Acaba de ser lançado (dia 09-06-2015), pela Harvard Business Review Press, nos EUA, o livro “Your Strategy Needs a Strategy: How to Choose and Execute the Righ Approach” (cuja tradução é o título desta newsletter), de Martin Reeves, Knut Haanaes e Janmejaya Sinah, membros de The Boston Consulting Group (grupo internacional de consultoria mais conhecido como BCG). O livro está sendo apresentado pela editora da seguinte forma.
Você acha que tem uma estratégia vencedora. Mas você tem mesmo? Os executivos estão bombardeados com ideias que vendem bem e com melhores práticas para atingir vantagem competitiva, mas muitas destas ideias e práticas contradizem umas as outras. Você deve aspirar ser grande ou ser rápido? Você deve criar um oceano azul, ser adaptativo, jogar para vencer – ou esquecer sobre vantagem competitiva sustentável tudo junto?
Num mundo de negócios que está mudando rapidamente e se tornando mais incerto e complexo quase que a cada dia, nunca foi tão importante – ou mais difícil – escolher o enfoque certo para a estratégia. Neste livro, os autores oferecem um método provado para determinar o enfoque estratégico que é melhor para sua companhia. Eles começam ao ajudá-lo a avaliar seu ambiente de negócios – quão imprevisível ele é, quanto poder você tem que mudá-lo, e quão desgastante ele é – um componente crítico de achar a estratégia correta.
Os autores mostram como os enfoques estratégicos se agrupam em cinco categorias – Big Big (Seja Grande), Be Fast (Seja Rápido), Be First (Seja o Primeiro), Be the Orchestrator (Seja o Regente), ou simplesmente Be Viable (Seja Viável) – dependendo da extensão da previsibilidade, da maleabilidade e do desgaste. As explicações aprofundadas de cada um destes enfoques oferecem um discernimento crítico para ajudá-lo a encontrar seu enfoque para estratégia para seu ambiente, determinando quando e como executar cada um, e evitando um potencial fatal descasamento.
Enfrentando seus mais prementes desafios estratégicos, você estará apto a responder questões tais como: O que substitui o planejamento quando os ciclos anuais ficam obsoletos? Como nós implementamos simultaneamente diferentes enfoques de estratégia para diferentes unidades de negócios? Como nós gerenciamos as contradições inerentes em formular e executar diferentes estratégias em múltiplos negócios e geografias? Até agora, nenhum livro trouxe isso tudo junto e ofereceu uma ferramenta prática para entender qual enfoque estratégico aplicar.
Para passar a essência do livro, os autores desenvolveram o conceito de “strategy palette”, que explora os diferentes ambientes que os negócios enfrentam, identificando e casando o enfoque estratégico correto para uma dada situação. Um vídeo ilustrativo foi produzido para comunicar este conceito, e pode ser visualizado aqui.
Eis aí um livro simples, prático, bem fundamentado, e que pode auxiliar em muito tanto as empresas estabelecidas quanto aquelas que estão iniciando seus negócios. Certamente é um livro que esta newsletter recomenda a leitura. Mas também recomendamos a leitura de outros enfoques estratégicos, tal como tratamos na newsletter da semana passada!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre enfoques estratégicos, não hesite em nos contatar!