14/05/2007                                                                                                                                                                                                          Ano I - Edição 7

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

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Entre os americanos ricos, as taxas de adoção/uso de aplicações da primeira onda da Web (Web 1.0), tais como e-mail, compras eletrônicas, busca de notícias e informações, estão perto de 100%, enquanto a segunda onda de aplicações – ou Web 2.0 – está ganhando ampla aceitação. Esta mudança cria oportunidades para marqueteiros de bens de luxo aprofundarem seus relacionamentos com as clientelas ricas, e a habilidade com que elas abracem – ou percam – estas oportunidades terá implicações de longo-prazo.

Um dos mais dramáticos aumentos em uso de aplicações Web 2.0 é a leitura de blogs (dois que aconselhamos são: http://blog.meira.com e http://jccavalcanti.wordpress.com) (isto mesmo, blogs!). Mais de ¾ dos americanos (76%) ganhando mais de US$ 150.000 anuais responderam ter feito isso em 2007, comparado com 57% que disseram que leram blogs numa pesquisa semelhante em 2005. Uma percentagem menor escreve blogs, mas esta prática tem mostrado um grande avanço, crescendo de 18% em 2005 para 24% hoje. Mais da metade dos ricos usuários da Web 2.0 (55%) se comunicam via mensagem eletrônicas instantâneas.

O que muitas empresas de luxo consideram interessante é a crescente popularidade dos sites de redes sociais entre os ricos, mas no longo-prazo, pode não ser sobre os usuais suspeitos. Em torno de 1/3 (31%) dos ricos responderam estar usando um site de rede on-line, mas somente 13% disseram que eles são membros do YouTube (hoje pertencente ao Google), e somente 10% responderam ser membros do MySpace (hoje do Grupo News Corporation, do magnata da mídia global Rupert Murdoch). Menos popular ainda são LinKedIn (7,0%), o site de redes para fotos Flickr.com, Yahoo!360, Friendster e Facebook (3,0%).

Previsivelmente, sites de redes sociais são hoje mais populares entre os ricos jovens consumidores; 41% dos ricos, de 44 anos de idade e menos, são membros de sites de redes sociais, somente 19% têm 45 a 54 anos, e 12% destes têm 55 anos ou mais. Adicionalmente, homens são mais prováveis de serem membros de sites de redes sociais – 32% contra 22% das mulheres.

A adoção da Web 2.0 pelos ricos espelha a rápida adoção pelas crianças dos baby boomers (aqueles que nasceram num boom de nascimentos, como o que ocorreu depois da II Guerra Mundial), ou seja, a “Net Generation” (Geração em Rede), um termo cunhado por Don Tapscott, autor do livro “Growing Up Digital: the Rise of the Net Generation” (Crescendo Digital: a Emergência da Geração em Rede).

Os “wealthy boomers” são os mais educados, e os que mais conquistaram na história, relatou Milton Pedraza, Executivo do Instituto do Luxo (http://www.luxuryinstitute.com ), que produziu a pesquisa que aponta os dados aqui relatados. Segundo ele, estes ricos nunca planejam se aposentar, permanecem conectados tecnologicamente 24/7/365 (24 horas, 7 dias por semana, 365 dias no ano) por necessidade.

Logo (aviso aos marqueteiros) formem expectativas de que eles abracem, e paguem por, exclusivas e colaborativas comunidades on-line que sejam relevantes para que eles atinjam metas maiores em suas vidas pessoais e profissionais, e não nas “segundas” vidas deles. Este segmento, que tem muito a perder, irá evitar comunidades abertas ao público que sejam enviesadas e conflituosas, e impulsionadas por propaganda. Eles não ficaram ricos por serem tolos!

Portanto, se sua empresa, organização ou instituição ainda não definiu sua estratégia na Web 2.0, sinta-se à vontade para nos contatar!

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