Nós não estávamos inteiramente preparados para mais uma resenha aqui neste espaço, neste momento. No entanto, um fato específico disparou nosso interesse em publicar tal resenha. O fato foi uma entrevista recente concedida pela Secretária do Tesouro dos EUA, Janet Yellen. Nesta entrevista, a Secretária Yellen afirma: “A América pode, certamente, prover suporte à Israel e Ucrânia”!

Sabemos do poderio norte-americano, afinal sua economia não é a mais pujante do mundo por acaso! Todavia, recentemente vários dos seus problemas internos têm vindo à tona na mídia internacional (gastos monumentais e crescentes, ampliação das desigualdades, dentre outros), e a ameaça da economia chinesa, na esfera internacional, tem amplificado as dúvidas sobre a sustentabilidade de sua histórica pujança.

O depoimento da Secretária Yellen nos revela que a conjunção dos poderes econômico e político dos EUA está calcada em algo mais robusto (talvez pouco conhecido da grande maioria), e foi exatamente este algo que nos levou ao livro recente intitulado “Underground Empire: How America Weaponized the World Economy” (Império Subterrâneo: Como a América Armou a Economia Mundial), publicado pelos Professores Henry Farrel, da Johns Hopkins University e Abraham L. Newman, da Georgetown University, ambas instituições dos EUA.

Como bem apresentado na página do livro na Amazon.com, este livro é uma investigação profundamente conduzida que revela que os EUA são como uma aranha no coração de uma teia internacional de vigilância e controle, a qual a tece na forma de redes de amplitudes globais, tais como cabos de fibra ótica e obscuros sistemas de pagamentos.

A segurança dos EUA começou a armar estes canais depois do 11 de setembro (de 2001), quando eles pareceram necessidades para o combate ao terrorismo – mas agora eles são uma questão quase natural. Companhias multinacionais como a AT&T e Citicorp constroem hubs, os quais eles usam para fazer dinheiro, mas que o governo pode também empregar como pontos de checagem. As manchetes na mídia sobre guerras comerciais, sanções, e disputas tecnológicas são meramente tremores sinalizando mudanças sísmicas maiores debaixo da superfície.

Os autores defendem que devagar, mas certamente, Washington tornou os caminhos mais vitais da economia mundial em ferramentas de dominação sobre negócios e países estrangeiros, sejam eles rivais ou aliados, permitindo aos EUA manterem supremacia global. No processo, nós caminhamos como sonâmbulos para uma nova luta por império. Usando histórias verdadeiras, achados definidos em campo, e reportagens originais, os autores mostram como os aspectos mais ordinários da economia pós-Guerra Fria se tornaram palcos de subterfúgio e coerção, e que nós devemos assegurar que esta corrida armamentista não se torne uma espiral sem controle.

O livro está subdividido em seis capítulos, além da Introdução, intitulada “Todas as Estradas Levam à Roma”. O Capítulo 1, intitulado “Walter Wriston´s World” (O Mundo de Walter Wriston) retrata a visão de Walter Wriston, um dos homens mais poderosos que já existiram no planeta, que foi presidente do grupo financeiro Citibank e de sua afiliada Citicorp, e que previu, em seu livro “Twilight of Sovereignty”, como a revolução da informação transformaria a política global.

Entre os fatos destacados no capítulo, encontra-se o registro de que as inovações financeiras de Wriston ajudaram a criar a moderno “Eurodollar Market” – um vasto palco offshore de transações financeiras em dólares norte-americanos acontecendo fora das fronteiras dos EUA, e que tratamos aqui em newsletters passadas (O Dólar e o Eurodollar Market (1) e O Dólar, o Eurodollar Market, e a Iminência da Maior Crise Financeira Internacional (Final)). À medida que este mercado cresceu, o dólar estadunidense se estabeleceu como a base universal do comércio internacional. O resultado foi que o dólar se tornou uma moeda global sem que ninguém realmente tivesse planejado.

São várias as revelações sobre detalhes de diversos componentes do poderoso “império subterrâneo” arquitetado pelos EUA, compiladas pelos autores ao longo deste interessante livro, que recomendamos fortemente. Os demais capítulos são: Capítulo 2 – The “STORMBREW Map” (O Mapa STORMBREW); Capítulo 3 – War Without Gunsmoke (Guerra sem fumaça de arma); Capítulo 4 – Waking into winter (Acordando no inverno); Capítulo 5 – Hook´s Captain (Gancho do Capitão); Capítulo 6 – The Empire of wind and light (O Império do vento e luz).

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre o império subterrâneo dos EUA, não hesite em nos contatar!