O mantra do livro que resenhamos hoje é: “A disrupção clássica era a disrupção na indústria. A disrupção moderna é a disrupção no ecossistema”. De fato, esta é a principal mensagem do mais recente livro intitulado “Winning the Right Game: How to Disrupt, Defend, and Deliver in a Changing World”, de Ron Adner, Professor de Estratégia e Empreendedorismo da Tuck School of Business at Dartmouth College/EUA/EUA, e autor do também aclamado livro “The Wide Lens: What Successful Innovators See That Others Miss”, cujos trabalhos antecipamos aqui nas newsletters de 16-10-2016 e de 23-10-2016.

 Como aponta o Prof. Adner, a base da competição está mudando. A rivalidade está migrando de indústrias bem definidas que entregam claros produtos e serviços para amplos ecossistemas que entregam proposições de valor expansivas: de carros para soluções de mobilidade; de banking (sistemas bancários) para plataformas fintech; de farmácias para centros de gestão da saúde; de linhas de produção para fábricas inteligentes. As fronteiras de indústria estão colapsando em todos os lugares que você vê, e a tendência está acelerando.

Segundo o autor a disrupção clássica era a disrupção na indústria. A disrupção moderna é a disrupção no ecossistema. A disrupção no ecossistema ocorre quando a introdução de novas proposições de valor impacta a competição ao longo das indústrias, eliminando fronteiras e derrubando estruturas. Rivais tradicionais perseguiam o mesmo prêmio com claros vendedores e perdedores; os desafiantes de hoje estão perseguindo diferentes metas e focando em diferentes métricas à medida que eles precificam seus ataques. Rivais tradicionais focalizavam nas suas próprias execuções para ganhar vantagem em custo e qualidade; os desafiadores de hoje agrupam novos conjuntos de parceiros para criarem valor em formas que nenhuma empresa individual pudesse imaginar entregar.

Os disruptores de ecossistemas não estão apenas adicionando competição, eles estão redefinindo os alicerces da competição: eles estão mudando o jogo. Se você está atacando novos mercados, ou está tentando repelir esses ataques, você necessita de uma nova perspectiva em competição, crescimento e alavancagem. Sucesso não é somente “vencer”, mas sobre ter certeza que você está vencendo o jogo certo.

Neste livro o Prof. Adner faz uma promessa simples: mostrar em detalhes como jogar e vencer em uma nova paisagem de ecossistema. Logo, não é um livro sobre tecnologia, ou visão, ou tomada de risco, apesar de eles claramente terem um papel importante. Mais que isso, é um livro sobre um novo enfoque – uma nova cartilha – para estratégia quando as fronteiras estão migrando e as regras estão mudando.

Nos sete capítulos do livro, o Prof. Adner desenvolve uma nova perspectiva, um novo conjunto de princípios, para desenvolver estratégias de ecossistema efetivas. O foco é em como competir, colaborar, e coexistir quando as oportunidades e ameaças não respeitam mais as regras ou fronteiras tradicionais. O livro mergulha em casos ilustrativos que vão de empresas tech familiares passando por incumbentes robustos até startups ágeis para desenhar o significado e nuance desses princípios. Os casos apresentam os fatos de como as coisas se desdobram. Os frameworks (arcabouços) oferecem uma lógica para entender por que eles se desdobram como eles se desdobram, e como considerar alternativas quando você se encontra enfrentando situações similares.

Como é possível observar na Figura 1 à frente, o livro contém sete capítulos, a saber: Capítulo 1: Vencendo o Jogo Errado; Capítulo 2: Defesa de Ecossistema; Capítulo 3: Ofensiva de Ecossistema; Capítulo 4: Tempo da Disrupção de Ecossistema; Capítulo 5: A Armadilha do Ego-Sistema; Capítulo 6: Estruturas Mentais Importam; Capítulo 7: Clareza Estratégica é Coletiva. Cada capítulo traz seus cases/exemplos e as ferramentas que o autor apresenta sobre como tratá-los.

Eis aí um livro imperdível para aqueles que se interessam por estratégias de negócios, e que a Creativante recomenda fortemente!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre estratégias de ecossistemas, não hesite em nos contatar!

l25F1