Padrões internacionais são hoje em dia um fato corriqueiro na vida dos profissionais e das empresas num mundo cada vez mais globalizado.  O Brasil, mesmo não sendo um definidor de padrões (marcadamente em tecnologia), é um atento seguidor das melhores práticas estabelecidas pelos padrões mais reconhecidos.

O PMBOK- Project Management Body of Knowledge (Corpo de Conhecimento de Gestão de Projeto), definido pelo Project Management Institute, é um destes padrões internacionais de grande popularidade, e que é seguido por vários profissionais e empresas no território nacional.

Mas há um padrão ainda pouco conhecido no Brasil, e que vem conquistando seguidores em vários domínios dos negócios e da economia. Trata-se do BABOK- Business Analysis Body of Knowledge (Corpo de Conhecimento de Análise de Negócio), desenvolvido pelo International Institute of Business Analysis (IIBA).  Lançado pela primeira vez em 2005 (com uma segunda versão em 2009, e a última – 3.0, em 2015), o Guide to the Business Analysis Body of Knowledge, ou simplesmente BABOK Guide, é o padrão internacional essencial para ajudar praticantes e seus stakeholders a fornecerem valor de negócios e a criarem melhores resultados de negócios; ou seja, é a mais crível e autorizada fonte de conhecimento e práticas para a análise de negócios.

O BABOK versão 3.0 parte da seguinte definição de Análise de Negócio: “é a prática de capacitar a mudança em uma empresa ao definir necessidades e recomendar soluções que entreguem valor aos stakeholders/interessados”. O analista de negócio é qualquer pessoa que desempenha tarefas de análise de negócio descritas no BABOK® Guide, não importando o título do emprego ou papel na organização.  Os analistas de negócio são responsáveis por descobrir, sintetizar, e analisar informação de uma variedade de fontes dentro de uma empresa, incluindo ferramentas, processos, documentação, e interessados.  O analista de negócio é o responsável por suscitar as necessidades reais dos interessados.

O conteúdo central do BABOK® Guide é composto de tarefas de análise de negócio organizadas em áreas de conhecimento.  As áreas de conhecimento são uma coleção de tarefas relacionadas logicamente (mas não sequencialmente).  Estas tarefas descrevem atividades específicas que cumprem o propósito de sua área de conhecimento associada. Seções sobre Conceitos Chave de Análise de Negócio, Competências Subjacentes, Técnicas, e Perspectivas formam o conteúdo estendido do BABOK® Guide, que ajuda a guiar analistas de negócio a desempenharem melhor as tarefas de análise de negócio.

Dos conceitos chave podemos destacar o Business Analysis Core Concept Model™ (BACCM™), que define um framework conceitual para a profissão de análise de negócio. E as áreas de conhecimento, como mostradas na Figura 1 à frente são as seguintes: Business Analysis Planning and Monitoring (Planejamento e Monitoramento da Análise de Negócio); Elicitation and Collaboration (Suscitação e Colaboração); Requirements Life Cycle Management (Gestão do Ciclo de Vida dos Requisitos); Strategy Analysis (Análise de Estratégia); Requirements Analysis and Design Definition (Análise de Requisitos e Definição de Projeto); e Solution Evaluation (Avaliação de Solução).

Eis aí um padrão que veio para ficar, e deve ser referência para todo e qualquer profissional interessado na análise de negócio, bem como de empresas interessadas em estabelecer padrões internacionais.  Nós da Creativante indicamos fortemente o BABOK® Guide a todos profissionais que aspiram uma melhor compreensão dos negócios em suas áreas de domínio.

Se sua empresa, organização ou instituição desejam saber mais sobre o BABOK- Business Analysis Body of Knowledge (Corpo de Conhecimento de Análise de Negócio), não hesite em nos contatar!

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