O quê significa a “armadilha da renda média”? De acordo com a Economia do Desenvolvimento, a armadilha da renda média é uma situação em que um país que desenvolveu sua renda per capita (PIB per capita) atingiu um nível de renda média, mas ele não desenvolve além disso, e não consegue atingir o status de país de alta renda.

Este fenômeno é de nosso interesse porque o Brasil é um país que está preso nesta “armadilha há décadas”! Mas quais são dos determinantes deste contexto, e quais são as saídas? Este é o objetivo do World Development Report 2024, relatório produzido há anos pelo Banco Mundial.

O Relatório está subdividido em três partes (além de uma Visão Geral), contendo nove capítulos. Uma síntese bastante geral dos principais aspectos do documento pode ser extraída a partir do seu Sumário, e particularmente os da Parte 1, e dos capítulos 1, 2 e 3 a seguir reproduzidos:

Parte 1: Transições de Renda Média

Capítulo 1: Crescimento Desacelerando

O crescimento em países de renda média está mais lento do que aquele em países de outros níveis de renda?

  • Sim. Desacelerações em crescimento ocorrem mais frequentemente em países em desenvolvimento do que em países de renda baixa e alta.
  • Estratégias de Desenvolvimento que serviram bem na sua fase de renda baixa – investimento de capital, particularmente, rendem retornos decrescentes.
  • Países com instituições frágeis – e especialmente aquelas com níveis mais baixos de liberdade econômica e política – são susceptíveis à desacelerações em até níveis mais baixos de renda.

Capítulo 2: Estagnação Estrutural

O crescimento nos países de renda média é diferente daqueles em países com outros níveis de renda?

  • Sim. Países de renda média de sucesso têm que engenheirar duas transições sucessivas para desenvolver estruturas econômicas que podem eventualmente sustentar níveis de alta renda.
  • A primeira transição é de uma estratégia i 1 de aceleração de investimento para uma estratégia i 2 focando tanto em investimento e infusão em que um país traz tecnologias de fora e as difunde domesticamente – um processo amplamente aplicável para países de renda média baixa.
  • A segunda transição é mudar para uma estratégia i 3, a qual compreende prestar mais tenção à inovação – um processo mais aplicável a países de renda média alta.

Capítulo 3: Espaços em Encolhimento

O crescimento em países de renda média agora é mais difícil de atingir?

  • Sim. O comércio internacional e o investimento estão em perigo de ficarem limitados pelas tensões geopolíticas, e o populismo está encolhendo o espaço para a ação.
  • Dívidas crescentes e demografias adversas estão crowding out (*) investidores privados e reduzindo o investimento público.
  • A aceleração da questão climática requererá grandes investimentos em infraestrutura e reformas regulatórias que podem bloquear a produtividade.

Somente por estes resumos dos três primeiros capítulos deste importante Relatório do Banco Mundial, o leitor pode ter uma visão das complexas questões envolvidas na discussão deste intrigante fenômeno da armadilha da renda média. De toda forma, nós da Creativante recomendamos aos nossos leitores uma leitura atenta às demais partes (e seus respectivos capítulos), para que se tenha uma maior compreensão dos desafios que temos pela frente para tirarmos o nosso país desta armadilha.

Se sua empresa, organização ou instituição deseja saber mais sobre armadilha da renda média, não hesite em nos contatar!

(*) O termo “crowding out” se refere ao fenômeno econômico em que um aumento dos gastos públicos ou da intervenção estatal na economia leva a uma redução do investimento privado, pois os recursos são desviados para projetos governamentais em vez de serem utilizados em iniciativas privadas.