Muito se tem escrito e falado sobre Bitcoin e outras moedas criptografadas, bem como sobre as tecnologias subjacentes a tais moedas (como as Distributed Ledger Technologies – DLTs, tais como Blockchain) e as aplicações que estão dando origem ao novo mundo econômico-financeiro baseado em criptografia. Aqui mesmo neste espaço temos dado alguma cobertura ao assunto.

No entanto, qual é efetivamente o potencial de Blockchain e da “Criptoeconomia” para o aumento da eficiência dos setores econômicos da Economia Real (ou melhor, da Economia Não Monetária e Não Financeira)? Ainda são poucos e esparsos os trabalhos nesta direção, mas é possível registar algumas iniciativas, pelo menos no âmbito acadêmico, que nos apontam excelentes caminhos para solução de históricos problemas em setores reais da economia.

Em recente tese de doutorado defendida (em abril de 2022) no Institute of Construction and Infrastructure Management do ETHzurik, famoso instituto tecnológico baseado na cidade de Zurique, na Suíça, intitulada Exploring the Potencial of Blockchain and Cryptoeconomics for the Construction Industry (Explorando o Potencial de Blockchain e Criptoeconomia para a Indústria da Construção), o Engenheiro Jens Juri Hunhevicz nos brinda com um trabalho de folego e inovador, de natureza multidisciplinar, que pode contribuir enormemente para entendermos o potencial aqui tratado.

O autor observa que a indústria da construção necessita se tornar mais eficiente e produtiva de forma a lidar com a crescente e demanda de habitação e infraestrutura, bem como lidar com problemas associados com mudança climática. A digitalização é frequentemente vista como uma solução para esta mudança transformadora, mas até o momento seu antecipado impacto não tem se materializado. A indústria da construção é complexa, e o seu presente projeto de entregas falha em atingir a colaboração confiável necessária, enquanto também enfatiza uma fragmentação extrema.

Ao mesmo tempo, o autor observa que Blockchain se tornou crescentemente popular nos últimos quatorze anos. A tecnologia faz uma mudança na confiança dos intermediários (atores e agentes transacionais) em direção ao sistema técnico. Além do mais, contratos inteligentes permitem codificar a lógica de interação com as transações de blockchain para fluxos de trabalho descentralizados. Para ele, não é surpresa que uma tecnologia considerada como “trust machine” (máquina de confiança) tenha atraido atenção de scholars como um meio de melhorar a confiança na complicada indústria da construção.

Neste sentido, sua tese teve como objetivo melhorar o entendimento do potencial de blockchain para a indústria da construção. O foco do trabalho repousa no sub-pesquisado aspecto da criptoeconomia, usando contratos inteligentes para codificar coordenação institucional.

A primeira parte da tese constrói alicerces teóricos para entender a promessa de blockchain e da criptoeconomia para a indústria da construção. A tese avalia a necessidade da blockchain ao parear capacidades técnicas com casos de usos propostos. Ademais, ela aponta como mecanismos da criptoeconomia se alinham com a estrutura da indústria, e, finalmente, conceitualiza como eles (os mecanismos) podem ser aplicados para entregas de projetos colaborativos através das lentes da Common Pool Resource Theory (Teoria do Pool de Recursos de Uso Comum) (*).

A segunda parte da tese contém duas provas de conceitos que demonstram o potencial e a factibilidade da criptoeconomia na construção civil. Os protótipos mostram novas possibilidades para blockchain-based cross-fase and cross-trade incentive mechanisms (mecanismos de incentivo baseados em blockchain cruzando fases e cruzando comércios) com desempenho baseado em contratos inteligentes, mas também mecanismos de criptoeconomia para novas formas de coordenação entre humanos e máquinas.

Em resumo, blockchain é interessante para aplicações na indústria da construção que se apoia em mecanismos da criptoeconomia. Eles oferecem novas possibilidades para criação de incentivos em interação com a corrente digitalização em direção ao repensamento da coordenação econômica na indústria da construção.

Eis aí um magnífico exemplo de que setores da economia real, com o da indústria da construção, podem ter efetivos ganhos com a adoção dos principais mecanismos das novas tecnologias criptográficas e da economia subjacente a este novo mundo cripto!

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre blockchain e a criptoeconomia, não hesite em nos contatar!

(*) Esta teoria está associada aos trabalhos da economista Elinor Ostrom, Prêmio Nobel de Economia de 2009, e voltaremos a tratar sobre ela proximamente!