Eis aí um livro super interessante e super bem vindo! Podendo ser traduzido para o português como sendo “Regras de Estratégia: Cinco Lições Atemporais de Bill Gates, Andy Grove e Steve Jobs”, livro facilmente encontrado neste site da Amazon, este é um livro altamente recomendável para aqueles que desejam “fazer a diferença” no mundo complexo de hoje, que é intensivo em tecnologia e inovação.
Escrito pelos Professores David B. Yoffie (Max and Doris Starr Professor of International Business Administration at Harvard Business School, nos EUA) e Michael A. Cusumano (Professor of Management at MIT Sloan School of Management, nos EUA), o livro analisa as estratégias, princípios, e habilidades de três das figuras mais influentes, e de sucesso nos negócios – Bill Gates, Andy Grove e Steve Jobs – oferecendo lições para gestores e empreendedores sobre liderança, estratégia e execução.
Em menos de uma década, estes três líderes fundaram três empresas (Microsoft, Intel e Apple) que definiriam o mundo da tecnologia e transformaria nossas vidas. O livro examina estes três indivíduos coletivamente pela primeira vez – seus sucessos e falhas, características comuns e diferenças – revelando as estratégias de negócios e práticas que eles pioneiraram enquanto construíam suas empresas.
As cinco estratégias chave apresentadas pelo livro são:
1- Look Forward, Reason Back (Visualize, Raciocine Agora);
2- Make Big Bets, Without Betting the Company (Faça Grandes Apostas, Sem Apostar a Empresa);
3- Build Platforms and Ecosystems – Not Just Products (Construa Plataformas e Ecossistemas – Não Somente Produtos);
4- Exploit Leverage and Power – Play Judo and Sumo (Explore Alavancagem e Poder – Jogue Judô e Sumô);
5- Shape the Organization around Your Personal Anchor (Conforme a Organização em torno de Sua Âncora Pessoal).
Sem avançar muito nos detalhes do livro, podemos tecer breves comentários sobre a primeira das cinco estratégias. No caso de Bill Gates, ele foi hábil em visualizar um mundo em que haveria um computador na mesa de cada um de nós, num tempo quando computadores pessoais ainda não existiam. Mas ele também reconheceu desde cedo que a maneira de capitalizar no futuro seria focar suas energias em controlar software, e não hardware.
Andy Grove visualizou a eventual transformação da indústria verticalmente integrada dos computadores, e foi hábil em se especializar na criação de um componente vital da computação – o microprocessador. E daí ele a liderou a famosa campanha do “Intel Inside”: a noção de que você poderia vender um produto que ninguém tinha visto e que ninguém entendia foi percebido pelo Prof. Yoffie como brilhante, e este ainda afirma que aquela “sacada” mudou a estrutura inteira da indústria dos semicondutores para sempre.
Steve Jobs viu um futuro em que os consumidores iriam se mover para além do uso do computador, e iriam usar um leque de artefatos para entretenimento e comunicação, e, daí, ele passou a idealizar e produzir sistematicamente, um a cada tempo – o iPod, o iPhone, e o iPad.
Num mundo cada vez mais mutante, onde as tecnologias avançam cada vez mais rápido, demandando cada vez mais novos e engenhosos modelos de negócio, eis aí um conjunto de regras de estratégia que ainda dará muito o quê falar. Por ora, só temos a aprender com os mestres que transformaram o mundo!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre regras de estratégia, fique a vontade para nos contatar!