Na primeira newsletter da Creativante deste ano iniciamos uma discussão sobre Digital Moats, um termo que se se apropria do conceito econômico de “moats” (fossos/barreiras), introduzido pelo investidor norte-americano Warren Buffet em 1995, para o estabelecimento de estratégias de proteção econômica (ou de sustentabilidade no tempo) na era digital.
Logo que nos demos conta do conceito, perguntamo-nos: por que nos preocuparmos com tais estratégias se as conhecidas estratégias de inovação (ver, por exemplo, a newsletter de 17/02/2019 e a ref="index.php/2013-02-03-19-36-05/2019/418-um-framework-para-estrategias-de-inovacao#:~:text=Uma%20estratégia%20de%20inovação%20especifica,tipos%20de%20oportunidades%20de%20inovação." tar" rel">24/"2/2019) são o melhor caminho para manutenção de vantagens competitivas?
E foi a partir desta indagação que chegamos ao livro “Moats and Marathons – Part 1 – How to Build and Measure Competitive Advantage in Digital Businesses” (Fossos e Maratonas – Parte 1 – Como Construir e Medir Vantagem Competitiva em Negócios Digitais), publicado em 2021 por Jeffrey Towson, Professor da Peking University/China, investidor no segmento de private equity, e um especialista internacional sobre negócios na China.
Na Introdução a este livro, intitulada “Warren vs. Buffet”, Towson revela que em uma reunião em 2018 Elon Musk, CEO da Tesla e da SpaceX, disse que ele discordava de um dos princípios centrais de investimento de Warren Buffet – que companhias deveriam usar estratégias de “moats/fossos” para desengatar dos competidores: “Se sua única defesa contra exércitos invasores é um fosso, você não vai durar muito”, disse Musk. “O que importa é o passo da inovação – que é o determinante fundamental de competitividade”, completou Musk.
Em resposta à afirmação de Musk, em um encontro de acionistas de sua empresa, a Berkshire Hathaway, Buffet disse de forma irônica: “Elon pode tornar as coisas de cabeça para baixo em algumas áreas. Eu não acho que ele deseja nos levar em candy/doces”. Musk ainda tentou dar uma tréplica, escrevendo um tweet onde dizia: “Eu estou começando uma companhia de candy e será surpreendente”.
Ironias à parte, Towson levou tal sarcasmo à sério considerando que o argumento Warren-Elon encapsulava uma questão de estratégia que tem sido debatida há décadas, mas recentemente foi alçada para a vanguarda pela era digital. A questão é: como se constrói e se sustenta pujança competitiva sob mudança tecnológica?
É uma questão que tanto gestores quanto investidores lidam há tempos. A sobrevivência do negócio e o desempenho são majoritariamente uma questão de construir modelos de negócios poderosos em boas posições na indústria? É essencialmente sobre moats e vantagens estruturais (i.e, o enfoque de Warren Buffet)? Ou é essencialmente sobre velocidade de inovação agora? A sobrevivência e a pujança competitiva de longo prazo são basicamente sobre desempenho operacional (i.e. o enfoque de Elon Musk)?
O argumento sugerido no livro por Towson não é o de seguir um caminho ou outro. Para ele as duas estratégias se complementam. A questão que ele desvenda é o como essas duas estratégias se combinam nos negócios digitais. Segundo seu arcabouço de análise a competição digital tem 06 (seis) níveis. Um negócio digital deve se mover em níveis, e é assim, segundo ele, que se constrói pujança competitiva. E o poder real repousa nos 4 (quatro) níveis do topo. É aí onde se deve ter moats e maratonas!
Sem nos alongarmos muito na descrição dos detalhes do argumento do livro (que recomendamos fortemente para uma melhor compreensão), apresentamos a Figura 1 à frente, onde Towson sintetiza como os enfoques de Warren Buffet e de Elon Must se complementam, apontando que pujança competitiva requer tanto desempenho operacional quanto a construção e reconstrução de moats e vantagens estruturais. Já a Figura 2 detalha o que Towson chama de maratonas digitais e superpoderes.
Em resumo, temos muito que aprender com as novas estratégias de negócios na era digital. Mas cremos que as estratégias de proteção econômica (como as dos moats) podem trazer verdadeiros novos insights para aumentar resiliência e sustentabilidade no tempo de nossas empresas.
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre Digital Moats, não hesite em nos contatar!