23/04/2007                                                                                                                                                                                                          Ano I - Edição 4

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

        Cadastre-se aqui para assinar a nossa newslleter!                                                                                                                        Ler a edição anterior | Ler a Próxima

 

 

Software tem evoluído de uma estrutura monolítica, centralizada e estática (que chamamos “fat cat phase”) para uma estrutura modular, distribuída e dinâmica, tanto no nível de processo quanto no de produto. O mercado está demandando um desenvolvimento de software que seja flexível, adaptável, confiável, e evolvente, que possa responder mais rapidamente às necessidades dos consumidores.


Mais do que ser desenvolvido por uma única organização, ele está sendo construído por partes federadas, que são desenvolvidas por distintas organizações. Da mesma forma, os produtos de software estão crescentemente sendo criados e evoluídos através da congregação de componentes e serviços de software individuais que podem ser descobertos e combinados dinamicamente. Em casos extremos, a forte distinção entre uma fase estática, em que o software é projetado, composto, validado, e aplicado, e a fase de tempo de execução, em que um sistema cuidadosamente definido e imutável é operado, desapareceu completamente. Software pode evoluir dinamicamente enquanto está operando, através de uma variedade de mecanismos que incluem descoberta dinâmica, negociação e amarração.


Um aspecto que marcou o desenvolvimento de software por décadas foram os descumprimentos. O tópico da estimativa de esforço tem recebido muita atenção na pesquisa de engenharia de software, mas não há evidência de melhoria na estimativa de precisão ao longo dos últimos 20 anos. Numa recente pesquisa de estimativa de descumprimentos em projetos de desenvolvimento de software, mostrou-se que projetos governamentais em média tinham maiores descumprimentos de esforço do que os projetos privados. Os projetos governamentais e privados não diferiam em quaisquer das características de projeto medidas, tais como metodologia de desenvolvimento, capacidade do vendedor, tamanho do projeto, ou duração do projeto. A única diferença era a categoria do cliente.


E você? Em qual posição se encontra no trato com desenvolvimento de software ou serviço associado: está adquirindo um produto (ou serviço) ou está desenvolvendo? Você ainda está na “fat cat phase” ou já migrou para a nova fase? Está avaliando corretamente as medidas de precisão? Se não, sinta à vontade para nos contatar!

CREATIVANTE www.creativante.com.br
Av. Barbosa Lima, Nº149, Sala 313-A, Bairro do Recife, Recife/PE, CEP 50.030-017
Telefone/Fax: 55-81-32242887
E-mail: creativante@creativante.com.br