Como apontamos na newsletter da semana passada, Scaling up Ecosystems (Escalando Ecossistemas) Parte 1, em nossa pesquisa relacionada com a convergência de três dos principais ecossistemas financeiros do momento (o CeFi, o DeFi, e o PlatFi, mostrados na Figura 1 à frente), já sugerimos os nossos arcabouços analíticos iniciais para aplicação de 02 (dois) dos 03 (três) pilares do modelo conceitual que desenvolvemos no nosso livro de 2015, Effects of IT on Enterprise Architecture, Governance, and Growth, ao caso dos ecossistemas financeiros baseados em plataformas digitais, a saber, o pilar de governança e o pilar da arquitetura. Restava-nos apresentar o arcabouço analítico do pilar do crescimento.
E foi assim que chegamos aos trabalhos do consultor indiano chamado Sangeet Paul Choudary. Choudary nos indica que os novos e inovadores modelos de negócios horizontais (resultantes do “desagrupamento” – via novas tecnologias digitais - das tradicionais cadeias de valor verticalmente integradas) desempenham papeis diferentes dependendo de onde eles emergem na cadeia de valor. Segundo ele, em um ecossistema tipicamente nós podemos ver 03 (três) tipos de modelos de negócios horizontais emergindo – Agregadores, Integradores e Infraestruturas, os quais podem ser distinguidos baseado nas suas posições na cadeia de valor. Adicionalmente, empresas podem se especializar e agir como Provedores de Capacidades.
Comecemos então, pelos Agregadores. Os agregadores agregam a demanda, a atenção e os dados dos consumidores em escala para assumirem posições dominantes no ecossistema de consumo. Eles são consumer-facing business models (modelos de negócios lidando com consumidores) que: 1) agregam demanda do consumidor ao; 2) edificarem engajamento e captura de dados em escala através; 3) do provisionamento de serviços ao consumidor. As maiores empresas da última década – Facebook (Meta), Amazon, Netflix, Apple, Google – adotaram múltiplas famílias de modelos de negócios, mas quase todos deles estabeleceram sua dominância primeiramente como agregadores.
A rede social do Facebook criou um serviço ao consumidor de alto engajamento para agregar demanda. A filiação ao Amazon Prime bem como ao assistente de voz Alexa são exemplos de agregadores que agregam demanda em direção aos seus serviços de comércio e de mídia.
Os agregadores desempenham três funções chave em um ecossistema de negócios:
- Provisionamento de serviços ao consumidor: agregadores ofertam serviços aos consumidores finais e engajam consumidores através de personalização guiada por dados e habit design (desenho de hábitos). Por exemplo: o engenho de busca do Google, o alimentador de notícias do Facebook, ou o Amazon Echo;
- Gerenciamento de discernimentos a partir de dados dos consumidores: agregadores capturam dados do consumidor em escala e ofertam isto de volta como analítica para os consumidores (e.g. aplicações de fitness|) ou discernimentos para produtores (e.g. discernimentos de mercado ofertados a vendedores por plataformas de ecommerce), ou como alvo e produtos de propaganda) (e.g. produtos de propaganda no Google e Facebook);
- Pareamento entre produtores e consumidores: agregadores pareiam produtores terceiros e seus produtos/serviços para consumidores, usando dados sobre ambos os lados para facilitar o pareamento. Ao fazer isto, eles agregam transações num amplo mercado e em escala.
De forma esquemática, Choudary nos mostra (ver Figura 2 à frente) como os agregadores escalam e dominam através de dois fatores chave: os Learning Effects (Efeitos de Aprendizado) e os Network Effects (Efeitos de Rede). Observando, de um lado, a esfera à esquerda da Figura 2, os agregadores se beneficiam dos efeitos de aprendizado, onde quanto mais dados eles capturam sobre consumidores, mais altas são suas habilidades de entregar uma experiência personalizada e relevante, levando a um maior engajamento do consumidor, e mesmo maior escala e escopo de captura de dados.
Por outro lado, pela esfera à direita da Figura 2, os agregadores se beneficiam de efeitos cruzados de rede, onde mais consumidores entrando na plataforma atraem mais produtores, e mais produtores adentrando aumentam as escolhas para os consumidores, atraindo ainda mais consumidores. Para reforçar os efeitos de rede, plataformas de agregadores buscam aumentar os custos de multihoming (rede conectada à vários provedores) para ambos os lados, particularmente para consumidores.
Na próxima newsletter nós apresentaremos o perfil dos Integradores como outro tipo de modelo de negócio horizontal.
Se sua empresa, organização ou instituição, deseja saber mais sobre escalagem de ecossistemas de negócios, não hesite em nos contatar!