Um dos lapsos da editoria desta newsletter foi não ter dispensado a devida atenção para a indústria dos jogos de vídeo. A indústria do videogame é, no entanto, uma das grandes indústrias do mundo. Com a pandemia e as pessoas ficando em casa, os videogames se tornaram o passatempo preferido de muitos. E graças a Web 3.0 (ver newsletters de 10-11-2019 e de 07-11-2021), esta indústria está atravessando um renascimento, e está mudando completamente as regras.

Segundo Nameet Potnis, da newsletter The Token Dispatch, a gamificação está caminhando em direção à monetização, mas não dos estúdios de games, e sim para a monetização dos players/jogadores. O modelo de negócio convencional se caracteriza por uma única via, com o dinheiro fluindo para os negócios. O surgimento da NFT – Non Fungible Token (ver newsletter de 22-08-2021) e da Blockchain (ver newsletters de 17-10-2021 e de 20-11-2021) está mudando essa dinâmica de poder, e está fazendo emergir novos modelos onde experiência e jogadores estão no centro da inovação.

Os modelos de gaming (jogos) tiveram uma trajetória emocionante. De acordo com Nameet Potnis, eles evoluíram da seguinte maneira:

1-      Pay to Play – P2P (Pague para Jogar): P2P é uma modalidade de pagar uma taxa para jogar um jogo. Por anos, esta tem sido o modelo para muitos massively multiplayer online role-playing games (MMORPGs), tais como o World of Warcraft - WoW ou League of Legends - LoL. Usuários pagam uma certa taxa para manter suas contas e ocasionalmente fazer compras no jogo. Exemplos incluem players´skins e weapons nos jogos WoW e LoL;

2-      Free to Play – F2P (Livre para Jogar): Jogos podem ser baixados/instalados e jogados gratuitamente. No entanto, a maioria dos jogos F2P inclui um marketplace onde jogadores que desejam vantagens extra podem pagar por habilidades, e outras coisas. Na maior parte dos casos, jogadores apreciam o jogo somente usando materiais básicos, e eles não requerem compras de itens para avançar no jogo;

3-      Play to Earn – P2E (Jogue para Ganhar): É um modelo de negócio onde os usuários jogam um jogo e ganham criptomoedas enquanto jogam. A ideia nesta modalidade é dar aos jogadores propriedade sobre certos ativos no jogo e aumentar o valor ao jogar o jogo ativamente. Ao participar da economia do jogo, os jogadores criam valor para outros jogadores no ecossistema e desenvolvedores. Por seu turno, eles recebem um prêmio na forma de apreciação potencial dos ativos do jogo. Esses ativos podem ser qualquer coisa, desde caracteres apelativos com escassez variável até tipos específicos de criptomoedas.

A modalidade de jogo P2E é agora o novo paradigma em videogame que combina o ecossistema DeFi - de Decentralized Finance (ver newsletters de 01-11-2020; 08-11-2020; 16-11-2020; 22-11-2020; e 30-11-2020) e entretenimento para criar um gênero de jogo que permite jogadores ganharem dinheiro enquanto jogam. Há mais e mais jogos e projetos surgindo que aspiram criar economias que se sustentam ao alimentarem incentivos que balanceiam NFTs e tokens de utilidades.

Por esta razão Lisa Jy Tan, uma jovem economista asiática que vem desempenhando um papel bastante relevante no desvendamento dos meandros do mundo cripto através da sua empresa Economics Design, juntou-se a outros profissionais e publicou, em janeiro deste ano, um documento intitulado “Economics of Play to Earn Gaming Economy: A Primer(que traduzimos com o título desta newsletter).

Neste trabalho os autores mergulharam no conceito de jogos P2E. Eles começaram com a análise dos tipos de usuários, os incentivos aplicados a estes usuários, e, subsequentemente, a jogabilidade do projeto, e como esses incentivos funcionam juntos. Esses jogos objetivam se tornar o novo modo como interagimos com a economia da internet ao criarmos maneiras de ganhar dinheiro e de monetizar nosso tempo livre. Não foi por outra razão que os autores apontaram que tudo isso está alinhado com o conceito de Metaverso, cuja Economia trataremos em outra oportunidade.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre a Economia do Jogo P2E, não hesite em nos contatar!