Eis aí um la href="https://www.amazon.com/-/pt/dp/B01N0NM49M/ref=sr_1_2?__mk_pt_BR=ÅMÅŽÕÑ&crid=2KO800VLEUANI&keywords=the+digital+matrix&qid=1655406948&sprefix=the+digital+matrix,aps,215&sr=8-2" tar" rel">ivr" interessante que o editor desta newsletter gostaria de ter lido há mais tempo. Publicado em 2017 pelo Professor N. Venkat Venkatraman, da Questrom Business School, Boston/EUA, um reconhecido profissional de Sistemas de Informação, associado ao movimento do `alinhamento da TI com as estratégias do negócio´, o livro apresenta uma forma inovadora de tratar a hoje propalada Transformação Digital.
Para apresentar seu arcabouço analítico o Prof. Venkatraman dá um destaque inicial no livro a três dimensões dos negócios digitais. Segundo ele as empresas digitais mostram padrões de expansão de ESCALA e extensão de ESCOPO a uma VELOCIDADE que é disparadamente diferente daquela da era industrial. Ao invés das taxas lineares de mudanças observadas na era industrial, as empresas digitais estão mostrando maestria em expansão exponencial não-linear em escala e escopo, a velocidades sem precedentes.
Em empresas da era industrial escala, escopo e velocidade agiam independentemente. À medida que a indústria se digitaliza, progressivamente em alguns casos, e rapidamente em outros, é necessário olhar para estas três dimensões do negócio como sendo interconectadas (ou combinadas). Escala em Velocidade cria não somente first-mover advantage (vantagem de quem se move primeiro), mas sim fast-mover advantage (vantagem de quem se move rápido), a qual pode presentemente estar limitada pelos processos e sistemas da organização interna da empresa.
Se tais processos e sistemas não podem reconhecer e responder às mudanças tão rápido quanto as novas empresas, mudar Escopo em Velocidade também reflete fast-mover advantage, onde a vantagem pode estar não necessariamente em lançar novos produtos, mas sim em explorar recursos escassos críticos, tais como dados, patentes, talentos de projetos de P&D interconectados únicos, frequentemente executados com outros.
Apesar da vantagem de escala ter emergido na era industrial, na era digital a vantagem de escala surge por fazer parte de um ecossistema que inclui parceiros chave que desempenham papeis complementares. Os ecossistemas também permitem vantagem de escopo. Mas uma importante característica de escala-escopo-velocidade é o aprendizado a partir de produtos e serviços em uso, e ao adaptar suas características às necessidades específicas dos indivíduos.
Para entender este novo jogo da era digital, decifrar as regras, e desenvolver heurísticas para vencer, o Prof. Venkatraman estabeleceu sua “Matriz Digital”. Ela é um arcabouço que permite ver como 03 (três) Tipos de Players usam uma variedade de tecnologias digitais para conformar o futuro da sua indústria, influenciar as ações estratégicas de sua empresa, e responder ao longo de 03 (três) Fases de Transformação Digital, em que esses players adaptam e projetam modelos de negócios efetivos para o futuro usando três movimentos vencedores.
Os 03 (três) conjuntos de Players são: a) Player 1: Os incumbentes da indústria; b) Player 2: Empreendedores tecnológicos; c) Gigantes Digitais. As 03 (três) Fases da Transformação são: Fase 1: Experimentação na Fronteira/Borda; b) Colisão no Core/Fundamental; c) Fase 3: Reinvenção na Raiz. A Figura 1 à frente ilustra como a matriz é formada.
A especificação dos detalhes da Matriz é dada ao longo das quatro partes do livro e de seus 10 capítulos. Mas de forma resumida, trata-se de entender como cada tipo de players se conduz ao longo de cada fase da transformação digital, e de como as interrelações são estabelecidas na trajetória de transformação digital. Para um detalhamento de como o Prof. Venkatraman usou sua matriz para entender a transformação digital em curso na indústria automobilística, indicamos sua palestra de 2018!
Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre a Matriz Digital do Professor Venkatraman, não hesite em nos contatar!