsletter.

Neste artigo, os autores argumentam que scaling, o persistente e rápido crescimento para entregar um modelo de negócio viável, frequentemente incorpora uma explícita dimensão internacional de negócios. No entanto, a pesquisa sobre gestão e organização de scaling e scale-ups em um contexto internacional tem sido limitada.

Logo, os autores trabalharam sobre o prévio entendimento da temática para diferenciar scaling em três cenários – iniciativa, organização e ecossistema – e elaboraram sobre os seus respectivos aspectos de negócios internacionais. Como resultado, os autores observaram que somos susceptíveis a diferentes propósitos organizacionais e aos seus respectivos aspectos de negócios internacionais.

Para o desenvolvimento do artigo, os autores começaram elaborando como scaling se relaciona com construtos adjuntos de negócios internacionais para reforçarem a clareza conceitual, e para reduzirem a ambiguidade que minou o progresso acadêmico neste tópico até então. Em seguida, os autores elaboraram sobre scaling em diferentes cenários ao diferenciarem entre a escalagem de iniciativas, de organizações e de ecossistemas., e ofereceram definições específicas que são sensíveis à dimensão de negócio internacional de cada cenário.

Além disso, os autores trabalham sobre manifestações típicas de aspectos transfronteiras para cada cenário, e prestaram atenção para missões comerciais, sociais e híbridas de cada cenário, e seus associados guias de impacto comercial e/ou social através de scaling.

Finalmente, os autores salientaram algumas áreas promissoras para pesquisa futura sobre scaling. Isto incluiu discussão sobre algumas formas em que importante conceitos e teorias de negócios internacionais – incluindo tensões organizacionais, rápida internacionalização, conhecimento e aprendizado organizacional, digitalização, modelos de negócios, teoria institucional, bem como geopolítica e estratégias políticas – podem também ser desenvolvidas em maior extensão ao examinar scaling.

De forma resumida, os autores apontaram, para cada um dos três cenários de scaling – de iniciativas, de organizações e de ecossistemas - manifestações típicas de atividades de negócios transfronteiras que são susceptíveis a diferentes propósitos organizacionais, e sumarizam tudo na Tabela 1 indicada à frente. Adicionalmente, os autores indicaram exemplos de estudos sobre scaling em contextos internacionais de negócios (ver Figura 1 à frente), por foco de scaling e segundo o propósito de scaling.

Eis aqui um conjunto de temas que são pouco tratados de forma sistemática nas empresas do mundo real, mas que remetem de volta aos desafios apontados na literatura sobre empreendedorismo, como salientado no livro resenhado semana passada. Afinal, o que são “born globals” (nascidas globais) – empresas que se internacionalizam a partir do seu estágio inicial? Existem as “born scale-ups”? Algumas empresas podem escalar diretamente do seu nascimento?

Eis aí um conjunto de questões interessantes para discutirmos num contexto de uma economia cada vez mais internacionalizada!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre scale-ups e scaling, não hesite em nos contatar!

Tabela 1 – Scaling em diferentes cenários organizacionais
Scaling initiativesScaling organizationsScaling ecosystems
Definition in IB context Entrepreneurial initiative that is rapidly and persistently grown to a viable business model across multiple international locations within an established organization Persistent rapid growth of an entire organization to deliver its viable business model across different international markets Persistent rapid growth of an ecosystem to deliver a viable business model across different international contexts
Replication dilemma Driven primarily by the need for product or process adaptation to local needs and the ability of the MNC to integrate the new initiative in its (international) units Replicability of the business model mostly faces limits of institutional differences to establish a viable organizational model in different countries Bottlenecks and liability of ecosystem integration in local markets may require local responsiveness to reconfigure ecosystem in different locations
Internal transformation Often in the form of bottom-up or dispersed innovation with transformation potential for the overall MNC Internal transformation as a growth and learning process Complemented by external transformations due to increasing number of users, complementors and partners
Specifics of scaling in an IB context
  • Impact of scaling initiatives on local/global value creation
  • Bargaining between headquarters and subsidiaries about legitimacy and the resources to realize the initiative
  • Potential power struggles between peer units
  • Timing, interdependence and context-dependence of practices and knowledge transfer methods
  • Business model design and architecture which facilitate simultaneous replication across international markets and local adaptation
  • Speed and scope of scaling across borders
  • Internal factors, such as organization design, management team, professionalization, and organizational culture, motivation and objectives are central to international scaling
  • Scaling may involve different entry modes
  • Institutional differences require ecosystem versatility
  • Reconfiguration of the ecosystem with local and global partners

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1090951622000888

Tabela 2 – Estudos exemplos de scaling em contextos internacionais de negócios
Scaling FocusEcosystem

Digital platforms and ecosysytems as shaping international scaling (Nambisan, Zahra, & Luo, 2019)

Cross-country externalitiesin user networks (e.g. Chen et al., 2019; Shaheer et al., 2020; Stallkamp & Schotter, 2021)

Scaling of ecosystem influences speed of scaling of organizations (Busch & Barkema, 2021) Ecosystem versatility as driver of scaling speed (Tatarinov et al., 2022)
Organization

International scaling of IKEA (Jonsson & Foss, 2011) and digital businesses (Stallkamp et al., 2022; Mihailova, 2022)

Navigation of "replication dilemma" (Winter & Szulanski 2001; Ringov et al., 2022b), speed of scaling (Ringov et al., 2022a; Buege & Ozcan, 2021), and global scaling paradox (Tippmann et al., 2022)

Social organization and their use of bricolage in resource-constraint contexts (Busch & Barkema, 2021)

Template development and replication across the base of pyramid (Chliova & Ringov, 2017)

--
Initiative Scaling of franchise in host markets (Szulanski & Jensen, 2006; Jensen & Szulanski, 2007) -- Social innovation in the United Nations (Tatarinov & Ambos, 2022)
CommercialHybridSocial
Purpose

Fonte: https://www.sciencedirect.com/science/article/pii/S1090951622000888