Você sabe o que é a Internet Industrial? Este conceito vem sendo popularizado pela General Electric (GE) através do desenvolvimento de suas novas tecnologias. Segundo a empresa, suas novas tecnologias estão fundindo Big Iron com Big Data para criar máquinas brilhantes. Esta convergência de máquina e dados inteligentes é o próprio conceito de Internet Industrial, o qual está mudando a forma como trabalhamos.
Segundo o documento “Industrial Internet: Pushing the Boundaries of Minds and Machines” (Empurrando as Fronteiras das Mentes e das Máquinas), desenvolvido por Peter C. Evans e Marcos Annunziata para a GE, e publicado em 26/11/2012, o mundo está num limiar de uma nova era de inovações e mudanças com a emergência da Internet Industrial. Ela está acontecendo através da convergência do sistema global industrial com o poder da computação avançada, analítica, sensores de baixo custo e novos níveis de conectividade permitidos pela internet.
A junção aprofundada do mundo digital com o mundo das máquinas sustenta o potencial para trazer profundas transformações para a indústria global, e deste modo, muitos aspectos da vida cotidiana, incluindo o modo como muitos de nós trabalhamos. Estas inovações prometem trazer grandes velocidades e eficiência para as indústrias tão diversas quanto a aviação, transporte ferroviário, geração de energia, petróleo e gás, e cuidados com a saúde. Sustentam também a promessa de forte crescimento econômico, mais e melhores empregos, e elevação dos padrões de vida, seja nos EUA ou na China, em uma mega cidade na África ou em uma área rural do Kazaquistão.
E como isto é possível? Os autores argumentam que a Internet Industrial traz juntos os avanços de duas revoluções transformadoras: a miríade de máquinas, instalações, frotas e redes que emergiram da Revolução Industrial, e os poderosos avanços recentes em computação, sistemas de informação e comunicação trazidos pela Revolução da Internet. Juntos estes desenvolvimentos trazem juntos três elementos que incorporam a essência da Internet Industrial:
- Máquinas Inteligentes: novos modos de conectar a miríade mundial de máquinas, instalações, frotas e redes com sensores avançados, controles e aplicações de software;
- Analítica Avançada: estimulando o poder da analítica baseada na física, algoritmos preditivos, automação e expertise em ciência dos materiais, engenharia elétrica e outras disciplinas chave requeridas para entender como as máquinas e os grandes sistemas operam;
- Pessoas no trabalho: conectando pessoas, estejam elas no trabalho em instalações industriais, escritórios, hospitais ou em movimento, a qualquer hora para dar suporte a projetos inteligentes bem como a serviços de mais alta qualidade e segurança.
Para os autores nós estamos vivenciando uma Terceira Onda de inovações – a da Internet Industrial (depois da Primeira Onda, que foi a da Revolução Industrial, e da Segunda Onda, que foi a Revolução da Internet).
E quão grande é a oportunidade gerada pela Internet Industrial? De acordo com os autores, a Internet Industrial tem um potencial de girar algo no entorno de US$ 32,3 trilhões, ou seja, 46% da economia global (na data de publicação do documento)(ver Figura 1 à frente, com estimativas por regiões do globo, e por áreas de aplicações). Ou seja, algo que pode certamente modificar a face da economia mundial nos próximos anos.
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre a Internet Industrial, não hesite em nos contatar!