O título acima é o título de um interessante livro lançado em 2014 pela Harvard Business Review Press, e tem como autores Nathan Furr (Professor de Inovação e Empreendedorismo) e Jeff Dyer (Professor de Estratégia), ambos da Brigham Young University, em Utah, nos EUA.  O livro tem um excelente Prefácio do Professor Clayton Christensen, um dos nomes mais respeitados no mundo em matéria de inovação, e autor do best-seller “O Dilema do Inovador”.

É também do Prof. Christensen (em seu prefácio) a melhor definição do livro: “Com o Método do Inovador, eles (os autores) são os primeiros pesquisadores que eu conheço que tentaram fazer uma crônica do processo de inovação do começo ao fim – apontando as interdependências estática e dinâmica que historicamente tornaram a inovação tão difícil. Se alguém enfrenta um problema de alta incerteza, então as ferramentas da startup enxuta e de design thinking que eles descrevem são ferramentas de inovação valiosas.  Eles, ao lado de outros, estão ajudando a construir o equivalente, na área de gestão, do software que os arquitetos usam hoje em dia para criar fantásticas novas estruturas”.

Os autores realizaram vários projetos de pesquisa para entender como inovadores trazem suas ideias ao mercado com sucesso.  A pesquisa começou com o livro “O Dilema do Inovador”, que foi o primeiro a chamar a atenção para um modo diferente de gerenciar inovação, e, depois, o livro “The Innovator´s DNA” (O DNA do Inovador), que identificou as cinco habilidades de descoberta dos inovadores de ruptura que os ajudam a gerar discernimentos.  Mas, observaram os autores, apesar deste livro oferecer conselhos sobre como gerar ideias inovadoras, depois que você gerou a ideia qual é o próximo passo? Como você sabe se sua ideia merece ser perseguida? Como você pode saber se você achou um problema valioso de resolver? Como saber se você encontrou uma solução para aquele problema? Em resumo, quais são as ferramentas para testar, validar e comercializar novas ideias?

Para responder estas perguntas, os autores revisaram e sintetizaram as perspectivas emergentes a partir de outras disciplinas sobre como gerenciar incerteza.  Eles reconheceram que não eram os primeiros a identificar a necessidade de uma nova maneira de gerenciar a incerteza da inovação.  Cada disciplina, ao enfrentar incerteza, desenvolveu sua própria resposta, incluindo engenharia (design thinking), ciência da computação (software ágil), empreendedorismo (startup enxuta), física (aprendizado ativo), militares (força armada adaptativa), e por vai.

Deste modo, os autores juntaram diversas partes para oferecer um modelo holístico, começando com a geração de um insight (discernimento), movendo então para entender profundamente o problema do consumidor, rapidamente prototipando seu modo para uma solução interessante, e, finalmente, alinhando seu modelo de negócio com a solução antes de escalá-la, tal como pode ser visto na Figura 1 à frente.

O livro detalha cada uma destas etapas do método proposto pelos autores, explicitando quando determinadas técnicas gerenciais (tais como open innovation, design thinking, agile software, lean startup, dentre outras) devem ser aplicadas, até o momento de validar a estratégia de go-to-market (ir ao mercado).

O livro vale a pena de ser lido pela valiosa síntese que faz das técnicas de gestão que estão emergindo no recente movimento das startups, e isso constitui um potente instrumental para as organizações que já executam algum modelo de negócio, mas que estão ansiosos por enveredarem por novos caminhos para inovar.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre com trazer as técnicas da startup enxuta para sua entidade, fique a vontade para nos contatar!

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