Qual será o futuro do Governo? Não o futuro do governo brasileiro, mas o futuro da instituição chamada Governo. Para tratar brevemente deste tema, esta newsletter recomenda a leitura do documento intitulado “Gov2020: A Journey into the Future of Government” (Governo 2020: Uma Jornada em direção ao Futuro do Governo)”, desenvolvido por William D. Eggers e Paul Macmillan, membros da Delloite Touch Tomatsu Limited, uma sociedade privada, de responsabilidade limitada, estabelecida no Reino Unido, e reconhecida mundialmente por seus serviços de Auditoria, Consultoria, Assessoria Financeira, Gestão de Riscos, Consultoria Tributária.
O propósito deste projeto é ajudar os líderes de todos os setores a tomarem senso das rapidamente mutantes tendências demográficas, societais, econômicas, e tecnológicas que estão conformando nosso futuro. O Gov2020 não é uma bola de cristal, mas tenta reunir algumas pesquisas e expertise da empresa no globo para começar uma discussão sobre o que é provável, e mais importante ainda, o que é possível para aqueles que estão mais desejosos de abraçar mudanças.
O Gov2020 foi pensado como um ponto de partida para governos desejosos de engajamento com o futuro. Ele provê os fazedores de políticas com algumas ideias provocativas sobre o que é possível, e um catalisador para avaliar se eles estão prontos para abraçar um futuro que possa ser diferente do hoje. Responder efetivamente aos motores da mudança e às mutantes necessidades dos cidadãos representará virtualmente um desafio para cada processo, sistema e estrutura do governo.
O Gov2020 é a culminação de uma extensiva exploração sobre os motores que influenciam o futuro da educação, serviços humanos, defesa, transporte e mais o impacto destas forças de mudança devem ter sobre o governo e a sociedade como um todo. A iniciativa traz para um lugar facilmente navegável uma rica fonte de análises, vídeos e visualizações criativas sobre o futuro do governo. No website do projeto é possível explorar:
● 39 motores que irão influenciar o modo como o governo opera e serve aos seus cidadãos;
● 194 tendências que representam prováveis mudanças ou que serão possíveis por volta de 2020;
● 15 vídeos apontando grandes novos desenvolvimentos, desde como o trabalho do futuro governo ao impacto da impressora 3D;
● 15 infográficos ilustrando novas capacidades como o transporte na era digital, e um mundo baseado em sensores.
Se é possível fazer uma síntese deste importante trabalho da Deloittte, podemos afirmar que uma das suas grandes contribuições (além da própria reflexão sobre o futuro do governo), é a sua percepção de que o papel tradicional pelo qual o governo é entendido (o de “resolvedor de problemas”) está sendo transformado para o papel de “capacitador de soluções”, junto com outros atores da sociedade, tais como corporações, empresas sociais, entidades sem fins lucrativos, e cidadãos.
Eis aí uma excelente iniciativa (que ao lado de outras, tais como as do World Economic Forum, e da PwC) que traz uma importante e relevante discussão, e que nos possibilita uma “fuga para o futuro” (para além da pobreza do debate no Brasil atual, quando só se discute ajuste fiscal, crise fiscal e por aí vai!)!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre o futuro go Governo, fique a vontade para nos contatar!