Nas últimas duas semanas apresentamos dois tipos de modelos de negócios horizontais (essenciais para o escalonamento/crescimento de ecossistemas de negócios a partir das novas tecnologias digitais), tais como preconizado pelo consultor indiano Sangeet Paul Choudary, a saber: o dos Agregadores e o dos Integradores. Nesta newsletter iremos tratar do terceiro tipo, o dos Provedores de Infraestrutura.

Os provedores de infraestrutura ofertam infraestrutura, padrões, serviços de informação e ativos de dados centrais para informar, coordenar, e dar suporte às atividades de produção em que as empresas se engajam. Tais infraestruturas coordenam as atividades do ecossistema de empresas ao longo de processos centrais de produção em direção a um produto comum de produção.

Os provedores de infraestrutura desempenham três funções chave em um ecossistema de negócios:

  • Formulam uma visão de futuro e um roteiro do ecossistema: Eles formulam uma visão do ecossistema emergente e especificam um roteiro de conquistas que organizam e dão suporte ao ecossistema, permitindo produtores alinharem seus roteiros com essas conquistas. De maneira particular, isto é comumente observado com sistemas operacionais, os quais criam e publicam roteiros para os desenvolvedores, capacitando-os a coordenarem suas construções em sincronia com os roteiros dos sistemas operacionais;
  • Ofertam serviços de conhecimento para o ecossistema: Os provedores de infraestrutura capturam amplos dados de processos de produção da indústria, e estão posicionados de forma única a ofertarem serviços de conhecimento para seus ecossistemas. Modelos de machine learning são ativos chave gerenciados pelas infraestruturas e licenciados como serviços de conhecimento para os atores do ecossistema;
  • Expandir, e atrair, provedores de serviços terceiros a bordo: Considere, por exemplo, Amazon Web Services. Os quais ofertam ampla infraestrutura de cloud computing, mas também integram e oferecem acesso a ofertas de provedores de serviços de terceiros através de seu AWS Marketplace. Shopify, outra infraestrutura, oferece a infraestrutura para comerciantes rodarem um armazém online, mas também integra provedores terceiros de logística, através da Shopify Fulfilment Network.

De forma esquemática, Choudary nos mostra (ver Figura 1 à frente) como os provedores de infraestrutura escalam e dominam através de três fatores chave: o Greater Lock-in (Aprisionamento Maior), as Economies of Scale (Economias de Escala), e os Learning Effects (Efeitos de Aprendizado). Observando, de um lado, a esfera à esquerda da Figura 1, os provedores de infraestrutura inicialmente podem criar um aprisionamento maior para os atores da indústria à medida que as empresas se tornam dependentes dos seus padrões e serviços. À medida que as empresas constroem sobre as infraestruturas, mais valor elas veem em gerenciar mais dos seus fluxos de trabalho através da infraestrutura, o que resulta em maior aprisionamento ao longo dos processos, levando a mais compromissos de construir nas infraestruturas.

Pela esfera central da Figura 1, observa-se que os provedores de infraestrutura se beneficiam de economias de escala, onde os custos fixos da propriedade da infraestrutura podem ser espalhados ao longo de um número maior de empresas participantes, o que possibilita utilização maior desses ativos fixos, para gerar mais receitas que devem ser investidas para aumentar a base de ativos.

Finalmente, pela esfera à direita da Figura 1, em adição às vantagens do lock-in e das economias de escala, as infraestruturas que alavancam ativos de dados podem também se beneficiar de learning effects onde maior captura de dados melhora os modelos de predição, levando a mais adoção da infraestrutura, o que, por seu turno, leva a mais captura de dados.

Na próxima newsletter nós apresentaremos, de forma conclusiva desta série, o perfil dos Provedores de Capacidades como um tipo adicional de modelo de negócio horizontal.

Se sua empresa, organização ou instituição, deseja saber mais sobre escalagem de ecossistemas de negócios, não hesite em nos contatar!

Figura 1 – Como os provedores de infraestrutura escalam e se beneficiam

Gráfico mostrando como os provedores de infraestrutura escalam e se beneficiam

Fonte: https://platforms.substack.com/p/ecosystem-business-models-a-teardown